Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Faça você mesmo - Ligue seu Mp3 no seu modulo sem cd-player...
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Faça você mesmo.
sysop
MP3 Player no carro

1. Introdução

Resolvi fazer o presente tutorial para compartilhar com os colegas a minha sarisfação de ter colocado um som no carro sem precisar do CD-player, que fica exposto, chamando a atenção de malandros que, tendo qualquer oportunidade, levam mesmo. Entre eu e meus 2 filhos, já perdemos 5 aparelhos nos últimos 2 anos.

Com paciência e capricho dá pra instalar em casa mesmo; para os mais apressados, a mão-de-obra fica em torno de R$ 50,00. No meu caso, usei um Cowatts modelo Pop 600 RCA. Um amplificador simples, com saída de apenas 2 canais e baixa potência (480 w pmpo). Meu player é um Creative Muvo TX de 128 Mb.

Mas nem tudo são flores, tem um pequeno porém: como o visor dos players mp3 são pequenos - o aparelho todo em si -, é um tanto perigoso manipular o mesmo enquanto se dirige. As operações de mudar de música, controlar volume, etc, exige mais atenção do que os players normais. Se estiver sozinho no carro, é altamente recomendável deixar rolar como estiver...

2. Os ingredientes

1. O player...

2. Um módulo de potência com entradas RCA

3. Um interruptor liga/desliga (fácil de achar em qualquer loja de eletrônica)

4. Um cabo Y - P2/RCA

5. Fio polarizado, de preferência em 3 cores diferentes (facilita a localização dos canais)

6. Não preciso citar alto-falantes e um carro, né?

2. Modo de preparo...

Perdoem os que já tiverem bastante noção pelo excesso de didatismo, mas acredito que tem muita gente que tem conhecimento zero nesse tipo de instalação.

A intenção é deixar nada à mostra, como se não tivesse som no carro. Infelizmente, os alto-falantes traseiros são óbvios, né? Uma idéia é cobrir o tampão com um tecido igual ao do estofamento. Isso é melhor mandar fazer fora, num tapeceiro.

No meu caso instalei apenas 2 falantes nas portas dianteiras e os 2 traseiros laterais originais do Uno, ficando o tampão traseiro sem nada que chame a atenção. Vejam nessa foto como o painel ficou totalmente dissimulado.

Nesta foto o segredo revelado. Como não fumo, usei o cinzeiro para instalar o pino P2 do cabo. (OBS: deixando ele aí, fica quase impossível manusear enquanto dirijo. Uso uma extensão de P2 para deixar o player no colo)

Vejamos nas 2 fotos seguintes as conexões do painel de entrada e do de saída do módulo. Aqui na entrada do cabo Y não tem dificuldade: é só ligar os plugues com as cores indicadas. O vermelho é sempre vermelho, o branco pode ser preto em alguns modelos. Essa entrada é chamada de baixa (low input), porque o sinal vem de um aparelho que não tem amplificador potente, como no nosso caso. Um Cd-Player normal usaria a entrada de alta (high input).

Esse controle GAIN é simplesmente o controle de volume do módulo. Como ele vai ficar escondido, ajuste para +- 90% do total. É bom testar fazendo as ligações todas antes de fixar o módulo, para ver se não está dando distorções.

Do outro lado, exige-se um pouco mais de atenção, mas não é nenhum bicho-de-7-cabeças. Observe-se o seguinte:

a) Os alto-falantes devem ser ligados sempre com um par de fio (+ e -). Não se deve usar um negativo comum para os dois canais, isso é muito importante.

cool.gif O terra é feito separado dos terras dos alto-falantes. Liga-se um fio diretamente da bateria, assim como o +Bat, mais à frente.

c) Como já disse, o High Input não é utilizado

d) O RMT é utilizado em conjunto com o +Bat (positivo da bateria), sendo que um único fio sai desse terminal, vai em uma ponta do interruptor e ele mesmo é cortado, ligado à outra ponta do interruptor e vai ser ligado no terminal +Bat

e) Finalmente o positivo da bateria, que alimentará o módulo com energia. Nesse fio, entre o módulo e a bateria, deve-se colocar um fusível de 10A (amperes) - pode variar de acordo com a potência do módulo!. Também é fácil de encontrar a peça na mesma loja onde comprar o interruptor

3. Observações finais

O interruptor ligado ao remoto (RMT) é necessário porque se não utilizá-lo, o módulo ficará ligado permanentemente, causando perda de carga da bateria. Esse é um detalhe meio chato no início do uso, porque a gente não deve esquecer nunca de desligar o interruptor, pra não ter que empurrar o carro pra dar partida... mas logo se acostuma. Nos CD-player normais existe uma saída para isso, daí não precisar de interruptor extra.

