Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: TUTORIAL BARRA DE LED's
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Faça você mesmo.
Páginas: 1, 2, 3
villa_tuning
ae galera...sou novo aqui...acabo de ganhar um celta hehe....fiz um tutorial de como fazer aquelas barras de leds...muito facil...

material:

-condutores de fio (usei 30cm cada barra)
-Leds (ideal 3 leds por barra)
-fio preto(-) e vermelho(+)
-alicate de corte
-solda e soldador
-cola-quente

OBS: pode substituir qualquer material por um q vc tenha em casa!

1-pegue os condutores e corte na medida q desejar (no caso eu cortei 30cm)

Clique na imagem para ampliá-la

2- marce os lugares onde vao os LED's...usei 3 por barra(ideal...mas pode usar mais...fika mais iluminado)

3-Com uma Dremel ou uma furadeira...fure o condutor...mas fure de uma maneira q o led entre uhehue

4-lixe os Leds ate que fiquem com a cabeça chata

5-ligue os LED's positivo(perna maior) com negativo (perna menor)....no primeiro Led, coloque um resistor...

6- teste tudo antes de soldar!!!

7-solde...e cole os leds com a cola-quente....e se preciso...cole os fios no condutor tb...

8-feche o condutor com fita crepe ou fita isolante(melhor)

9-pronto....acabou...agora é so ligar na bateria do carro!

OBS: nao coloquei foto dele instalado por 2 motivos...UM, meu carro ainda nao chegou(chega quarta so =/).....DOIS, minha camera nao pega a luz deles...ate tentei mas nao saiu na foto...

vlw galera spero que gostem....vou tentar tirar foto dele aceso...c eu pegar uma camera boa hehe

flw ate mais
eph2
ae cara. seja bem vindo... vc é villa_tuning do CDR? da parte de minis???
hendrix
muito bom seu topico, quero ver fotos dele depois iluminando pra ver se ficou bom
mas pra vc conseguir bater foto, apague as luzes do local, e desligue o flash da maquina, talvez por isso não tenha funcionado smile.gif
villa_tuning
sim sim so eu mesmo hehuehe
villa_tuning
vo tentar tirar foto la agora...se der certo eu posto aqui flw
eph2
QUOTE(villa_tuning @ May 23 2005, 10:15 PM)
sim sim so eu mesmo hehuehe
*

Legal cara... como deve ter notado sou o eph2... hehe Seja bem vindo e bem legal vc jah começar com tutoriais aqui pro clube!! Leia as regras do fórum e qq duvida pode nos consultar! thumbsup.gif
villa_tuning
blz cara vlw ae

e as fotos dele ligado no carro nao vai dar pra postar agora...pois a camera nao ta pegando a luz =/......amanha vou pegar uma camera emprestada dai eu tento dinovo blz

flw ae
morihideki
Me diz uma coisa, onde é que vou colocar isso? Voce tem alguma sugestao?
eph2
QUOTE(morihideki @ May 23 2005, 11:20 PM)
Me diz uma coisa, onde é que vou colocar isso? Voce tem alguma sugestao?
*

Tipo.. nos pés do caroneiro e motorista pra iluminar tapetes de aluminio.. thumbsup.gif
Leandrolidio
cara..
você esqueceu de dizer que tem que ligar resistores junto com o LED...
o LED é um diodo e possui uma limitação quanto a corrente que pode passar por ele... Você pode ligá - lo de 3V até a tensão que você quiser, desde que vc limite a corrente que passa por ele, pra não queimar... e como se faz isso? Com o resistor..
se você ligar varios LED's num da nada liga em 12V, como se ta fazendo... mas é interessante você mencionar no tutorial qual o resistor vc usou e tudo mais..
bom, provavelmente se sabe o que to falando...
tipo, só pra ajudar o pessoal que vai fazer a barra de LED's...
morihideki
QUOTE(eph2 @ May 23 2005, 11:26 PM)
Tipo.. nos pés do caroneiro e motorista pra iluminar tapetes de aluminio..  thumbsup.gif
*

eph2, vlw, hehehe, mas fica boa mesmo? Porque eu tenho uma luz azul que meu mano trouxo do japa, e fica 10, no dele ele tem, fica igual neon.
eph2
QUOTE(morihideki @ May 23 2005, 11:51 PM)
eph2, vlw, hehehe, mas fica boa mesmo? Porque eu tenho uma luz azul que meu mano trouxo do japa, e fica 10, no dele ele tem, fica igual neon.
*

Cara.. depende muito.. tipo, se vc usar leds de alto brilho com angulo de 180º... em tapetes de aluminio fica legal.. agora se vc usar leds normais com angulos fechados 45º por exemplo, naum adianta q vai ficar feio...
Animal
Eu ja havia pensado exatamente nessa ideia, com canaletas e etc...

