Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Alça de teto para passageiros
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Faça você mesmo.
Páginas: 1, 2
odirleibernardi
Notas:

1) Este tutorial tem, por finalidade, instruir a melhor forma de colocar as alças de teto no Celta. Como é sabido, existe uma única alça de teto que vem de fábrica (por padrão, na porta dianteira do carona). As alças de teto são possíveis de serem colocadas no restante das outras 3 portas (motorista e ambas traseiras);

2) O Celta utilizado como base foi um Celta 04/04 de 4 portas. Para o modelo de 2 portas deverá ser verificada a possibilidade antes de qualquer procedimento.

ALÇA DE TETO PARA PASSAGEIROS

>> MATERIAIS NECESSÁRIOS

Alças de teto:
Para veículos Celta de 2001 a 2003: A referência Chevrolet para a peça é a 93240238;
Para veículos Celta de 2004 e 2005: A referência Chevrolet para a peça é a 93240238;
As referências são iguais, independente do ano de fabricação do veículo. Não verifiquei se existem diferenças físicas nas peças. O ideal é comprar a alça na concessionária e solicitar de acordo com o ano de fabricação do veículo;
Os códigos de referência Chevrolet foram consultados tomando como base o CEP (catálogo eletrônico de peças) tendo como base de atualização o mês de Julho do ano de 2004;
A alça do teto vem montada (parte móvel, parte fixa, molas, etc) e pronta para ser fixada;
As alças do teto são vendidas individualmente.
1.1) Adquiri duas alças de teto (para ambos lados na parte traseira) na concessionária Servibrás da cidade de Caxias do Sul. Caso necessitem contatar com esta concessionária, poderão contatar pelo fone (54) 2101-5100.

Abaixo, foto da alça do teto adquirida:

Clique na imagem para ampliá-la

Parafusos:

Os parafusos não são fornecidos junto com as alças do teto, tem de ser comprados separadamente;
Para veículos Celta de 2001 a 2003: A referência Chevrolet para a peça é a 93274602;
Para veículos Celta de 2004 e 2005: A referência Chevrolet para a peça é a 93274602;
As referências são iguais, independente do ano de fabricação do veículo. Não verifiquei se existem diferenças físicas nas peças. O ideal é comprar a alça na concessionária e solicitar de acordo com o ano de fabricação do veículo;
Na Concessionária Servibrás, na qual comprei as alças, não tinha disponível este parafuso. Por se tratar de um parafuso comum, acabei comprando em uma loja de ferragens de minha região;
O parafuso que utilizei para fixar as alças é um Philips com cabeça panela, rosca M4x15;
Abaixo, foto do parafuso adquirido:

Outros materiais:

Estilete;
Caneta esferográfica;
Prego ou outro pontiagudo;
Papel cartolina ou similar;
Régua;
Chave Philips.

>>> CUSTO APROXIMADO

Alças do teto;
2 (alças) x R$ 14,60 (preço unitário) = R$ 29,20;
Parafusos;
4 (parafusos) x R$ 0,50 (preço unitário) = R$ 2,00;
Custo total: R$ 31,20.

>>> COMO FAZER

Primeiramente, faz-se necessária a abertura da porta traseira e retirada da borracha da porta. Apenas uma parte da borracha precisa ser removida, o restante poderá ser mantido no local. A borracha não é colada e, para retirar, é só puxar para baixo que a mesma se desencaixa. Observe como ficará na foto abaixo:

Após isto, abaixando um pouco o forro é possível visualizar na parte metálica que já estão prontas as furações para colocar as alças. Confira na imagem abaixo, trata-se de um furo (para colocar o parafuso) e de um oblongo (para entrar a presilha da alça):

Observe que a borracha da porta é apenas encaixada, para recolocar (nas etapas posteriores), basta apenas recolocar no local correto, existem “trilhas” na borracha que se encaixam perfeitamente:

odirleibernardi
Agora vem a etapa mais difícil, olhando por cima do forro, temos que furar o forro na base do “chutômetro”. Nada muito complicado, só fazer com atenção:

Após o furo feito, faz-se o teste com o parafuso para ver se está ok:

Este furo será um guia para fazer o recorte retangular para encaixe da alça. De posse de uma régua, meça o tamanho do retângulo da alça e crie um gabarito com a folha de papel. Após demarcar o local faça o corte no forro com auxílio de um estilete. Não tem problema se ficar um pouco maior pois esta parte ficará escondida depois de presa a alça. Eu fiz na base do “olhômetro” mesmo, ficou muito bom:

Feito isto, encaixe a alça no local, bata (de leve, não exagere) e pressione contra o teto para que a alça fique alojada no local corrreto. Prenda com os parafusos e a alça ficará presa:

Recoloque a borracha da porta no seu devido local, pressionando com força para que fique no seu devido lugar:

Faça um teste para ver se ficou bem firme:

Trabalho concluído, só aproveitar agora:

>>> MAIORES INFORMAÇÕES

Odirlei Bernardi
odirleibernardi@celtaclube.com.br
odirleibernardi@terra.com.br
hendrix
fico bom, isso é uma boa ideia viu
mas quanto vale essas alcinhas?
odirleibernardi
QUOTE(hendrix @ May 25 2005, 11:40 PM)
fico bom, isso é uma boa ideia viu
mas quanto vale essas alcinhas?
*

Com uma choradinha eu consegui por 12 pila cada... Coloquei três e agora está em todas as portas.

PS.: Não tem utilidade para mim, senão colocava o porta-óculos em vez da alça no lado do motorista.
odirleibernardi
Agradecimentos ao eph2 e ao Brax.Bsb. Sem eles esse tutorial não seria possível. Valeu. smile.gif
hendrix
baratinho, pensei que era caro as alcinha
quanto custa aquele porta oculos? aquele é massa
odirleibernardi
QUOTE(hendrix @ May 25 2005, 11:53 PM)
baratinho, pensei que era caro as alcinha
quanto custa aquele porta oculos? aquele é massa
*

Aqui custa 35 conto... eu tb acho massa... só que eu não uso óculos...

Sabe como é, quando se é feio não tem muito o que fazer, não tem jeito de melhorar...
Brax.Bsb
Grande!

O Tutorial ta perfeito, não tenho nem o que dizer...

Tivera eu o cuidado e tempo de ter feito isso, tirando as fotos do passo à passo...

Quando instalei as alças e porta-óculos no celta fiz tudo na correria, mas acabou ficando muito bom!

Realmente a parte chata é fazer os furos no acabamento do teto...e o acabamento é chato de cortar, sai uns filetes parecidos com fibra de vidro...aquilo tem o poder de tirar o corte do estilete...nunca vi! Mais chato ainda é fazer o furo certinho...

Porém ressalto que para quem fizer, não ficar muito preocupado se passar um pouco o tamanho do furo, basta achar o "Centro" e cortar no olho mesmo (Não o olho por favor...)

O Porta-óculos é apenas um pouco mais complicado pois é necessário fazer um furo adicional; Pois o padrão de fixação dele é diferente das furações já disponíveis no carro; além do furo adicional, tem que cortar a "Garra" do lado que for encaixado no novo furo...pois senão pega na lata;

Para achar o furo eu fiz o seguinte, fixei o parafuso dentro do acabemento, e forcei com a mão para o parafuso "Marcar" o acabamento, ai com o estilete eu cortei em retângulo tomando por base a marcação deixada pelo parafuso, o problema em achar o furo no teto é que a área não é reta, assim mesmo se você tentar medir não da certo...o melhor é usar a raça mesmo rs...

Abaixo estãs as fotos de como ficou a instalação no meu carro:

Outra dica, se possível utilize um estilete de hobbista, é uma espécie de caneta com estilete na ponta, é mais fácil fazer o corte!

Tem um amigo que está querendo colocar o porta-óculos no carro dele, desse vez eu tiro as fotos! Para poder incluir aqui também!

Vlw, novamente parabéns pelo trabalho Odirlei!
odirleibernardi
QUOTE(Brax.Bsb @ May 27 2005, 03:31 AM)
Grande!

O Tutorial ta perfeito, não tenho nem o que dizer...

Tivera eu o cuidado e tempo de ter feito isso, tirando as fotos do passo à passo...

Quando instalei as alças e porta-óculos no celta fiz tudo na correria, mas acabou ficando muito bom!

Realmente a parte chata é fazer os furos no acabamento do teto...e o acabamento é chato de cortar, sai uns filetes parecidos com fibra de vidro...aquilo tem o poder de tirar o corte do estilete...nunca vi! Mais chato ainda é fazer o furo certinho...

Porém ressalto que para quem fizer, não ficar muito preocupado se passar um pouco o tamanho do furo, basta achar o "Centro" e cortar no olho mesmo (Não o olho por favor...)

