Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Como evitar o roubo pelo porta malas
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica > Faça você mesmo.
Páginas: 1, 2
NeoNFIRE
.: Enviado pelo usuário Deró
.: Autor Deró

Ai blz?

Esse é um típico faça vc mesmo, como evitar o roubo de porta malas, opções 1) por R$20,00 2) por R$ 0,50.

1) Com R$ 20,00, vc pode mandar colocar um interruptor (tipo aqueles que ficam no capô, na tampa do porta malas, dai é so ligar ele no alarme,dai se abrirem a tampa o alarme dispara.

2) Com R$ 0,50, vc pode colocar duas arruelas, barrando o acesso ao mecanismo de abertura da tampa, quando a tampa é furada com chave de fenda, veja como:

A) Ferramentas necessárias: a)uma chave de fenda pequena, b)duas arruelas (de 2,5 e 3,00 cm no centro e que nao ultrapassem 5,5 cm por fora), c)uma chave sextavada nr tal (nao sei o nr pq a minha é do paraguai e nao tem numero) e d)fita isolante.

a medida interna da arruela é importante porque uma delas tem que ser estreita o bastante pra encaixar como um anel no dedo, no tambor sem dar folga (+- 2,5cm, dentro), e a outra tem que ser grande o suficiente por fora(+- 5,5cm, fora) pra tampar o mecanismo de abertura da tampa, mas nao pode ser muito grande pois ai nao da alinhamento na hora de montar.

cool.gif Desmonte pelas presilhas, a capa plastica da fechadura,

C) Tire os dois parafusos sextavados

D) Retire a fechadura e desmonte a proteção de plastico redondo do tambor, usando u chave de fenda e forçando as duas presilhas e puxando

E) Pegue as arruelas e monte uma sobre a outra, de forma descentralizada, passe fita isolante pra nao ficar batendo e fazendo barulho.

F) Veja o mecanismo desprotegido, que os bandido acessam quando conseguem inserir a chave de fenda, é esse gatilho pequeno que esta na foto sobre a fenda da fechadura

G) Agora veja a cobertura feita pelas arruelas, como elas protegem o gatilho de abertura, e repare tambem que na parte que tem a fita isolante atravessando as arruelas elas estao alinhadas acima e descentralizadas abaixo, essa desalinhamento é preciso porque senao a fechadura nao monta na tampa tendo os parafusos em seus lugares.

(essa foto é ilustrativa, pois a fechadura será recolocada de volta depois que as arruelas forem colocadas no buraco da fechadura, porque o buraco é menor que as arruelas, entao elas tem que entrar primeiro e so depois é que colocamos afechadura, veja a sequencia de motagem no restante das fotos)

H) É importante que as arruelas estejam descentralizadas como explicado acima e que sejam montadas com a parte mais fina nessa posição (para cima com a tampa do porta malas aberta)

I) Como ja explicado as arruelas sao maiores que o buraco da fechadura, entao elas devem ir pra dentro do buraco desmontadas da fechadura, elas entram de vies, conforme abaixo

J) Agora que as arruelas ja estao la dentro da tampa esperando a fechadura, pegue a proteção plastica redonda que foi tirada da ponta do tambor (proxima foto), e coloque de volta no burado redondo da fechadura (conforme posição da foto da sequencia)

K) Alinhe os furos da proteção plastica redonda com as arruelas, e coloque a fechadura de volta no buraco (atençao para a parte mais fina das arruelas estar voltada para o fim da tampa, porque disso depende a colocação final dos parafusos que prendem a fechadura)

L) Abaixe um pouco a tampa e veja se o alinhamento esta correto e continue empurrando ate encaixar no local.

M) Com tudo de volta no local recoloque os parafusos e a capa plastica de acabamento.

N) Caso algo caia dentro da tampa nao se desespere, nem me xingue, abra a proteção de plastico da tampa, pelas beiradas forçando com uma chave de fenda e puxando com a mao, que as presilhas de pressao saem, duas ja sao suficientes pra colocar a mao la dentro e recuperar o que caiu.