Ja tenho uma base agora.

Mas precisava ver como fica pronto.

Aguardo fotinho!
hendrix
a ideia é boa, fica num preço bom, mas queria ver fotos do negocio pronto pra poder opinar smile.gif
hendrix
cara, mas alguem aí tem ideia de aonde vou ligar essa barra? tem algum fio que posso usar? queria colocar uma chave de liga e desliga tb e tal...
eph2
QUOTE(hendrix @ May 24 2005, 12:44 AM)
cara, mas alguem aí tem ideia de aonde vou ligar essa barra? tem algum fio que posso usar? queria colocar uma chave de liga e desliga tb e tal...
*

Puxa do acendedor de cigarros! biggrin.gif
villa_tuning
pra ligar em uma chave on/off:

TA BEM TOSCA MESMO A MONTAGEM....mas é so pra ter uma ideia....assim q eu ligo a barra com uma chave....

a foto eu vou postar daki a pouco...mas nao foi eu que tirei a foto...é de um pug206 que tem a mesma barra de leds blz
Raphael Carvalho
só uma duvida!!!
o certo nao seria colocar um resistor para cada LED???? ou basta apenas um mesmo??? e o fio vermelho eu ligo no polo positivo da bateria e o fio preto no negativo ou é o contrario????
Raphael Carvalho
só uma coisa se tivesse usado algo pra fixar os LEDS transparentes poderia ter ficado melhor!!!!
villa_tuning
se voce fizer o esquema das coreas do fio igual ao do tutorial...o vermelho vai no polo positivo da baretia e o preto no negativo...
qnt a cor do "suporte" dos LED's acho que nao mudaria muito...vou fazer um teste vlw!
Carlão Turbomaniac
BELO TÓPICO, PARABÉNS....

É ISSO AÍ GENTE, AS BOAS IDÉIAS SÃO SEMPRE BEM-VINDAS....

FAREI UMA DESSAS COM UNS 20 LEDS DE 10000 MICRO LUMENS CADA PARA COLOCAR NO PARA CHOQUE DIANTEIRO... DEPOIS DO FERIADO POSTO AS FOTOS...
villa_tuning
isso ae Carlao....ja me falaram que essa barra de LED's com varios leds da ate pra fazer Neon Externo(lateral frente traz etc)....
mas acho que uns 10 na frente ja ficaria bom cara....mas tenta ai e posta fotos pra gente! =)
Jr.
eu quero ver as fotos......eu acho q deve ter ficado legal! e ae villa vc gostou do resultado!?
villa_tuning
JR,
cara gostei muito...fiz 2 ja...pra olocar uma no motorista e outra no carona...ficou bem legal...pena que nao estou conseguindo tirar fotos
Jr.
po q pena sad.gif ...eu to doido pra ver biggrin.gif
villa_tuning
aee amanha vou tentar dinovooo....se Deus quizer eu consigo tirar a po* da foto hehue!
"TCHÊ"
Qual é a especificação do resistor que vocês estão utilizando??
André
QUOTE(villa_tuning @ Jun 1 2005, 02:34 PM)
aee amanha vou tentar dinovooo....se Deus quizer eu consigo tirar a po* da foto hehue!
*

heheh estamos no aguardo thumbsup.gif
Martt
Foi um trabalho muito bem feito!!!
Só espero as fotos das luzes pra ver como fica.
villa_tuning
aee tirei uma foto...ele nao esta instalado...so liguei na bateria e puxei la dentro...por isso so ta em um lado....mas instalado fica assim...so nao instalei ainda pq amanha vou emplacar ele ainda...

v ai oque vcs acham...eu curti a iluminaçao
villa_tuning
podem ver até a fita crepe que eu usei pra coloca a barra la em baixo...mas foi SÒ pra tirar a foto...o IDEAL é usar aquelas BRAÇADEIRAS de plastico........flw
Yuri_GM
Axei q fiko bem loko... axu q vou tentar fazer issu no meu... pq fika mto loko e o custo eh mtoo baixo... curti esse eskema... valeww ae pela explicaçao de como fazer!!
villa_tuning
ae...ngm gosto do resultado?? po fico bom!

vo colocar mais uma foto...agora dele instalado nos 2 lados....detalhe...ta de DIA...imagina so de noite!!!!!!!!

flws
eph2
Eu gostei. ficou fera!!!

