lfbslfbs
Jul 28 2005, 03:46 PM
Vai um tutorial de como trocar a cor do seu painel com LEDs.
Esse é o soquete com a lâmpada pinguinho que vende em autopeças:

Para desmontar, libere as travinhas laterais e puxe os conectores, junto com a lâmpada:

Lâmpada, conectores e soquete separados:

Faça um orifício no fundo do soquete para passar o resistor. Essa foi a melhor forma que encontrei:

Deve ficar assim:

LED de 5mm lixado com lixa de unha para espalhar a luz (eliminar o foco) soldado o polo + (mais comprido) no resistor específico. Deixe exatamente assim:

Isolante que geralmente vem com o kit de LEDs. Pode ser canudo ou fita isolante mesmo:

Solde o fio livre do LED em um conector e encaixe-o no soquete, passando o fio do resistor pelo orifício feito previamente:

Encaixe o conector do outro lado e solde o fio do resistor nele:

Pronto... Só trocar o soquete original por este:

Teste sempre após tudo pronto numa fonte de 12V e, quando for instalar, inverta as polaridades se não funcionar de primeira. Os carros mais novos da GM, Celta, Astra, Vectra, Novo Corsa, Montana, etc utilizam esse mesmo soquete, apesar de o formato do fundo variar entre esse e um sextavado. O que importa são os conectores. Postem aqui carros de outras marcas que também usem este soquete.
Espero ajudar bastante gente... Aguardo comentários...
Um abraço,
Leonardo Ferrari
cfilth
Jul 28 2005, 03:57 PM
soh prescisa arrumar os links das imgs
Fluid
Jul 28 2005, 04:08 PM
isso mesmo! pq to loco pra tira essa maldita lampada e nao sei como! hahaha
mmena
Jul 28 2005, 04:13 PM
Arruma os links ae pra gente, pq esse tutoria eh de mto interesse....
Tapioca
Jul 28 2005, 04:34 PM
Eu troquei mas nao usei nada de soquete nem bla bla bla, só tirei a luizinha original, peguei os fios negativo e positivo e soldei nos terminais metalicos os fios ligando. Liguei 2 LEDs em série e mais um resistor de 470 Ohms e ta la até hoje, uns 6 meis perfeitim, os leds eu fixei na parte de plastico branca atras do painel com cola quente e é isso, (na verdade ficou o foco do led no meio e tal, mas até que nao ficou ruim nao, fico parecendo uma meia lua) e tudo azullllll... vo ver se posto fotos.
Fluid
Jul 28 2005, 04:39 PM
to achando q vo tenta faze uma loucura dessas! mas nao queria solda nada na placa ooriginal, por isso quero pegao soquete e usa ele pra solda os fios!
hendrix
Jul 28 2005, 06:31 PM
eu fiz exatamente assim, fico muito bom
JeanMarcos
Jul 28 2005, 07:20 PM
Arruma as imagens aí. Esse tutorial vai bastante útil.
JeanMarcos
Jul 28 2005, 07:55 PM
QUOTE(JeanMarcos @ Jul 28 2005, 07:20 PM)
Arruma as imagens aí. Esse tutorial vai bastante útil.
Retificando:Tá funcionando legal é que abri pelo post errado. Valeu.
lfbslfbs
Jul 28 2005, 08:51 PM
Ainda tá sem abrir as imagens??
Aqui tá abrindo beleza...
Abraços,
Leonardo Ferrari
alhabib
Jul 28 2005, 09:44 PM
que tipo de led é esse dai? Uma duvida, as pernas do led e do resitor, uma é ligada numa trava e a outra na outra?
lfbslfbs
Jul 28 2005, 10:19 PM
QUOTE(zumbr @ Jul 28 2005, 09:44 PM)
que tipo de led é esse dai? Uma duvida, as pernas do led e do resitor, uma é ligada numa trava e a outra na outra?
LED normal de 5mm de 15000 MCD.
Cada perna liga em uma trava/conector. Tenta de um lado, se não acender, vira 180º e tenta de novo.
qq duvida deixa msg.
Leonardo Ferrari
Tapioca
Jul 28 2005, 10:22 PM
QUOTE(Fluid @ Jul 28 2005, 04:39 PM)
to achando q vo tenta faze uma loucura dessas! mas nao queria solda nada na placa ooriginal, por isso quero pegao soquete e usa ele pra solda os fios!
Eu não soldei na placa original, eu soldei no soquete mesmo, tirei a lampadinha (ficou sem uso) e coloquei no soquete nada de grudar na placa sou descordenado hauhauhauhauhau
apulschen
Jul 29 2005, 08:11 AM
Tá cada vez melhor esse faça vc mesmo.
Tenhos 2 questões:
1. qual a cor do led, branca ou vermelha?Brilho normal ou intenso?
2. tenho um VHC super, meu painel é na cor verde e pelo visto iluminado por baixo. Tem como alterar a cor dele pro vermelho ou isso só funciona nos Celta com painel simples?
Abrs
Alex Fini
Jul 29 2005, 09:35 AM
Cara como vc conseguiu uma boa iluminação com 1 led apenas?
No meu painel coloquei 8 e ainda acho um pouco escuro!!!