O) Se,por algum motivo, precisar retirar a fechadura é so desparafusar e puxar com força pra fora, que as presilhas da proteção plastica redonda cedem e a fechadura sai.

Enviado por Deró

MEDIDAS - ATENÇÃO!
Arruelas
Para comprar as arruelas peça 1/8 (menor - 2,5cm) e 1 (uma) polegada (maior - 3cm), as duas são da linha 994 (expessura)

Ferramentas:
A ferramenta correta a ser utilizada é uma chave estrela* (de seis pontas) ou bit (para quem chave com pontas intercambiáveis) medida T30
Na falta dessa pode se usar uma chave sextavada ou bit medida H4 (cuidado na utilização para não escapar)
Para retirar o painel de plástico da porta é preciso uma chave estrela T25 (mas cuidado - como o carro é feito de açucar, espanei a rosca de uma delas, justo a que prende o tampão)
A chave de fenda pode ser de qualquer tamanho pequeno
Recomendo revestir as arruelas com fita isolante totalmente, o que ajuda a ajustar a folga e evita barulho (grilos) e ferrugem.

*Chamo de chave estrela porque não sei o nome correto, a ponta parece um asterisco só que com seis pontas.

Medidas enviadas por Acrobata_LK
wollokao
O nome da ferramenta que você chama de estrela de seis pontas é a CHAVE TORX (Tórquis)! Abraços
luiz.viper
PREFIRO PAGAH 20,00 PQ EU SEMPRE FAÇO CAGADA NESSES FAÇA VC MESMO.......EHHEHEHE
Acrobata
Para quem quiser colocar trava elétrica no porta-malas e alisar a porta:

Recebi meu kit destrava porta-malas do Celta. Para ajudar a galera, lá vai:

A Luferma fabrica kits para adaptar travas elétricas para abrir o porta malas do Celta. Vc compra o kit deles que inclui somente as ferragens para fixação e abertura e pode comprar a trava elétrica e fiação de qualquer marca em separado:
www.luferma.com.br (vejam as seções produtos/portamalas/celta novo)
o nome exato do produto é "kit suporte de travamento elétrico Celta (Porta Malas)"
vendas:
São Paulo - Capital
Fábrica / Escritório
Cep:03807-310 - Rua Belem de Sao Francisco, 415 - Ermelino Matarazzo
Fone / Fax - (11) 6547-2426 / 6547-1265 / 6547-2173
Contato: Daniela
Email: daniela@luferma.com.br
Contato:Adriana
Email: adriana@luferma.com.br

Eu comprei um kit completo que já veio com trava elétrica, fiação e botão de acionamento (bem ruinzinho) no ML por R$60+frete: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=24932362 ou pesquise: KIT DESTRAVA PORTA-MALAS

Mas acredito que comprando as peças em separado, se consiga um preço final mais vantajoso.

O cara enviou um módulo escravo de trava da Radar Automotiva, que parece robusto:
www.radarautomotiva.com.br
Outras boa marca é a Pósitron (fornecedora oficial da GM) - www.positron.com.br (as travas das minhas portas são dessa marca)

No site, a Radar anunciou a trava por R$21 mas no 0800 o atendemente me deu o preço de R$10 (vai entender?).

Atenção! - Aviso: Não estou recomendando essas empresas e produtos. Compre por sua própria conta e risco (este aviso é só uma formalidade para depois ninguém querer me processar)
amure
As fotos poderia ser passadas novamente ou entao, serem dispostas em um arquivo PDF
Jr.
to pensando em colocar uma trava eletrica dessas....
LALO
Puts.....
Era tão fácil e eu alizei a tampa traseira inteira.
Mas agora q ta feito não adianta chorar pela cerveja derramada.
Pelo menos ficou diferente...
leotpm
Putz muito facil vou faser amanha mesmo, comprei o meu a uns2 meses e estou besta com os problemas de segurança dele, tou ate com medo de sair de carro aqui em RECIFE. axo q aqui niguem reparou pra esse problemas da bateria, mala e capo.... valeu mesmo. q seria dos propietarios de CELTA sem o CELTA CLUBE e seus professores pardais ou ate uns magaiver( axo q é assim q escreve) da vida... thumbsup.gif
leotpm
aee fiz, ficou serviço de profissional. quero ve alguem vimm me robarr agora. gastei 2,30 de arruela.
Carlão Turbomaniac
VOU COLOCAR O KIT E ALISAR O PORTA-MALAS E AS PORTAS....