Inclusive o Fernando me pediu uma vez como fazia.. e fiz uns testes não ficaram tão bons qt esses... mas quem sabe agora a gente faz! biggrin.gif
Fernando
QUOTE(eph2 @ Jun 8 2005, 05:06 PM)
Eu gostei. ficou fera!!!

Inclusive o Fernando me pediu uma vez como fazia.. e fiz uns testes não ficaram tão bons qt esses... mas quem sabe agora a gente faz! biggrin.gif
*

pow tu leu a minha mente Airton hauhauhauh biggrin.gif

mas tipo... os leds que vc usou tem quantas micro candelas villa_tuning??
e os resistores são quais? ohms

bah fico lindo.. faz tempo ja que eu to querendo fazer.. e agora tenho certeza q eh pra fazer hauhauh thumbsup.gif
Veron
eufiz e ficou bem loco

coloquei 3 de cada lado........e ficou NEON

ahaha nao ficou focado e ficou um azul muito bonito...bem forte......efeito neon mesmo

valew cara , perfeito
lnsn
Que isso heim..
Mto lindo..
Mas eu ñ curto o tapete de buzão (aluminio) =P
Será que fica legal se eu colocar sem ter tapede de aluminio?
villa_tuning
Lnsn, eu tb nao uso tapete de aluminio..essa tofo ai ta com tapete de borracha!
Eskeleto
bem loko mesmo!! parabens!
eu coloquei uns leds normais no meu e nao toh feliz.
mas eu liguei eles na chave que liga a lanterna do carro, assim quando eu ligo a lanterna acende dentro tbm.
blz de ideia meu, vou fazer um pra mim.
VCAR
QUOTE(eph2 @ May 23 2005, 11:51 PM)
Puxa do acendedor de cigarros!  biggrin.gif
*

Pô, mas dá pra fazer isso numa boa e tal??? Puxando pela parte detrás do console (painel)?
eph2
QUOTE(VCAR @ Jul 21 2005, 11:05 PM)
Pô, mas dá pra fazer isso numa boa e tal??? Puxando pela parte detrás do console (painel)?
*

Cara.. eu acho q dá... não deve ser muito complicado.. vou descobrir esse findi q vou fazer pro Fernando a barra de leds! biggrin.gif
VCAR
QUOTE(eph2 @ Jul 21 2005, 10:34 PM)
Cara.. eu acho q dá... não deve ser muito complicado.. vou descobrir esse findi q vou fazer pro Fernando a barra de leds! biggrin.gif
*

Opa, brigadão cara! biggrin.gif

É que eu tava afim de fazer uma pra mim também, então se for possível ligar na parte detrás do acendedor de cigarros (ou tomada 12V), seria até melhor...

Mas ainda tenho algumas dúvidas, se alguém puder me responder, agradeço:

1ª -> Todos os leds usados são de alto-brilho, ou comuns?

2ª -> Quantos resistores serão necessários utilizar?

3ª -> Lixa-se a cabeça do led para ele não focalizar a luza num ponto só?

4ª -> Qual seria mais ou menos o custo total do projeto?

5ª -> Dá pra esconder a barra atrás do painel facilmente?

Obrigado e abraços ae galera!
VCAR
Ahhh, mais uma coisa:

Achei um pedaço de canaleta aqui em casa, completo (com as puas partes que se fecham), e com mais ou menos 54 cm de comprimento, ou seja, daria dois pedaço de quase 30 cm cada um...

Será que ao invés de fechar a barra com fita crepe ou isolante, eu não poderia utilizar a outra parte da canaleta?? Aí ela ficaria totalmente fechada, e eu só utilizaria alguns pedaços de fita isolante para prender as abraçadeiras de plástico que fixarão a peça!

Valeu!

[]`s
eph2
QUOTE(VCAR @ Jul 22 2005, 10:37 AM)
Opa, brigadão cara!  biggrin.gif
É que eu tava afim de fazer uma pra mim também, então se for possível ligar na parte detrás do acendedor de cigarros (ou tomada 12V), seria até melhor...