Ainda não acabei preciso mudar o painel do ar que falta alguns leds e os relogios da coluna..
Não alterei nada no painel, é tudo reversivel, se quiser é só voltar como ela antes!
cfilth
Jul 29 2005, 10:07 AM
QUOTE(Alex Fini @ Jul 29 2005, 10:35 AM)
Cara como vc conseguiu uma boa iluminação com 1 led apenas?
No meu painel coloquei 8 e ainda acho um pouco escuro!!!
Ainda não acabei preciso mudar o painel do ar que falta alguns leds e os relogios da coluna..
Não alterei nada no painel, é tudo reversivel, se quiser é só voltar como ela antes!
Caraca mano.. 8 leds.. ahuahuahu mais tb eh q seu painel eh preto.. o meu eh com fundo branco.. to com um soh.. colado no meio.. sem usar o sokete original... colado mesmo no meio.. soh isolei os fio e ja eras... No painel com fundo branco ele fica mo chamativo nao gostei nao.. prefiro q nem o seu com fundo preto.. mais discreto e bonito... quero mesmo eh mais p frente comprar um painel com conta giros e ai coloco leds tb... naquele acho q vo ter q por uns 4 p fica legal...
O unico defeito q fico no meu.. colocando um led soh eh q a parte do mostrador digital fico meio escura.. mais mo trampo abrir tdo d novo e o painel do meio nao fiz ainda tb... eheheh esse sim eh trampo.. pois -lembro d qdo abri p pintar de prata.. os botões do ar.. mo saco vo dexa p qdo por o painel com RPM
Sobre o tutorial ae.. parabens.. a parte do led ta bem explicado... porem o mais complicado eh a montagem e desmontagem do painel p quem não tem as manhãs... pode usar esse junto com o q temos no faça vc mesmo q mostra a parte de desmontagem do painel...
zeack
Jul 29 2005, 10:56 AM
hehehe.. esse assunto não se esgota! também pudera.. eu, pelo menos, adoro!
Pow, dá pra virar um ninja em instalação de Leds no painel (e em qq lugar!) lendo todos os tópicos que já estão aí... é só ter paciência...
Parabéns pelo tuts.. tá muito bem feito cara!
Abraço;
Beto..
lfbslfbs
Jul 29 2005, 11:28 AM
Existem LEDs de várias potências. Se vc precisou usar mais do que o normal, então está usando LEDs fracos... na minha Montana Sport, que o fundo é branco, usei apenas 3 LEDs de 15000 MCD no painel e um igual no hodômetro. Tudo através desse esquema do soquete e nos locais originais... Ficou bem azul mesmo, vou tirar umas fotos e postar aqui pra vcs verem...
Abraços,
Leonardo Ferrari
Tapioca
Jul 29 2005, 11:32 AM
o meu é o do fundo branco e usei dois leds de alto brilho, um no lugar original e o outro no meio do painel, e fico nada escuro, ja pensei em tirar o do meio pra ver como fica, pra tirar o foco, mas da uma preguiça tao grande abrir tudo de novo, no console do ar eu coloquei tb, no lugar original fico belezinha belezinha, seguindo os passos do faça voce mesmo que tem pro console.
CelTuner
Jul 30 2005, 11:13 AM
Esses LEDs de 15.000 mcd são difíceis de achar, aki em Porto Alegre. O meu painel, eu fiz faz quase 1 ano, com LEDs de 10.000 mcd. Usei 4: 1 no lugar orig, 1 em baixo à esq, 1 em baixo à dir e 1 apontando pro LCD. Ficou uma beleza. Detalhe importante: botei papel alumínio no fundo do painel pra luz refletir e ficar uniforme. Fiz o painel central só com 1 no lugar original e no contagiros tive de meter 3 e mesmo assim não ficou o bixo.
Carlão Turbomaniac
Jul 30 2005, 03:35 PM
belo tópico, mudarei para a seção de tutoriais!!!!
washington_luiz
Jul 30 2005, 05:42 PM
file d+
eph2
Aug 1 2005, 10:00 AM
Show de bola o tópico.. realmente é uma boa alternativa.. mas acho q mesmo sendo com 1 led dos MAIS potentes, um apenas vai ficar fraco no meu antigo painel eu usei 3 leds, 2 pro painel e 1 pro LCD e tinha ficado legal... esse do LCD eu soh coloquei pq na época eu inverti ele e achei q seria necessário, mas acho q naum precisaria naum.....
Mas a idéia é boa.. perde menos ainda a originalidade do carro
Wil Gru
Aug 3 2005, 04:48 PM
Por favor galera, onde encontro esses LED´s aqui na Região da Grande São Paulo (moro em Guarulhos). Procurei em várias casas e nada!!!
Quem souber, por favor me deêm um toque...
Martt
Aug 12 2005, 07:51 AM
Perfeito!
Mas aonde será que eu arranjo esse soquete p/ não furar o original pois tenho pena...
Fluid
Aug 14 2005, 12:42 PM
alguem q fez tem foto do painel ja montado???
Wil Gru
Aug 14 2005, 05:28 PM
Galera, comprei os LEDS de 15000MCD pelo mercado livre

