Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Faça Vc Mesmo: Acabamento em Tecido das Portas
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Faça você mesmo.
Páginas: 1, 2
dzuqui
Salve.

Mais um quase-tutorial de como colocar o acabamento em tecido nas portas. Quase porque não fiz sozinho todas as etapas, mas acredito que conseguiria. Não é tão difícil.

Como fui a 3 tapeçarias para autos e nenhuma queria fazer o serviço vamos ao faça vc mesmo.

Isso é para tentar deixar o celtinha menos cinza, mais “confortável” e ficar mais bonito (e ficou mesmo!).

OBS: não está tão na sequência pq não fiz tudo, mas dá para ver bem.

Primeiramente, o resultado.

Antes

Depois. Ficou perfeito. Comparando com o Prisma completão do meu irmão ficou mto igual.

Como foi feito:

Quando trabalhei com a fibra, fiquei pensando em como encaixar um suporte na porta do Celta, que já tem o espaço próprio para isso. Pensei algumas horas em como fazer de uma maneira fácil e acessível e passei por esses materiais:

- Massa Plástica (até fiz a base de uma porta, mas ficou quebradiça. Iria lixar depois e tal. Tinha mais de 90% de chance de dar errado – “suspeitei desde o princípio!”...rs)
- Fibra de vidro: tentaria em último caso, caso não encontrasse um material mais fácil.
- plástico: iria fazer um molde em papel e colocar sobre uma placa de plástico e entortar com o secador. Mas não encontrei um plástico que atendesse. Nem procurei muito tb.
- acetato: acho que é um tipo de plástico, mas não encontrei.
- resina plástica: tb não fui atrás.
- alguma borracha dura: ???
- metais: aqui que o negócio foi para frente. Tem que ser um metal que não oxide e que seja fácil de moldar e, ao mesmo tempo, fique firme. Passei por esses:
- chapa de alumínio: o problema aqui foi encontrar alguém que tivesse retalhos, pois nas 3 lojas que fui só vendia a chapa toda, 2,00m x 1,00m, e, com uns 0,7mm de espessura custava uns R$67,00. Inviável. Mas deve funcionar bem, só não sei bem a espessura melhor.
- inox: também é caro e não encontrei do jeito que queria.
- aço galvanizado (calha): perfeito! Barato, moldável e firme. Só não é nada legal vc dizer que colocou calha no carro (ninguém precisa saber). Hhahahhahahah

MODO ERRADO DE SE FAZER (para vcs evitarem):

Com o molde de massa que fiz fui em busca dos materiais. Alguns litros de álcool depois cheguei na calha. A partir dele fiz o meu pedaço de calha:

Porta do motorista. Bordas da lata dobradas.

Adivinhem o valor??? 5 cada uma. 10 pilas no total.

Como para dar acabamento não quis fazer besteira, paguei 70 conto para o cara fazer o serviço. Meio carinho, mas em uma outra tapeçaria cobraram 40 conto apenas para colarem o material na lata. O de 70 ainda mexia com acabamento em aeronáutica, então....

Resultado: XUNNING TOTAL. Começou que, quando fui buscar o carro, falaram a pior coisa que alguém gostaria de ouvir. “É, fizemos o possível”. Pensei, putz, que mer**. Como queria uma coisa interna, queria que ficasse bem feita. Nada que aparentasse que eu mesmo tivesse feito. Não gostei nada do serviço, fui bem chato nessa parte. Não queria nada mal acabado. Não parece muito na foto.

O tecido ficou um pouco frouxo em alguns lugares (enrugado); essas presilhas, na parte de trás, ficaram um pouco evidentes; ficou um vão entre o acabamento e a porta; a lata não ficou bem dobrada em cima, o que tb ocasionou o vão. Enfim, horrível.

ERROS:

- fazer a lata com o molde da massa. A massa não estava completando o espaço interno todo, então não cobriu todo o buraco. Mas foi de propósito, pq achei que o tecido + espuma completaria, entretanto, na dobra, do tecido nas laterais da lata fica muito baixo. Não dá um volume legal.

- não dobrar bem na parte de cima da lata para encaixar na porta. Abaixo mostrarei como dobrar. Tente encaixar o melhor possível.

- colocar essa presilha inteira. Essa presilha prende as partes de plástico do carro. Essas acho que são do Gol. Não coloque a lata entre as duas partes achatadas dela, senão aparecerá no acabamento. A parte achatada do lado de fora deve ser cortado com alguma coisa quente e passada a lixa, ou fazer tudo isso no esmeril. Vê onde eu seguro o pino, essa é a parte que prende. Mais para cima tem o primeiro chapeuzinho, depois um pedacinho de plástico, e depois outro chapeuzinho. A lata ficou presa entre esses dois chapeuzinhos. Na hora de tirar, o chapeuzinho de fora quebrou e ficou na lata, sobrando esse pininho, que também deve ser aparado. O que restará então para um bom acabamento é apenas o chapéu de baixo, que ficará como um prego, prendendo a lata na lateral da porta, onde serão feitos buracos.

- as bordas da lata foram dobradas. Vide fotos acima. NÃO FAÇAM ISSO, torna um ajuste mais difícil e as laterais ficam com um acabamento mais gordinho.

Depois do serviço, recomecei.

MANEIRA CERTA DE SE FAZER:

Materiais para o molde:
Cartolina, fita dupla-face e tesoura.

=> Faça com muita atenção e dedicação o molde. Ele é fundamental para dar certo, como viram.