Mas ainda tenho algumas dúvidas, se alguém puder me responder, agradeço:
1ª -> Todos os leds usados são de alto-brilho, ou comuns?

2ª -> Quantos resistores serão necessários utilizar?

3ª -> Lixa-se a cabeça do led para ele não focalizar a luza num ponto só?

4ª -> Qual seria mais ou menos o custo total do projeto?

5ª -> Dá pra esconder a barra atrás do painel facilmente?
Obrigado e abraços ae galera!
*

Bom vamos lá!

1- Eu aconselho usar LEDS de alto brilho pq com certeza o efeito fica mais legal.

2- Eu usaria 1 resistor para cada led, aí não tem perigo ou erro nenhum, no caso desse tutorial o villa_tuning usou 1 soh resistor, (3 leds juntos de 3V cada somam 9V, numa corrende de 12V precisa de 1 soh resistor).

3- Eu fiz uma barra de led aqui no meu computador, pra iluminar o teclado.. coloquei sem lixar e lixando.. se lixar o resultado final fica mais legal, espalha mais a luz wink.gif

4- Eu naum sei qt custa 1 led ae na tua cidade, a ultima vez q eu comprei paguei 1 real cada led (mas faz temmmpoo) se usar 3 leds em cada lado, mais resistores, mais as canaletas mais fio, mais uma chave liga/desliga, mais um refil de cola quente, você vai gastar em torno de uns 15 reais. Mas como eu disse, esses valores variam de cidade pra cidade.

5- Eu acho q dá pra esconder, vou descobrir esse findi ehhehe mas tem uma barra de ferro q passa embaixo do painel q acho q dá pra prender ali wink.gif
QUOTE(VCAR @ Jul 22 2005, 10:57 AM)
Ahhh, mais uma coisa:
Achei um pedaço de canaleta aqui em casa, completo (com as puas partes que se fecham), e com mais ou menos 54 cm de comprimento, ou seja, daria dois pedaço de quase 30 cm cada um...
Será que ao invés de fechar a barra com fita crepe ou isolante, eu não poderia utilizar a outra parte da canaleta?? Aí ela ficaria totalmente fechada, e eu só utilizaria alguns pedaços de fita isolante para prender as abraçadeiras de plástico que fixarão a peça!
Valeu!
[]`s
*

Cara. eu usei uma canaleta e fechei com a parte de cima dela mesmo, eu acho q o acabamento fica melhor, fica a teu critério, mas eu usaria ela completa.
Abaixo uma foto do meu teclado iluminado.

Detalhe de q a barra está a uns 5 cm do teclado por isso está tão focado.
VCAR
QUOTE(eph2 @ Jul 22 2005, 11:15 AM)
Bom vamos lá!

1- Eu aconselho usar LEDS de alto brilho pq com certeza o efeito fica mais legal.

2- Eu usaria 1 resistor para cada led, aí não tem perigo ou erro nenhum, no caso desse tutorial o villa_tuning usou 1 soh resistor, (3 leds juntos de 3V cada somam 9V, numa corrende de 12V precisa de 1 soh resistor).

3- Eu fiz uma barra de led aqui no meu computador, pra iluminar o teclado.. coloquei sem lixar e lixando.. se lixar o resultado final fica mais legal, espalha mais a luz wink.gif

4- Eu naum sei qt custa 1 led ae na tua cidade, a ultima vez q eu comprei paguei 1 real cada led (mas faz temmmpoo) se usar 3 leds em cada lado, mais resistores, mais as canaletas mais fio, mais uma chave liga/desliga, mais um refil de cola quente, você vai gastar em torno de uns 15 reais. Mas como eu disse, esses valores variam de cidade pra cidade.

5- Eu acho q dá pra esconder, vou descobrir esse findi ehhehe mas tem uma barra de ferro q passa embaixo do painel q acho q dá pra prender ali wink.gif

Cara. eu usei uma canaleta e fechei com a parte de cima dela mesmo, eu acho q o acabamento fica melhor, fica a teu critério, mas eu usaria ela completa.
Abaixo uma foto do meu teclado iluminado.

Detalhe de q a barra está a uns 5 cm do teclado por isso está tão focado.
*

Putz, valeu mesmo cara!!!