, eles vão chegar lá pelo fim da próxima semana. Assim que instalar vou postar as fotos aqui...
Abraços!!!
mmena
Aug 16 2005, 09:02 AM
Alguem q colocou mais de um led para iluminar o painel, pode postar as fotos para ver como ficou a instalação ?????
André OUTLAW
Aug 16 2005, 02:40 PM
Ai... fui fazer assa porra e me fudi... quebrei o acrilico do painel... haaaaaaaaa...

fiquei puto!

!!!!!!
ALGUEM PELAMORDEDEUS SABE ONDE ARRUMO ESSE ACRÍLICO EM CAMPINAS??? NA DAHRUJ ME PEDIRAR 170,00 HAAAAAAAAA

PODE SER USADO!!!!!
Abraço galera....
Wil Gru
Aug 18 2005, 05:42 AM
Consegui galera...

coloquei as lâmpadas de acordo com o tutorial (muito bom diga-se de passagem) ... pena o display ter ficado um pouco apagado... mas a iluminação azul é show de bola...

Clique na imagem para ampliá-la

apulschen
Aug 18 2005, 08:37 AM
QUOTE(Wil Gru @ Aug 18 2005, 05:42 AM)
Consegui galera...

coloquei as lâmpadas de acordo com o tutorial (muito bom diga-se de passagem) ... pena o display ter ficado um pouco apagado... mas a iluminação azul é show de bola...
Pô ficou legal. Qual era a cor original do seu painel?
Estou querendo fazer isso no meu só q deixar vermelho.
O meu é verde, apesar de visualmente ser mais nítido do q o vermelho (igual ao Celta Super 2002) q tive), é mais feio. E descasa do som q vc coloca.
O duro é q vc "perdeu" a faixa vermelha do rpm. hehe
abs
Wil Gru
Aug 18 2005, 10:54 AM
QUOTE(apulschen @ Aug 18 2005, 08:37 AM)
Pô ficou legal. Qual era a cor original do seu painel?
Estou querendo fazer isso no meu só q deixar vermelho.
O meu é verde, apesar de visualmente ser mais nítido do q o vermelho (igual ao Celta Super 2002) q tive), é mais feio. E descasa do som q vc coloca.
O duro é q vc "perdeu" a faixa vermelha do rpm. hehe
abs
Pois é meu, a faixa vermelha foi pro brejo...

pior foi no painél de ar que ficou todo azul e não sei mais qual é o
frio e qual é o
quente 
. A cor original é aquele branco, a foto antiga tá aí embaixo. Quanto a vc colocar um led vermelho... acho que é só procurar no mercado livre que vc encontra. Importante: Compra com mais de 12000 MCD se não não vai iluminar nada

.

Fluid
Aug 18 2005, 10:54 AM
meu.. gostei disso!