LISIM, LISIM......
Delphus
Qual a chance de eu desmontar a fechadura, e na hora de montar ela ficar desalinhada????????????
apulschen
Cara, fiquei com uma dúvida. A arruela não vai ficar "sambando" dentro da tampa do porta-malas? Não entendi aonde ela fica fixa, pois entre a entrada do miolo da chave e a base do trinco onde vão os parafusos, tem uns 4cm. A arruela vai ficar nessa parte, logo, com o movimento do carro, ela vai ficar batendo internamente, "escorregando" pelo miolo da chave. :-(

Abraços
Juca Bala
QUOTE(Carlão Turbomaniac @ May 24 2005, 10:30 PM)
VOU COLOCAR O KIT E ALISAR O PORTA-MALAS E AS PORTAS....

LISIM, LISIM......
*

Qto fica pra deixar lisim lisim aqui em SP??
Que lugar faz serviço bom??
Animal
Fiz semana passada isso ae... muito facil... 0,50 foi gasto em ruela, e comprei uma fita izolante pra prenter uma na outra.

Sinceramente pensei que seria mais complicado de tirar o tambor ali atras.. mas é muito simples.

Perguntaram ali se vai desalinhar... digo que nao!!!

O que aconteceu só.. que na hora de colocar direitinho no buraco do porta malas novamente... a ruela atrabalhava ... mas ajustando direitinho ela se encaixou.

Parabens pela ideia.!!
Lex Luthor
Poxa, fui hoje na loja de ferramentas, pedi essas especificações, e a de 1/8' era minúscula, e a outra custava 1,21 reais. E o cara nem tinha ouvido falar dessa linha 994 de espessura....

Amanhã vou ver esse lance pela abertura interna.... alguém tem outra dica de qual comprar sem o cara se enrolar lá ??
Abraços...
odirleibernardi
Algumas dúvidas:

1) Porque das duas arruelas?

2) Porque desalinhadas?

Isso é por causa da espessura e dimensional das mesmas?

QUOTE(Delphus @ May 31 2005, 08:55 PM) *
Qual a chance de eu desmontar a fechadura, e na hora de montar ela ficar desalinhada????????????

Nenhuma.

A furação na tampa é exata.

O ajuste é feito na outra parte do encaixe (aquela que fica logo acima do pára-choque).

Vai tranquilo que não tem erro.
Lex Luthor
Neon, em que loja você comprou essas arruelas ???? Please... quero comprar as minhas, mas quando fui na loja o cara não sabia dessas especificações. Foi na ex-casa dos parafusos da 512 Sul...

abraços....
TXX
Galera acho q as medidas das arruelas estão erradas. Fui hj pela manha comprar as duas arruelas pra instalar elas no porta malas, só q eu pedi uma arruela de 1 (uma) polegada e de 1/8. Essa de uma polegada parece ser a mesma usada no tutorial, mas a de 1/8 é muito pequena, entao pedi a de 1" 1/8, qdo fui instalar ficou muito grande, tanto q nem passava no buraco do porta malas. Se alguem puder me ajudar...
Lex Luthor
QUOTE(TXX @ Jan 5 2006, 10:42 AM) *
Galera acho q as medidas das arruelas estão erradas. Fui hj pela manha comprar as duas arruelas pra instalar elas no porta malas, só q eu pedi uma arruela de 1 (uma) polegada e de 1/8. Essa de uma polegada parece ser a mesma usada no tutorial, mas a de 1/8 é muito pequena, entao pedi a de 1" 1/8, qdo fui instalar ficou muito grande, tanto q nem passava no buraco do porta malas. Se alguem puder me ajudar...