Consegui tirar minha duvidas! Eu ia tentar fazer o projeto de aviso sonoro de faróis acesos, mas acabei desistindo, porque o fio-terra não estava saindo do buraco da lataria, e pra cortá-lo ficaria muito ruim... Isso poderia acabar com o sistema de luz do teto acesa quando a porta está aberta. Ainda acabei me confundindo demais com a quantidade de fios que passa por ali: Tem muito fio!!! unsure.gif Como em breve pretendo instalar um alarme, vou esperar o cara da loja achar ele pra mim! biggrin.gif

Como já estava com a mão na massa, resolvi procurar embaixo do painel os lugares pra colocar a barra de leds. Dá pra fixar nos dutos que conduzem o ar para as saídas de ar, e aí creio que elas fiquem escondidas...
Como você tinha falado da tomada 12V, fui olhar lá também. Tive que fazer um baita esforço de contorcionismo pra poder colocar a cabeça embaixo do painel. (leia-se sentar no banco de cabeça pra baixo, com o encosto arreado, o que não foi nada fácil pois tenho 1,92m de altura! tongue.gif )
Essa tomada fica ligada por um soquete de dois fios... Tentei foçar um pouco o encaixe, mas fiquei com medo dela não se soltar... (Se você quiser, pode tentar dar uma olhada nela quando for instalar a sua barra)

No mais acho que é isso... Quando for fazer a minha, com certeza lixerei a ponta dos leds, para uma distribuição uniforme do projeto. Assim que obter todas as peças, vou começa-lo, seguindo o mesmo padrão de canela fechada que você fez; também acho que o acabamento assim fique melhor...

Só mais uma coisa: Vou poder usar leds de 3V, mesmo a corrente do carro sendo 12V? O resistor vai corrijir isso? Porque se corrigir não vou precisar comprar leds automotivos, não é, já que é pra se usar leds comuns.

Abraços

Vinícius
eph2
Opa.. novidades eahuheaue instalei as barras de leds no carro do fernando, infelizmente a única foto q tiramos foi com o meu celular, a qual ficou 1 lixo eahuehueahuehae mas ao-vivo tah show o resultado, então cara, o celta do fernando tem cinzeiro e acendedor de cigarros, então não sei como se faz pra tirar o esquema do teu q no caso é a tomada de 12V no caso do cinzeiro tem 2 parafusos na frente e 2 parafusos atrás (os da frente soh dah pra ver com a tampa do cinzeiro aberta). No caso dele são 2 soquetes. 1 é pra lampada q ilumina o cinzeiro (polo positivo) e outro soquete duplo q é do acendedor ou da tomada 12V no caso dela eu naum sei qual é o positivo, mas acredito q é o fio preto. O negativo (ou terra) eu fiz num suporte q segura o painel (qd tirar a peça vai dar pra ver no fundo). Liguei ali, tipo cortamos o fio da luz do cinzeiro, emendamos com o positivo dos leds, isolamos, td direitinho, prendemos o negativo naquele suporte, e pronto.. td funcionando. no caso tentamos prender as canaletas com super bonder, mas infelizmente não gruda (além dos dedos), pois o plástico da canaleta começa a derreter com a ação da cola. Mas onde prender é fácil, no lado do motorista tem um lugar q encaixa perfeitamente, é do lado de uma barra de ferro que dá sustentação ao painel, dá pra se ver tb uma "aba" da caixa de fusivel, ali ela se encaixa perfeitamente, no lado do caroneiro é 1 pouco mais complicado, no caso tem q passar uma fita isolante ou pintar a caneleta de preto pq se olhar meio de baixo se vê a canaleta, pois a única forma de se prender ela é junto com aquele mesmo cano de suporte do painel, mas galera, vale a pena, fica show de bola biggrin.gif

No caso fizemos td no carro do fernando, desde as barras até a instalação demoramos cerca de 4 horas e meia, 5 horas. mas valeu a pena!

Vcar, quanto aos leds eles são de 3V se você colocar resistores de 470 Ohms (ou 480 não lembro ao certo, mas soh existe 1 modelo nesses valores) e ligar em cada led, não tem erro, vai funcionar blz. Abaixo to colocando uma imagem da ligação do led. No caso eu fiz diferente do tutorial do Villa Tuning q soh usou 1 resistor, eu coloquei 1 resistor pra cada led, eu particularmente acho mais seguro e o resistor é baratinho...

Qualquer dúvida, postem ae.

reggaecel
AAeee antes de mas nada queria parabenisar essa grande ideia que tiveram, realmente foi uma grande sacada!!!