O Porta-óculos é apenas um pouco mais complicado pois é necessário fazer um furo adicional; Pois o padrão de fixação dele é diferente das furações já disponíveis no carro; além do furo adicional, tem que cortar a "Garra" do lado que for encaixado no novo furo...pois senão pega na lata;

Para achar o furo eu fiz o seguinte, fixei o parafuso dentro do acabemento, e forcei com a mão para o parafuso "Marcar" o acabamento, ai com o estilete eu cortei em retângulo tomando por base a marcação deixada pelo parafuso, o problema em achar o furo no teto é que a área não é reta, assim mesmo se você tentar medir não da certo...o melhor é usar a raça mesmo rs...

Abaixo estãs as fotos de como ficou a instalação no meu carro:

Outra dica, se possível utilize um estilete de hobbista, é uma espécie de caneta com estilete na ponta, é mais fácil fazer o corte!

Tem um amigo que está querendo colocar o porta-óculos no carro dele, desse vez eu tiro as fotos! Para poder incluir aqui também!

Vlw, novamente parabéns pelo trabalho Odirlei!
*

Valeu, vamos em frente com as mudanças!!! thumbsup.gif
prumarcelo
Muito util... Ótimo trabalho... parabéns... vou utilizar no meu. Alguem sabe se dá para colocar as alçar atrás no Celta 2p é que o acabamento dele é uma moldura de plástico... sei lá... alguma idéia?
odirleibernardi
QUOTE(prumarcelo @ May 27 2005, 07:17 PM)
Muito util... Ótimo trabalho... parabéns... vou utilizar no meu. Alguem sabe se dá para colocar as alçar atrás no Celta 2p é que o acabamento dele é uma moldura de plástico... sei lá... alguma idéia?
*

Valeu cara, essas idéias a gente vai trocando no fórum e termina nesses tutoriais.

Quanto as alás para o celta 2p, teria que tirar um pouco o forro e dar uma olhada.

Sinceramente, nunca reparei em como é o teto do celta 2p...
CelTuner
Muito bom o tutorial. Penso em fazer isso no futuro, mas só no carona.
Nando_C
Muito bem feito o tutorial !!! Parabéns cara !!! Vou providenciar umas alças de teto dessas no meu celtinha !!!

Abraços thumbsup.gif
odirleibernardi
QUOTE(Nando_C @ May 28 2005, 02:18 AM)
Muito bem feito o tutorial !!! Parabéns cara !!! Vou providenciar umas alças de teto dessas no meu celtinha !!!

Abraços  thumbsup.gif
*

Valeu, gostei da tua assinatura tb, muito tri. thumbsup.gif
risampa
Ficou muito legal, vou verificar amanhã mesmo se meu celta que é duas portas comporta, parabéns...
Raphael Carvalho
esse é o melhor tutorial que já li aki no fórum!!!
cara muito bem explicado, com todos os passos direitinho!!!
ta de parabens!!
eu nao coloco pq nao suporto ver a galera segurando nisso e fazendo akela zuadinha da mola!!! biggrin.gif
mas ta bom demais o tutorial!!!!
valeu ordilei
Jr.
cabe um juliet naquele porta oculos!?
Brax.Bsb
QUOTE(Jr. @ May 30 2005, 11:15 AM)
*

Acho que cabe sim viu...

Eu coloquei o porta-óculos mas ainda não comprei o principal, o óculos hehehe

Mas meu amigo tem um oakley desse modelo ai...essa semana se encontrar com ele aproveito pra dar uma testada e te falo;

Vlw;
apulschen
Odirlei, show de bola o tutorial.
Me fez lembrar qdo comprei as alças para meu Corsa Sedan. No corsa foi chupeta, pois já tinha os tampões nos furos, foi só comprar a alça e parafusar.
Mas no Celta 2 portas não sei se terá utilidade as alças traseiras.
Bem, o porta-óculos é peça original GM. Qual o código e quanto custa, pois tenho interesse em colocar.

Abraços

PS: Com relação a zoarem com a molinha é f..., faziam isso no meu Corsa, até q eu falava q ia deixar o pessoal no meio da rua a pé e ninguém mais zoava :-)
Anjinha
QUOTE(apulschen @ May 30 2005, 04:53 PM)
Mas no Celta 2 portas não sei se terá utilidade as alças traseiras.

Pq naum??