vo faze no meu qto antes! hehe so vo t q coloca mais um led pra ilumina o display ali!
apulschen
Aug 18 2005, 12:45 PM
QUOTE(Wil Gru @ Aug 18 2005, 10:54 AM)
Importante: Compra com mais de 12000 MCD se não não vai iluminar nada

.
Esse 12000 MCD é a referência do led??
Outra coisa, o seu painel era branco?? O meu é verde. Será que existe uma capa interna q deixa ele verde? Vc sabe explicar melhor? Pq se for a máscara verde eu acho q não vai rolar de fazer.
abs
M4rK1nH0s
Aug 18 2005, 02:11 PM
A lampanda comum que vem no carro eh amarela ou branca ? Eu queria transformar pra uma luz pranca o que faço ?
Tanto o painel quanto o velocimetro...
Wil Gru
Aug 18 2005, 03:41 PM
QUOTE(apulschen @ Aug 18 2005, 12:45 PM)
Esse 12000 MCD é a referência do led??
Outra coisa, o seu painel era branco?? O meu é verde. Será que existe uma capa interna q deixa ele verde? Vc sabe explicar melhor? Pq se for a máscara verde eu acho q não vai rolar de fazer.
abs
QUOTE(M4rK1nH0s @ Aug 18 2005, 02:11 PM)
A lampanda comum que vem no carro eh amarela ou branca ? Eu queria transformar pra uma luz pranca o que faço ?
Tanto o painel quanto o velocimetro...
Vamos lá... a máscara realmente não rola, vai ficar cheio de manchas. A lãmpada que vem no carro e uma lâmpada incandescente ( amarela ). Para transformar em branco, eu acho que vc tem que comprar um led branco porém ele pode não ficar totalmente branco por causa do material dos números.
MCD é a unidade que controla os leds, entrem no mercado livre e procurem por neon ou leds, os vendedores esclarecem direitinho... VALEU!!!
apulschen
Aug 18 2005, 08:47 PM
QUOTE(Wil Gru @ Aug 18 2005, 03:41 PM)
Vamos lá... a máscara realmente não rola, vai ficar cheio de manchas. A lãmpada que vem no carro e uma lâmpada incandescente ( amarela ). Para transformar em branco, eu acho que vc tem que comprar um led branco porém ele pode não ficar totalmente branco por causa do material dos números.
Cara, ainda não entendi, se a lâmpada é amarela como é q o meu painel ilumina verde e na faixa do RPM vermelho? Que componente ou o que dá essa cor? Esclarece aí, pois eu nunca abri o meu painel.
abs
Alvaro_neves
Aug 19 2005, 12:52 PM
O meu ta assim o:

Eu botei 3 leds: 1 em baixo d cada ponteiro (pontando p cima)e 1 apontando p lcd (+ so da p ver o combustivel). a doidera maior e q soldei na placa mesmo

vamo ver se quando for botar o original vai dar p lixar tudo direitinho.
Wil Gru
Aug 20 2005, 07:55 AM
QUOTE(apulschen @ Aug 18 2005, 08:47 PM)
Cara, ainda não entendi, se a lâmpada é amarela como é q o meu painel ilumina verde e na faixa do RPM vermelho? Que componente ou o que dá essa cor? Esclarece aí, pois eu nunca abri o meu painel.
abs
O mostrador...
Badgit
Aug 20 2005, 08:15 PM

Tentei fazer como no tutorial mas ficava um cantinho só iluminado... Então desmontei o bicho todinho e parti pra ignorância, o que me consumiu uma tarde inteira!!! Peguei a carcaça branca, aquela onde ficam as presilhas do LCD e colei alguns pedaços de fita dupla face. Em seguida, coloquei um pedaço de papel alumínio para melhorar a luminosidade. Colei 2 leds no velocímetro e 1 abaixo do odômetro. Aproveitando inverti o polarizador do LCD e sinceramente... Deu mais trabalho que colocar so leds no painel... Soldei um fio paralelo (daqueles preto e vermelho) no local da lâmpadazinha original e soldei no 3 leds com resistores. FICOU SHOW... Assim que tiver as fotos, irei postá-las...
Wil Gru
Aug 21 2005, 09:36 AM
QUOTE(Badgit @ Aug 20 2005, 08:15 PM)

Tentei fazer como no tutorial mas ficava um cantinho só iluminado... Então desmontei o bicho todinho e parti pra ignorância, o que me consumiu uma tarde inteira!!! Peguei a carcaça branca, aquela onde ficam as presilhas do LCD e colei alguns pedaços de fita dupla face. Em seguida, coloquei um pedaço de papel alumínio para melhorar a luminosidade. Colei 2 leds no velocímetro e 1 abaixo do odômetro. Aproveitando inverti o polarizador do LCD e sinceramente... Deu mais trabalho que colocar so leds no painel... Soldei um fio paralelo (daqueles preto e vermelho) no local da lâmpadazinha original e soldei no 3 leds com resistores. FICOU SHOW... Assim que tiver as fotos, irei postá-las...
Boa idéia...

vou fazer isso hj (papel alumínio + inversão LCD+resistor mais leve) ... amanhã vejo se tenho o resultado...
apulschen
Aug 22 2005, 07:06 AM
QUOTE(Alvaro_neves @ Aug 19 2005, 12:52 PM)
O meu ta assim o:
Eu botei 3 leds: 1 em baixo d cada ponteiro (pontando p cima)e 1 apontando p lcd (+ so da p ver o combustivel). a doidera maior e q soldei na placa mesmo

vamo ver se quando for botar o original vai dar p lixar tudo direitinho.
Pergunta.
Embaixo de cada ponteiro existe um espaço para colocar os leds?
Ainda não entendi direito o posicionamento dos leds. Mas estava a fim de deixar o painel do meu Celta igual ao do Gol GIII, iluminação com fundo azul e ponteiros vermelhos e aí combina mais com o meu som.
abs
alhabib
Aug 26 2005, 08:34 PM
qual seria a melhor cor do led pra colocar no painel?
Eu vi Azul, Branco, Laranja, Ambar, RGB, UV, Verde e Vermelho, todos de 5mm e de alto brilho.
To na duvida de qual bota pra nao apagar os numeros nem a escala de cor da temperatura do ar condicionado.
qual cor cai bem ali?
|Augusto|
Aug 26 2005, 10:17 PM
Sou novo no cc e queria parabeniza o site e o forum... e esse tutorial q ta me inspirando a muda a cor do painel... mas tenho algumas duvidas... tenho o painel com conta girus e pelo q falaram vou ter q por mais leds para num ficar com sombras... mas ai q surgem as duvidas pq no tutorial foi feito apenas com um led, e como vou por mais queria sabe se tenho q ligar em serie ou em paralelo e se a resistencia dos leds vai influir de modo q eu tenha q trocar a resistencia q tenho q soldar no soquete... a tava pensando em colocar logo 10 leds... sera q eh mto?
Desde jah obrigado...
Badgit
Aug 26 2005, 11:39 PM
QUOTE(Badgit @ Aug 20 2005, 08:15 PM)