Só queria tirar uma duvida!!!... (montei o meu mas como não entendo praticamente nada sobre isso, é melhor perguntar pra vcs que ja fizeram)

**** qual o tipo de fio mais adequado pra se fazer isso??

eu fiz o meu utilizando 4 leds de alto brilho quanto ao resistor eu intercalei liguei no primeiro led e no terceiro!!!
****será que tem perigo de queimar?? ou dar algum problema pro meu celtinha??

agradeço a atenção e aguardo alguma resposta!!!

abraços
eph2
QUOTE(reggaecel @ Jul 26 2005, 09:20 AM)
AAeee antes de mas nada queria parabenisar essa grande ideia que tiveram, realmente foi uma grande sacada!!!

Só queria tirar uma duvida!!!... (montei o meu mas como não entendo praticamente nada sobre isso, é melhor perguntar pra vcs que ja fizeram)

**** qual o tipo de fio mais adequado pra se fazer isso??

eu fiz o meu utilizando 4 leds de alto brilho quanto ao resistor eu intercalei liguei no primeiro led e no terceiro!!!
****será que tem perigo de queimar?? ou dar algum problema pro meu celtinha??

agradeço a atenção e aguardo alguma resposta!!!

abraços
*

Cara o fio eu usei 1 fininho, acho q é de 1mm, de duas cores, nada complicado.

Quanto ao resistor ele é usado pra regular a tensão dos leds que é de 3V (os de alto brilho) com o carro q é 12V Então se você fez intercalo e não queimou é pq comprou 1 resistor mais forte. No caso em ligação paralela você usaria 4 resistores para 4 leds e se fosse ligação em série não usaria nenhum resistor para 4 leds.... No caso da ligação em série as voltagens se somam (4(leds)X3(Volts)=12(Volts))

Mas não esqueça que qd o carro está acelerado a voltagem passa de 12V (já vi carros que chegam a 15) então tem q ficar de olho nisso.
PuTZ!!
Muito legal o topico, eu fiz com barra de acrilico, duas barras cada lado, ligando em cada extremidade um led, ou seja 8 leds.

Mas respondendo a galera, o fio pode ser qquer um, a corrente eh minima, pq o consumo dele eh irrisorio, basta ligar um resistor no inicio ou no final da sequencia dos leds, tanto em paralelo qto em serie

(+) ^^^-------()---()---()---()----- (-)

resistor leds

sacaram? Porque o resistor soh abaixa a corrente!!
Os leds normalmente usam 20mA, ou seja, 0,02 A
A conta pra saber o resistor eh simples:
V=R.i , ou seja, v=(Bateria (12v) - LED(3v)
9=R.0,02 R=470ohms, esse resistor custa 5 centavos....

comprem o de 1/16 W, o menorzinhu.

Eu aconselho ligar em serie, pois a corrente sera a mesma em todos os leds, havendo assim mesma luminosidade.
E obviamente, tentem descobrir antes de montar a voltagem do LED comprado, pois assim vc pode manipula o resistor para valores menores, aumentando a corrente levemente para 25mA aumentando a luminosidade do led, mas diminiundo a vida util dele de 11 anos, para 8 anos ligado direto, uihaiuhaiuhauihaiuah.
Qquer duvida MP
VCAR
[quote=eph2,Jul 25 2005, 11:46 AM]
Vcar, quanto aos leds eles são de 3V se você colocar resistores de 470 Ohms (ou 480 não lembro ao certo, mas soh existe 1 modelo nesses valores) e ligar em cada led, não tem erro, vai funcionar blz. Abaixo to colocando uma imagem da ligação do led. No caso eu fiz diferente do tutorial do Villa Tuning q soh usou 1 resistor, eu coloquei 1 resistor pra cada led, eu particularmente acho mais seguro e o resistor é baratinho...

Hummm cara, agora entendi!!!

A minha idéia era tentar fazer com um resistor só em cada barra, para diminuir o número de ligações, porque estou com medo de que não fique bem preso, e com buracos e trepidações, eles venham a soltar o encaixe...
Por enquanto ainda estou estudando tudo e começando a ver o material. Vou obter mais detalhes sobre a tomada 12V, que é pra não acabar fazendo nenhuma burrada. biggrin.gif
Qualquer evolução, vou postando aqui!

Obrigado e abraços
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.