Mais uma pergunta: meu celta é 03/04... sigo pelo ano de fabricação ou modelo?
Brax.Bsb
QUOTE(apulschen @ May 30 2005, 04:53 PM)
Bem, o porta-óculos é peça original GM. Qual o código e quanto custa, pois tenho interesse em colocar.
*

QUOTE(Anjinha @ May 30 2005, 05:02 PM)
Pq naum??
Mais uma pergunta: meu celta é 03/04... sigo pelo ano de fabricação ou modelo?
*

Alça de teto + - 10R$ (DF) (2001~2005) - 93240238
Porta Óculos + - 27R$ (DF) (Novo Corsa 2002) - 93331979

P.S: É bom lembrar que para a instalação do porta-óculos, este tutorial se aplica apenas em parte, pois como frisei a fixação dele não é compatível com a original do Celta, sendo necessário um furo adicional além da remoção de uma das garras de fixação de plástico do porta-óculos;
mls
QUOTE(Jr. @ May 30 2005, 11:15 AM)
*

o meu alf jacket coube certinho no porta-óculos. e ele é um pouco maior que o juliet.
mls
aqui o preco ta assim

porta oculos 35
alça 15
ver os carinhas perguntando e elogiando como eu fiz não tem preço.
Edu_vda
soh um comentario...aki essas alças saum chamadas d puta merda..uahuahauha... biggrin.gif
Frederico-buzon
Putz, em uma loja de acessório me cobraram 45 pilas , um absurdo .....!!!!!
Anjinha
QUOTE(Edu_vda @ May 31 2005, 09:44 AM)
soh um comentario...aki essas alças saum chamadas d puta merda..uahuahauha... biggrin.gif
*

aqui é PQP - Puta Que Pariu

rsrsrsrrs

CC tbm é cultura!! heheheheh
Jr.
boto feh.....eu vou na concessionaria essa semana ver o meu carro batido sad.gif se tiver la eu testo com o meu oculos..... biggrin.gif
Brax.Bsb
QUOTE(mls @ May 30 2005, 10:43 PM)
aqui o preco ta assim

porta oculos 35
alça 15
ver os carinhas perguntando e elogiando como eu fiz não tem preço.
*

É, isso é o preço tabelado, toda concessionária GM tem um desconto padrão de 10% as vezes você consegue chorar mais;

Mas não tem preço mesmo ver o pessoal perguntando como fez, como faz etc...

Deixei o carro na concessionária esses dias e quando fui pegar tinha umas 4 pessoas me esperando pra perguntar...um deles indignado dizendo que afirmaram pra ele que isso é impossível...que teria que fazer uma put* adaptação...iria perder a originalidade...ba ba ba...
Fluid
ahah como o pR fica entre SC e SP, aqui chamamos tto de putamerda como de PQP! HAHA=]]]

mas eu vo atraz deles hj!!
Raphael Carvalho
QUOTE(Brax.Bsb @ May 31 2005, 01:06 PM)
É, isso é o preço tabelado, toda concessionária GM tem um desconto padrão de 10% as vezes você consegue chorar mais;

Mas não tem preço mesmo ver o pessoal perguntando como fez, como faz etc...

Deixei o carro na concessionária esses dias e quando fui pegar tinha umas 4 pessoas me esperando pra perguntar...um deles indignado dizendo que afirmaram pra ele que isso é impossível...que teria que fazer uma put* adaptação...iria perder a originalidade...ba ba ba...
*

kkkkkkkkkkk
queria ter visto a cara dessas pessoas!!!! biggrin.gif
celtaman
QUOTE(odirleibernardi @ May 25 2005, 10:50 PM)
Agradecimentos ao eph2 e ao Brax.Bsb. Sem eles esse tutorial não seria possível. Valeu. smile.gif
*

Odirlei, ficou mto bom mesmo o tutorial, parabéns cara...
Vou ver se faço no meu celta tb, acho q vou colocar inclusive na porta do motorista...
Qto tempo gasta pra colocar cada uma dessas alças??
Abraços
Brax.Bsb
QUOTE(celtaman @ May 31 2005, 08:27 PM)
Qto tempo gasta pra colocar cada uma dessas alças??
Abraços
*

Cara, o mais demorado é fazer os furos no forro, não que seja demorado em si, mas é que é chato para cortar certinho...por isso consequentemente você acaba fazendo mais devagar, com mais cuidado...porque se furar muito errado já era, pra consertar fica difícil;

Depois que você fizer os furos e tiver "Contato Visual" com os furos na lata é 1 minuto...só encaixar e colocar os parafusos!

Se a GM tivesse o mínimo de atenção poderia pelo menos fazer o celta já com os furos no forro, com as tampinhas de plástico tampando, como era no celta sedan antigo...

Só o porta-óculos que demora um pouco mais, porque tem que usar furadeira e tal...

