Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Faça você mesmo: PEZINHO para som automotivo!!!
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Faça você mesmo.
sysop
Veja como fazer e instalar, passo a passo, o suporte para tweeter e mid bass.
Faça o desenho, escolha o revestimento adequado e monte o seu modelo de acordo com seu carro e gosto

Material
madeira MDF 10mm
massa fiber glass ou fibra de vidro
placas de Eucatex
resina de talco industrial
couro sintético, carpete ou outro material a escolher

Ferramentas
espátula de massa plástica
serra tico-tico
tupia com bit próprio para rebaixamento
furadeira

Passos:

1) Cobrir o assoalho do carro com várias faixas de fita adesiva. A massa plástica não adere à superfície destes colantes e forma uma placa que, seca, é retirada facilmente:

2) Passar a massa plástica no local que foi coberto pela fita adesiva. É aconselhável usar um catalizador para que a massa plástica seque mais rapidamente:

3) Contornar na madeira MDF os desenhos dos dois alto-falantes que serão instalados no pezinho:

4) Cortar a frente do pezinho. Um desenho simples facilita a montagem das laterais que são estruturadas a partir desta chapa:

5) Pregar ao redor da lateral do recorte pequenas placas de Eucatex 3mm. É importante prestar atenção na altura das placas para que os falantes se encaixem perfeitamente:

6) Colocar o recorte no local do carro onde o pezinho será instalado. Cobrir toda sua extensão com massa plástica e esperar secar o material:

7) Verificar se a massa está seca. Em caso positivo, a estrutura estará formada e nos moldes do assoalho. Retirá-la do local:

8) Lixar muito bem a estrutura do pezinho para que fique perfeita, sem defeitos e fronta para receber o acabamento:

9) Colar o revestimento escolhido (carpete, couro sintético, etc). O suporte está pronto para ser fixado:

10) Parafusar o pezinho no meio, mais ou menos na altura do falante médio. Em seguida, instalar os alto-falantes:

11) Pezinho pronto e instalado no local correto: Sensação de estar no teatro:

Vlw Galera thumbsup.gif
tbreda
Essas caixas são muito legais de fazer, o problema é manusear a fibra.
sysop
QUOTE(tbreda @ Jun 4 2008, 04:36 PM) *

Então, ai só foi usado a massa plástica... creio eu que seje bem mais facil de trabalhar...
tbreda
QUOTE(sysop @ Jun 4 2008, 04:39 PM) *
QUOTE(tbreda @ Jun 4 2008, 04:36 PM) *

Então, ai só foi usado a massa plástica... creio eu que seje bem mais facil de trabalhar...

É verdade, não prestei atenção biggrin.gif
gustavo25
no tuto original menciona a litragem final ? parece q ficou muito pequeno....
sysop
QUOTE(gustavo25 @ Jun 4 2008, 06:26 PM) *
no tuto original menciona a litragem final ? parece q ficou muito pequeno....

Infelizmente não fala nada Gustavo ... =/
Derek
mas aí ele se encaixa onde no celta por exemplo?

no lugar daqueles suportes originais de plastico?
sysop
QUOTE(Derek @ Jun 4 2008, 06:14 PM) *
mas aí ele se encaixa onde no celta por exemplo?

no lugar daqueles suportes originais de plastico?

entao. dá para fazer em cima dele...

ai voce so muda a posição do falante e tweeter, colocando + para baixo... ai voce tira o original e coloca o que vc fez
Murk
É galera, não é qualque um que faz pra fica bonito, tem que ter uma ceta experiencia pra fazer.
Rafiuski
Legal o tutorial... Mas se for pra eu fazer FUDEU!!! Naum tenho habilidade!!! =/
sysop
QUOTE(Rafiuski @ Jun 4 2008, 08:21 PM) *
Legal o tutorial... Mas se for pra eu fazer FUDEU!!! Naum tenho habilidade!!! =/

eu vou arriscar =D

Tenho massa plastica aqui em casa e vou usar o suporte original como base.... mais o problema é, estava pensando em algo para substituir o mdf... tipo papelão, ai passo a massa por cima dele, oq acham?