TXX, eu também tive o mesmo problema. No meu caso eu só comprei a de 1 polegada, que tem 2,5 cm interno e 5,5 cm externo. Ela está guardada no porta luvas par um dia eu desmontar e ver o que precisa.... será que só ela não resolve não ?

Abraços....
TXX
Entao Lex eu tb achava q so ela ja dava conta, pois ela tampa a trava, mas nao sei. Tentei coloca-la mas nao tive muito sucesso vou abrir novamente e tentar colocar somente ela com mais calma, se der certo entro em contato contigo.
regislop
Aqui no Rio orcei o alisamento da tampa da mala em 280,00 Reais. A trava elétrica da Luferma sai por 42,00 no Mercado Livre. A instalação deve dar uns 40,00 ou 60,00 Reais. Como backup para o caso da trava elétrica falhar, vou instalar um cabo de aço com um anel na ponta p/ poder abrir por dentro.

Pela foto no site da Luferma, a fixação no Celta é meio fraquinha (ver as presilhas pretas na imagem). Vou fazer duas presilhas maiores em aço inoxidável. Para fixar as novas presilhas também vou usar fita adesiva dupla face além da pressão dada pelos parafusos.
regislop
QUOTE(regislop @ Jan 20 2006, 12:57 PM) *
Aqui no Rio orcei o alisamento da tampa da mala em 280,00 Reais. A trava elétrica da Luferma sai por 42,00 no Mercado Livre. A instalação deve dar uns 40,00 ou 60,00 Reais. Como backup para o caso da trava elétrica falhar, vou instalar um cabo de aço com um anel na ponta p/ poder abrir por dentro.

Pela foto no site da Luferma, a fixação no Celta é meio fraquinha (ver as presilhas pretas na imagem). Vou fazer duas presilhas maiores em aço inoxidável. Para fixar as novas presilhas também vou usar fita adesiva dupla face além da pressão dada pelos parafusos.

A imagem que estava faltando se alguém quiser mando por e-mail. O meu é regislop@yahoo.com.br:
regislop
Galera, eu estava pensando em alisar a tmapa do porta-malas do Celta para evitar o roubo do estepe. Mas, parece que sem fechadura o carro não passa na vistoria aqui no Rio.

Então, pensei em outra alternativa. Substituir a borracha de acabamento da fechadura da mala do Celta pela canopla metálica de acabamento da fechadura da porta do Palio antigo. Alguém isso acha uma boa idéia??
Tiago Molina
eh muito facil mexmo, eu consegui aki desmonta arumei e montei tudo direitinho, isso q nao sou muito bom nesses "faça vc mexmo" haha
sysop
QUOTE(regislop @ Jan 28 2006, 04:11 PM) *
Galera, eu estava pensando em alisar a tmapa do porta-malas do Celta para evitar o roubo do estepe. Mas, parece que sem fechadura o carro não passa na vistoria aqui no Rio.

Então, pensei em outra alternativa. Substituir a borracha de acabamento da fechadura da mala do Celta pela canopla metálica de acabamento da fechadura da porta do Palio antigo. Alguém isso acha uma boa idéia??

bouaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa idéia thumbsup.gif
Lex Luthor
QUOTE(regislop @ Jan 28 2006, 05:11 PM) *

Cara, tem alguma foto dessa canopla ???? Fiquei interessado !!!

Abraços... thumbsup.gif thumbsup.gif
Gasper
Alguem tem as fotos pra me enviar!!! Queria dar uma olhada pra ver se faço isso?????????? tongue.gif
mvlaran
Galera,

Essa falha foi resolvida em algum modelo do celta ? tenho um 04/05 vhc e queria fazer, mas sem as fotos não dá...