Vlw!
mls
é o mais popular é puta merda. mas pra não ficar feio falamos alça. o emu eu não consegui desconto fizeram por 15 cada e 35 o p.o. mas o que eu consegui foi que eles me dessem colocado. hehe os caras são gente finissima na concessionaria. mais o adesivo da coluna deu 135 tudo colocado.
sHanDe
Eu acho que as alças são as iguais, independe do ano/modelo, pois o código da peça é o mesmo.
Anjinha
Fui hj levar o celtinha de uma amiga na concessionária pra arrumar e lá na vitrine tinha um porta óculos:

sabe qto??

R$ 90,00

Olha a facada!! E viva os distribuidores de peças!! biggrin.gif
GaBi-LoiRiNhA
muito bom o tutorial! parabéns!

todos tutoriais deveriam ser assim... BEEEEMMM explicadinhos smile.gif

faz agora um tutorial igual a esse para o porta oculos lá smile.gif
mls
QUOTE(Anjinha @ Jun 1 2005, 05:10 PM)
Fui hj levar o celtinha de uma amiga na concessionária pra arrumar e lá na vitrine tinha um porta óculos:

sabe qto??

R$ 90,00

Olha a facada!! E viva os distribuidores de peças!! biggrin.gif
*

vc foi num açougue? meu que facada 90 reais. não pode ser
vanderput
É que eu to em sampa mais assim que eu voltar pro rio eu providencio fotos pro celtinha duas portas!!!

Quanto a utilidade das alcas atras e da mesma maneira que no 4 portas ao meu ponto de vista pq tipo e pro carinha se segurar pra nao ficar rolando de um lado pro outro...
eu vo ver o tamanho desse porta oculos antes de poder pensar em compra-lo!!!

Depois posto fotos assim que fizer no celtera 2P
Ohh Garotoo
Uma idéia muito legal seria colocar as maçanetas de teto do astra que ja vem com luz, não faço a menor idéia se da pra colocar, mais quando tiver uma grana sobrando vo tenta ...
rocky arthur
blink.gif ei cara ta massa tá bem explicado é tudo
bem elaborado
falow vou ver se faço no meu
mas será q n cai n?
uahauhaauhauah
falow
Ohh Garotoo
[FONT=Arial][SIZE=7][COLOR=blue]Ae Galera alguem ja descobrio como fazer para a luz do teto acender ou apagar devagarinho???
Anjinha
Pessual mi ajuda... fui no mercadocar e o cara disse que naum tem alça de teto pra celta... huh.gif
Veron
o tutorial ta show, perfeito

mas eu acho alca coisa brega ahuahuhaua acho muito brega os tiozao que andam segurando no""êita fudeu"""^ahuahuahuua
Santo
Galera dos Celtas 2 portas, alguém já descobriu se pode?
Lordzz
orra meu! ficou muito bem explicado.. mas será q vale a pena?? num fica um carro com aparencia de tiozinho??
apulschen
QUOTE(Anjinha @ Jun 3 2005, 07:33 PM)
Pessual mi ajuda... fui no mercadocar e o cara disse que naum tem alça de teto pra celta...  huh.gif
*

Acho q ele quis dizer q lá na Mercadocar não tinha, hehehe

Isso vc encontra com preço bom na Accioly, Barão de Limeira. Qdo comprei meu Corsa Sedan, não veio nas portas traseiras, comprei a peça lá, custava 1/3 a menos do q na concessionária.

Outra aplicação boa é para pendurar roupa da lavanderia. ;-)
vanderput
QUOTE(Ohh Garotoo @ Jun 2 2005, 10:22 PM)
Uma idéia muito legal seria colocar as maçanetas de teto do astra que ja vem com luz, não faço a menor idéia se da pra colocar, mais quando tiver uma grana sobrando vo tenta ...
*

nao da nao... eu ja procurei saber!!!
vanderput
QUOTE(Santo @ Jun 5 2005, 01:37 AM)
Galera dos Celtas 2 portas, alguém já descobriu se pode?
*

na frente pode commm certeza ja atras eu fiquei de tentar ver mais tenho trabalhado tanto que nao tenho tido tempo para fazer... so que da bemmm mias trabalho pq vai ter que se soltar os foros internos da parte de tras do celta para verificar se existe ou nao o furo para poder prender a alça de teto la...!!! creio eu que exista sim!!!
Santo
Eu queria botar. Embora eu nao ande atras, faz falta! Agora, eu não tenho habilidade manual pra sair abrindo tudo pra ver se dá!
esquilo_
eu ja to pensando é em tirar a do passageiro!!!
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.