E não penso em fazer dessa forma do tutorial, vou deixar apenas os mids em baixo, e os tw vou colocar na coluna =D
NoX
Fiz o meu todo em fibra e coloquei um kit triaxial 5".
To pensando em aumentar e por um kit duas vias.
Peguei aquela base original e adaptei. Mas ficou todo em fibra, nao tem nd em MDF.
Rafiuski
Galera, estou movendo o topico para o FAÇA VOCE MESMO!

Obrigado.
GS GUILHERME
MAIS NO CELTA ANTIGO JA VEM DE FABRICA O ENCAIXE DOS FALANTES DO PEZINHO?
É SO INSTALAR OS FALANTES!!!

unsure.gif
Nandoc
Tem que ter o dom pra fazer !!!
sysop
QUOTE(NoX @ Jun 6 2008, 02:42 AM) *
Fiz o meu todo em fibra e coloquei um kit triaxial 5".
To pensando em aumentar e por um kit duas vias.
Peguei aquela base original e adaptei. Mas ficou todo em fibra, nao tem nd em MDF.

Posta fotos ae thumbsup.gif
MaNoLo
Essa massa plastica é encontrada nas casas de tintas normais? ou só as que tenham automotiva?
tem alguma marca indicada ou são todas iguais?
sysop
QUOTE(MaNoLo @ Jun 7 2008, 09:13 PM) *
Essa massa plastica é encontrada nas casas de tintas normais? ou só as que tenham automotiva?

Creio eu que em qualquer loja de material de construção tenha a massa plástica e sobre a marca... desconheço alguma extamente boa.

Flww
Letícia
Mto show....
Deve ficar lindo se pintar de rosa^^
Cokee
é.. tem q ter o Dom.. thumbsup.gif

parece akeles turoriais q vem na Car Stereo Tuning hehehe
Diogo Telles de Menezes
Vendo assim ate parece facil !!!!
Si Marconcin
Mto legal msm...
mas acho que não ia dar certo eu fazendo...
ia ficar uma nheca rsrs
NandoPgua
po, legal, alguem ja fez algum deste que seja o pezinho inteiro ali como o original só que com os falantes voltados pra direçao dos ocupantes?

achei muito legal esse msm.
abrçs t+
Daniel Gurgel
Bem legal!!

Tenho só duas perguntas basicas:
1- De quantas polegadas é o auto-falante?
2- Não incomoda não ne?

Valeu, ótimo tutorial!

Abraço!
shinpunk
QUOTE(MaNoLo @ Jun 7 2008, 11:13 PM) *

resposta velha, mas pode ser duvida de alguem ainda
em qq loja de tintas (automotivas e residenciais) vc encontra massa plastica
eu ja usei diversas vezes da DECK SOLDA
todos produtos deles sao bons e naum custa caro
sempre q for lixar use MASCARA (tanto massa qto fibra)!!! akilo solta uma poeira, q para mtos pode incomodar demais

tanto a massa, qto a fibra de vidro e bom fazer uma base solida, de madeira, como no exemplo
fica bem mais facil de vc trabalhar

pra mexer com a fibra tem so um problema, akilo coça mais do q tudo nessa vida!!!
e mto foda, ja fikei 3 dias depois de mexer coçando o corpo inteiro

acho q e isso, abraçx
sakith
Compensa fazer issono celta?? em vez do pezinho no chao do carro?? porem seria soment m kit 2 vias...

buttinhu
Ae Sakith...

Se vc tem um celta e não pensa em vender ele logo, eu acho que compensa fazer oque teu bolso pude paga pro celtinha fica com tua cara.. HAuHAuhA

Mais sei la, na minha opnião eu acho que no chão o falante fica mais direcionado pra vc.. Mais a porta toda trabalhada assim fica bunito pra kct tbm nehhh

Abs!
cElSoOo
Caraaa eu sou meio torto então não iria dar certo eu mesmo fazer.
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.