Eu usei um interruptor original como liga/desliga. Em carros mais antigos, se for difícil encontrar um original, usa´se qualquer modelo, como esse que ilustra esse artigo. E é bom procupar um local fácil de se acessar, ao mesmo tempo que deve ficar escondido.

Sobre o terminal +Bat: O terminal +BAT deverá ser ligado diretamente à bateria, com um fusível de 10A, para a segurança necessária, pois do contrário poderá causar danos graves no sistema elétrico, até mesmo provocar um incêndio! Assim como o terra. Veja a foto:

Módulos mais potentes e sofisticados - Esse tutorial se refere a um equipamento simples, de 2 canais. Modelos mais sofisticados têm mais detalhes, mais terminais a serem ligados. Não os conheço e, se você não se achar capaz de montá-lo, é melhor fazer com um profissional.

Lembrado aqui no forum: energia do player: Estou usando pilhas no player. Procurei um pouco por um adaptador 12v/1,5, mas tive certa dificuldade de encontrar aqui em Brasília, daí que vou ver com mais calma depois. Atualizado: encontrei o adaptador (R$ 13,00), mas o meu player não tem entrada para alimentação externa, assim, ficarei usando pilhas mesmo.

fonte: http://www.guiadohardware.net

ps: Eu fiz no meu celta, so que usei um modulo mosfet 4 canais, que voce pode ter algumas regulagens a mais com esses modulos.

qualquer coisa e so falar que eu fiz e ficou mto baum!

Abraços
Bart
movendo para o Faça voce mesmo...

Parabens pelo tópcio...

Abraços
maragato
ahahaha

legal o tópico...

parabéns!
Henrysk8
Existe um aparelhinho que funciona como um transmissor FM...

Ai vc liga seu MP3 nesse aparelho, programa uma frequência, tipo 80mhz, e programa os mesmos 80mhz no rádio do seu carro...

Ai pronto, o aparelhinho transmite o que toca no MP3 para o rádio, meu pai tem um da Coby, funciona perfeitamente, incrível que nem ruídos não tem...
Uma invensão do caramba ^^

Axo que a galera ja sabe do que estou falando...
A vantagem é que com qualquer rádio toca fitas você pode ouvir MP3...

Specs do transmissor FM -> http://www.cobyusa.com/?p=prod&prod_nu...mp;pcat_id=4008
Rafiuski
Bom tutorial... Parabens aew!!! Mandou bem brow!
epardal
fiz isso no roadstar 840.... so que uso um ipod. fica muito bom isso
sysop
Eu fiz no meu com uma pendrive com mp3, ficou otimo....

Porem queria saber como eu ligo a led para indicar que o modulo esta ligado, tentei pela mesma chave que esta a ligação do ampli, mais nao consegui fazer ela ficar ligada quando o ampli. for ligado e desligada quando o ampli. for desligado =/
zildinha
Legal o faça vc mesmo bem passo a passo meus parabéns
Jr.
sysop...colocando a led depois do sinal do interruptor nao funfa nao!?
sysop
QUOTE(Jr. @ Apr 2 2008, 03:29 PM) *
sysop...colocando a led depois do sinal do interruptor nao funfa nao!?

como assim? nao manjo mto de eletrica e afins rs
Henrysk8
Se eu entendi sua pergunta, você pode usar um LED 12V mesmo e ligar na saída da bateria...
sysop
QUOTE(Henrysk8 @ Apr 2 2008, 03:48 PM) *
Se eu entendi sua pergunta, você pode usar um LED 12V mesmo e ligar na saída da bateria...

