Amigos, o meu celta 2001 estava com a caixa de bateria oxidada (podre, pra sem mais específico. Tomei algumas informações e resolvi reformá-la com fibra de vidro e resina. Achei que valia a pena, afinal, gastaria em torno de 35 reais, contra uns 80 a 100 pra mandar num funileiro. Até porque é um local escondido e que não chama atençaõ nenhuma.
vocês vão precisar:
Um local BEM VENTILADO. A resina tem um cheiro muito forte. Aconselho o uso de máscara de proteção. Se o local fou muuiito arejado, aí não precisa, mas caso contrário é fortemente recomendado.
Chave 13mm
Chave 10mm
Chave Philips
Alicate, de preferência de corte
Lima (isso mesmo)
Trapos
TF7 (é um antiferrugem, que transforma a ferrugem em base pra pintura).
Pra fazer a fibra:
Manta de fibra de vidro;
Resina escura;
Catalisador;
Luvas de Borracha;
Pincel largo (2" ou 2,5")
Vasilha pra misturar tudo (usei um pote de sorvete de 2l velho, depois tive que jogar fora)
Paciência.
Se quiserem pintar;
Spray da cor do seu carro... mas sem muito compromisso. não precisa ficar religiosamente igual à cor do carro, é uma região escondida...
Sequência:
1- tirem a bateria.
Pra isso precisam tirar os parafusos phillips que prendem o acabamento sobre a bateria. Eu aproveitei e tirei o acabamento do outro lado e também a capa que fica sobre a caixa de ar. Só que pra isso precisei tirar as hastes dos limpadores do para-brisas.
Dentro da caixa de ar eu encontrei um plástico de prego que tinha sido sugado pra lá. Se quiserem , comprem um filtro de cabine pra colocar lá. Eu não comprei, mas já que vão mexer com isso, vale a pena.

2- comecem a preparar a superfície:
agora não tem jeito, já que a bateria está fora e o buraco está lá, é hora de agir. Recortem com um alicate de corte ou uma tesoura de funileiro a parte podre, até que fique um buraco mais apresentável.
Usem a lima pra desbastar o mais grosso e depois disso limpem bem a superfície. É comum ficar oxidado uma região maior do que é sensato cortar, então não se preocupem com isso agora.

Usem o tal TF7 pra pintar a parte enferrujada. esse produto transforma a ferrugem em base pra pintura, sem lixar nem nada... custa baratinho e vale a pena. Mas não esqueçam de ler as isntruções. Nada de umidade nem pó na região.
Passa-se este produto em duas demãos com tempo entre 30 minutos e uma hora entre elas. Depois é só aguardar 2 horas pra ele reagir.

3- Agora é fazer a fibra.
Cortem a manta em vários pedaços com o tamanho de um maço de cigarros aproximadamente. quanto mais melhor, haja visto que á um buraco aí.
coloquem um plástico (usei uma tampa do pote de sorvete) colada com fita crepe em baixo do buraco.
Coloquem os pedaços de manta sobre a tampa.
Coloquem a resina no pote de sorvete e pinguem o catalisador... Pra meio litro de resina eu usei uma 50 gotas de catalisador.
Misturem com pincel e não esqueçam das luvas. não queiram ver o resultado dessa resina colando nas suas mãos.
Quanto mais catalisador vcs pingarem na resina, mais rápido seca...
Passem a resina sobre a manta já colocada no buraco...
Passem mais resina....
E mais resina...

4- Depois de seco vcs podem passar mais um pouquinho de resina só pra dar acabamento, mas aí coloquem pouco catalisador pois quanto mais demorar pra secar, mais lisa fica a superfície. Eu não fiz isso..

5- Pintem se quiserem da cor do carro ou uma parecida
6- Façam um furo pra prender a garra que prendia a bateria, se precisar.
7- Montem tudo de novo...
não esqueçam de recolocar as arruelinhas de pressão embaixo da porca que prendo os limpadores do pára-brisas. o torque nessas porcae é de 11 Nm ou 1,1 kgfm. não apertem demais. pouca força já será muito ai... o mais importante são as arruelinhas de pressão.
8- Vai feder um pouco, por uns dias inclusive. Mas passa...
Dá pra usar em qualquer carro com esta concepção de caixa de baterias: Celta, Gol, Corsa, etc...
Agradecimento especial pro membro LALO daqui de Curitiba. Ele postou uma ótima resposta em um tópico que eu abri sobre isso e sua ajuda foi de grande valia pra ter o trabalho pronto.
Se quiserem, vejam o tópico:
http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=72927
Qualquer dúvida, escrevam aí...
Aquele Abraço!!!