Alguem tem as fotos?

obrigado

Marcus
epardal
nohhhhh alguem arruma as fotos, ta dando que da imagem bloqueada
Blind-Guardian
Carai sou burro! nao entendi nada!

Onde fica as ARRUELAS PELO AMOR DE DEUS!!?!?!?!

ALGUEM COM FOTOS PODE MOSTRAR ONDE FICAE ONDE ENCAIXA E COMO ELAS FAZEM O MILAGRE DE EVITAR O ROUBO.

Grato! biggrin.gif
Sylvio
Imagens ?
apulschen
QUOTE(elismar @ Mar 1 2006, 03:41 PM) *
Carai sou burro! nao entendi nada!

Onde fica as ARRUELAS PELO AMOR DE DEUS!!?!?!?!

ALGUEM COM FOTOS PODE MOSTRAR ONDE FICAE ONDE ENCAIXA E COMO ELAS FAZEM O MILAGRE DE EVITAR O ROUBO.

Grato! biggrin.gif

Cara, após desmontar o trinco q fica na tampa do porta-malas (com chave torqx) vc tem acesso ao miolo da fechadura, peça cromada onde vc coloca a chave pelo lado de fora.
Então, é nesse miolo onde vão as arruelas.

Qual o objetivo? Se algum esperto tentar enfiar uma chave de fenda pelo lado de fora na parte da borracha, ele até pode conseguir, mas a arruela irá proteger a engrenagem no trinco, ou seja, o vândalo fura, mas não consegue destravar a tampa.

abs
epardal
muito bom esse faça voce mesmo, gastei 0.50 centavos nas arruelas e menos de 15 minutos para fazer o serviço completo.... mto bom mesmo
pliuplus
Se eu comprar aquele kit de destravar o porta-malas que vende no mercadolivre, vou puder usar este esquema de arruelas?
valeu
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-400...porta-malas-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-40262831-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-399...uito-barato-_JM
Lex Luthor
QUOTE(epardal @ Mar 1 2006, 07:00 PM) *
muito bom esse faça voce mesmo, gastei 0.50 centavos nas arruelas e menos de 15 minutos para fazer o serviço completo.... mto bom mesmo

Pois é, fui comprar as arruelas e a de 1/8' é minúscula, e até hoje ninguém soube falar aqui qual é a medida correta.... vou ter que desmontar lá na loja qualquer dia desses para pegar a medida. Comprei somente a arruela grande, que custou +- 1 real, e não serve para colocar sozinha, pois o buraco central é muito grande, precisa da outra para firmar melhor....

Abraços...
Anjinha
DERÓ OU NEON

AS IMAGENS NÃO ESTÃO ABRINDO!!

VCS PODERIAM VERIFICAR ISSO POIS AS IMAGENS FACILITAM DEMAIS O PROCESSO!!

BRIGADÃO!!

BJINHOS
Raphael Carvalho
eu verifiquei as imagens e elas nao estão abrindo pq as paginas devem ter sido retiradas do ar...

o problema q nao tenho essas imagens, para hospedar novamente... sad.gif
cachaça
Para a galera que ñ está conseguindo abrir as fotos
e só copiar o link, abrir uma nova janela e
jogar o link no endereço.

Há para que vc não precise ir e vir e so alterar o numero
das fotos na barra do endereço e pronto.

Valeu!
suke
kra sera q tinha como colocar de novo as fotos de como fazer eu não consigo ver elas =//!
TXX
Se alguém consehuir fazer, posta o tamanho das arruelas novamente, pois acho q não estão certas, pois a 1/8 é muito pequena.
Raphael Carvalho
ajeitei as fotos galera!!! thumbsup.gif
Patrick
BOA ESSA DIKA
thumbsup.gif
Lex Luthor
Ninguém ainda descobriu o mistério da arruela menor ???
AlvaroF1
QUOTE(Lex Luthor @ Mar 8 2006, 11:33 AM) *