Se eu fizer isso vai ficar sempre ligada

oq quero fazer é, quando ligo o modulo quero que a led fique ligada, e quando desligo o modulo desligue a led tbm...
sos_showman
muito massa, mas tenho uma dúvida.......................
é possível fazer isso num módulo stereo e mono, para poder utilizar um som completo com subwoofer e tudo mais..............
sysop
QUOTE(sos_showman @ Apr 7 2008, 10:45 AM) *
é possível fazer isso num módulo stereo e mono, para poder utilizar um som completo com subwoofer e tudo mais..............

voce tem 2 modulos 1 mono e 1 stereo?

Ou apenas 1 stereo que trabalha em bridge?

Voce pode usar o ampli normal, a unica diferença e a ligação do remoter + bat e que la na frente voce vai usar um mp3 player e nao um cdplayer...
CelTuner
Ótimo tópico, mas tem 2 coisas que eu gostaria de dizer:

1 - normalmente, é mais seguro se colocar a chave liga-desliga no NEGATIVO, visto que ela pode sofrer queima quando ligada no positivo.

2 - não é necessário ligar o negativo do módulo no terminal negativo da bateria, basta ligar o negativo (ou terra) em qqr ponto de lata do carro (como um parafuso qualquer que prenda algo na lata).

Sobre o led ficar ligado junto com o módulo, é simples, é só puxar uma extensão do terminal positivo de remoto do módulo, colocar um resistor nele e ligar o led no resistor, ligando o terra do led junto com o terra do módulo. Vai ficar aceso junto com o módulo. Fiz isso no meu.

Saudações celteiras a todos.

QUOTE(sysop @ Apr 7 2008, 12:21 PM) *
QUOTE(sos_showman @ Apr 7 2008, 10:45 AM) *

voce tem 2 modulos 1 mono e 1 stereo?

Ou apenas 1 stereo que trabalha em bridge?

Voce pode usar o ampli normal, a unica diferença e a ligação do remoter + bat e que la na frente voce vai usar um mp3 player e nao um cdplayer...

Sobre o módulo com saídas estéreo e uma mono, trabalha igual ao outro módulo. identicamente. as ligações são iguais.
iurisaraiva
logo quando peguei meu carro na loja já tava pensando nisso de por um mp3 no carro. tenho vários amigos que já estão no terceiro aparelho de cd pra carro e sempre achei que não faria isso no meu.
no momento eu tinha um amigo nos EUA daí falei com ele pra comprar um mp5 pra mim e trazer na mala já que o memso viria logo no mês seguinte. então entrei nos sites amazon.com, bestbuy.com, circuitcity.com entre outros e tbm pesquisei em sites que comparam os aparelhos de mp3, chegando a seguinte conclusão: era muito melhor pagar $250 dólares (500 reais) do que ser roubado milhares de vezes... daí comprei esse aparelho aki>>

http://www.circuitcity.com/ssm/Creative-La...roductDetail.do

mas hj em dia já tem muitos outros melhores e mais finos. mas na minha época o melhor era esse mesmo. daí quando eu vou pra qlqr canto q é perigoso não levo (assim meu carro nem dá pra notar que tem som, pois caixas só dentro da mala e nas portas e o único fio q liga o mp5 no carro fica escondido).

é isso pessoal, e assim como o post original eu tbm tive q comprar uma potência, mas o som é de ótima qualidade e dá pra fazer um barulho.

Danilo Kulik
Aee Sysop ...

Curti pra caramba ...

tem um esquema pra vc ligar o fio ai eh bem simples...

arranca (com delicadeza) o soquete 12v do seu fiat ... dai vc pega e faz uma solda pra tirar o soquete do conversor 12 para 1.5

ai depois se pega na saida do conversor e solda no lugar onde era a pilha + com + - com -

Onde fica a bunda da pilha eh negativo e a cabeça dela eh + (ficou estranho...)

Intendeu ???

e coloca um soket para poder tirar o MP3 fora ... assim vc pode jogar as musicas dentro dele

Qualquer coisa manda MP e manda foto do conversor ...

Vlwwwssss
Rakhanishu
boaa
mt bom esse topico :]

vcs viram que saiu algo parecido no autoesporte [11/05/2008]?
^^
rodrigodk
resgatando este post, mas alguem teria as fotos pra postar, os lik das fotos estao quebrados..
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.