Não sei se vcs já viram aqueles tutoriais de angel eyes com barras de acrílico que é feito em casa? Pois é, abri de novo o meu painel (To ficando craque

e feito um arco de acrílico indo do 0 até 200, furei o tal e coloquei os leds, sem esquecer de frizar todo o arco no lado que ficaria virado para o lado do papel alumínio... Aproveitando um pedacinho do acrílico, coloquei uma lasca de uns 4/5 cm da barra e fiz o processo, só não arqueei a tirinha... Olha como ficou:
Foto do painel
apulschen
Aug 29 2005, 07:22 AM
QUOTE(Badgit @ Aug 26 2005, 11:39 PM)
Não sei se vcs já viram aqueles tutoriais de angel eyes com barras de acrílico que é feito em casa? Pois é, abri de novo o meu painel (To ficando craque

e feito um arco de acrílico indo do 0 até 200, furei o tal e coloquei os leds, sem esquecer de frizar todo o arco no lado que ficaria virado para o lado do papel alumínio... Aproveitando um pedacinho do acrílico, coloquei uma lasca de uns 4/5 cm da barra e fiz o processo, só não arqueei a tirinha... Olha como ficou:
Cara, dá um help. O meu painel tem conta-giros. É verde e na área do conta-giros é vermelha. Pergunta. O q dá essa coloração ao meu painel? São as luzes internas na cor verde ou existe alguma máscara de plástico colocada na cor verde? Outra questão, eu tenho q desmontar os ponteiros do painel ou apenas retirá-lo e colocar os soquetes com os leds?
abs
lfbslfbs
Sep 2 2005, 03:25 PM
EI!, não precisa nada disso... é só lixar os leds até ficar como coloquei nas fotos... faz difundir melhor a luz, tira o foco...
Um abraço,
Leonardo Ferrari
Wil Gru
Sep 4 2005, 11:04 AM
QUOTE(lfbslfbs @ Sep 2 2005, 03:25 PM)
EI!, não precisa nada disso... é só lixar os leds até ficar como coloquei nas fotos... faz difundir melhor a luz, tira o foco...
Um abraço,
Leonardo Ferrari
É isso aí, eu lixei bem e a difusão de luz ficou perfeita.
Parabéns pelo Tópico!!!!
Mudei algumas coisas no meu painél, na semana que vem eu posto as fotos!!!
CRYSTIANO
Sep 4 2005, 02:34 PM
QUOTE(Badgit @ Aug 20 2005, 09:15 PM)

o BADGIT, faz um tutorial pra gente do jeito que vc fez.
eu coloquei o led do primeiro tutorial, ficou bom, mas ficaria melhro com mais uns 2 leds, porem nao consigo abrir a placa onde estao fixados os soquetes, fiquei com medo de forçar e quebrar alguma coisa. como é que faz para tirar essa parte? tirei as travinhas, e tem as duas presilhas que ficam no meio da placa, mas ainda assim, havia alguma coisa segurando a peça??????
valeu
harlei
Sep 10 2005, 10:08 AM
bahh legal esse topico mas eu gostaria de saber se tem como deixar os pontinhos vermelhos que tem no velocimetro..
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.