Então, é meio difícil de encontrar. Uma arruela é a de 1 polegada mesmo e a outra é de [1 polegada e 1/8]. Certo?
kaledomar
BOm. comprei meu celta ontem.. n entendi mto bem o topico..
eh facil robar o celta pelo porta malas?? como fazer as paradas aee sem gastar mto??
epardal

QUOTE(AlvaroF1 @ Apr 6 2006, 05:08 PM) *

Então, é meio difícil de encontrar. Uma arruela é a de 1 polegada mesmo e a outra é de [1 polegada e 1/8]. Certo?

galera faz igual eu fiz, fui na loja com uma regua e fui medindo ate achar a certa.

A) Ferramentas necessárias: a)uma chave de fenda pequena, b)duas arruelas (de 2,5 e 3,00 cm no centro e que nao ultrapassem 5,5 cm por fora), c)uma chave sextavada nr tal (nao sei o nr pq a minha é do paraguai e nao tem numero) e d)fita isolante.

QUOTE(kaledomar @ Apr 7 2006, 04:58 PM) *
BOm. comprei meu celta ontem.. n entendi mto bem o topico..
eh facil robar o celta pelo porta malas?? como fazer as paradas aee sem gastar mto??

facim facim, qualquer chave de fenda normal consegue arrombar. agora para fazer a parada é so seguir os passos, comprar as duas arruelas e instalar na fechadura
Atento
uhFAIUAEhIAEUF eu também fui com uma régua medir... mas só achei a pequena, 2,5cm de centro e 5,5cm por fora... a grande só achei nessas medidas 3cm de centro e 7cm por fora... vou desgasgar a grande até chegar na medida de 5,5cm... mais um trabalho tongue.gif

Pessoal, só uma pergunta... comprei 2 arroelas de 2,5cm dentro e 5,5cm fora... não posso usar essas duas igual pra fazer o esquema? Não ficaria até mais seguro, pois a pancada pegaria nas 2 arroelas... de qualquer forma vou tentar aqui, pois acho mais interessante dessa forma...

EDIT: Bom pessoal, fiz com 2 arroelas do mesmo tamanho e deu certo! As medidas das arroelas que comprei são... 2,5cm de centro e 5,5cm por fora... enfim, ficou perfeito, agora quero ver esses vagabundos querer entrar no meu carro pelo porta malas... ainda vou colocar um sensor de alarme ali, caso algo falhe na hora...
mvsvinicius
Muito boa a idéia!!
É primeira vez o ladrão abriu o porta-mala no meu celtoso utilizava a chave de fenda enorme, putz, deixou amassado a lataria do lado da fechadura parecendo uma cratera enorme. O carro não tinha alarme...

Mas levou nada dentro do carro. Pensei que por quê não roubou nada? Tinha uma caixa selada de som pesada que ocupa toda a mala, portanto, ladrão não consegue nem entrar para dentro. Pois a caixa selada pesada quase pesa 1 tonelada...hehehe muita sorte isso... tongue.gif

Vou colocar as arruelas para que nunca aconteça...Mas instalei o alarme agora pouco.

Era isso que eu esperava, boa a informação...
scabeça
Opa! Muito simples de desmontar.. e montar.. Faça você mesmo filé!

Como não sabia os tamanhos corretos, comprei duas arruelas de 1 polegada e uma de 3/4,
A arruela 3/4 tive que alargar para entrar na fechadura, pedi para um torneiro e ficou bem justinha (filé),
a de uma 1 polegada, é conforme o indicado aqui no tópico.
Juntei as arruela com fita isolante e pronto! está lá um proteção para evitar o roubo (eu acho..kaka)

Agora so uma pergunta.. alguem sabe como faço para proteger as portas?!..kkakaka.

Valeu do CC.

Abraço

biggrin.gif biggrin.gif coolio.gif coolio.gif thumbsup.gif thumbsup.gif
Fernando P.
Otimo topico, comprei o carro na terça passada e ja fiz isso hoje, muito facil e rapido!
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.