Coloque a dupla-face onde achar melhor para fazer o molde, verificando que deve ser colocada em toda a parte irregular para depois ficar com essa forma. Eu coloquei como na foto.

Corte um retângulo de cartolina, verificando que toda a parte reta cubra essa parte de cima. Veja que para mim, no canto superior direito, não cobri totalmente. Na hora do corte da lata prestei atenção a isso.

Atenção: deixe bem rente ao plástico das bordas. Isso vale para todos os lados.

Corte pedaços menores da cartolina se verificar que não dá para trabalhar bem. Cortei para conseguir dobrar e alcançar a dupla-face. O encosto do braço impedia um pouco.

Prenda bem na dupla-face e faça um risco de lápis nas laterais que serão cortadas.

Depois recorte e encaixe novamente com a dupla-face que já está nela (no papel ou no plástico). Quando encaixar, force com as unhas as laterais e verá que ainda dobra um pouco o papel. Retire e corte mais alguns milímetros. Vá colocando e tirando até verificar que encaixa perfeitamente.

Dica: se guie pela parte reta de cima e pela parte de trás. Isso porque em cima não haverá erro, pois a cartolina já é reta.

Dica 2: esse desenho da porta, apenar de ter uma ondulação, é um trapézio. Ou seja, todas suas laterais são retas. Não há curvas. Então, quando for fazer um ajuste mais fino, utilize régua e um estilete.

Na verdade, as laterais no molde podem ser UM POUQUINHO menores que no encaixe exato. Isso para dar UMA PEQUENA FOLGA.

=> é necessário apenas UM molde. As portas são iguais, o que muda é o lado que serão torcidas as latas.

METAL:

Vá a uma loja que faz calhas e peça duas peças do tamanho do molde, e que as laterais fiquem BEM retas. Na tesoura o cara consegue deixar reta. Não peçam para dobrar as bordas.

PARA ENTORTAR:

Eu mesmo fiz. Tenho mais paciência e cuidado que o cara da loja, afinal o carro é meu. Fiz em cerca de 1 hora no local mesmo. Se quiser, peça para ele fazer BEM FEITO ou vc mesmo solicite para utilizar um cano de metal travado na própria oficina:

Vá entortando na forma da porta. Entorte um pouco com as duas mãos e vá ao carro experimentar. A parte que eu acho mais crucial que fique bem é a parte reta de cima, que onde está evidenciado nessa foto. Entorte bem e tenha bastante cuidado, afinal será necessário para um bom acabamento.

Dica: como as bordas ficarão sem a dobra e um pouco cortante (não cortei a mão; não fica muito cortante) proteja o encosto do braço e um pouco da lateral de plástico do carro com fita crepe, pois a lata encostará nela e riscará no encaixa-desencaixa.

Obs: dobrei o que consegui. Não consegui dobrar perfeitamente até encaixar certinho. Acho que nem dê. Não bati mais fotos, desculpem. Na dobra, ficou muito parecido com as latas do início, que deram errado. Então dá para ter uma noção. Só me detive mais para a parte de cima, onde o acabamento mais aparece. Ela ficará bem presa com as presilhas.

TECIDO

Faça uma busca em sua cidade. Encontrei facilmente aqui (graças a Deus). Caso não encontre, a tapeçaria aí deve encomendar para vc. Ela me disse que a GM, diferentemente de outras, libera os tecidos utilizados, mesmo de carros mais recentes (meu é 08/09). Valor de 28 o metro. Comprei 1/2 metro (o mínimo) e deu para encobrir duas vezes facilmente. 14 reais.

Já vem com espuma. Parece grosso mas não é muito. Deve ter 0,5 cm????

COMO PRENDER

Como disse é um quase-tutorial, pq essa parte o cara que fez.

É assim. Foram colocadas 8 presilhas de cada lado. Ficou bem firme, pois com certeza não tirarei.

1) Fure a lata em 6 ou 8 buracos por onde passarão as presilhas. Não sei o tamanho da broca nem nada, pois não fui eu quem fiz e tb varia conforme a presilha.

2) Fure a porta do carro nos mesmos lugares, respeitando o tamanho do buraco que fixará bem.

3) Coloque as presilhas, sem aquela cabecinha de fora. Tire bem tirado, pois quanto mais liso ficar melhor. Influenciará no acabamento.

4) Passe cola spray e cole o tecido por cima das presilhas. Faça um bom acabamento.

5) Fixe na porta e pronto!

Porta com os 8 furos.

Primeira lata que deu errado, com as 8 presilhas. Depois de presa a lata na porta, não a retire, pois essas travas travam muito bem, e, ao retirar, com certeza entortará.

Finalizando:

Não sei se deixo as coisa mais complicadas, mas procuro explicar bem. Não é nada complicado. Vc mesmo pode fazer gastando pouco mais de 30 reais.

Eu faria (fiz):

- faça o molde em cartolina e peça para o cara cortar as latas.
- dobre vc mesmo as latas, ou peça para o cara achar que ele tem paciência.
- pesquise um tapeceiro e veja os valores. Passe a bucha para ele: dobrar mais um pouco, fazer um bom acabamento, prender bem. DEIXE BEM CLARO QUE ELE FARÁ TUDO, SE PRECISAR DOBRAR MAIS É ELE QUEM O FARÁ, ETC. VC QUER BEM ACABADO. Afinal é o trabalho dele, ele que tem as manha. E pergunte: com essa base dará certo? Certeza? Então faça. Se falar que não, vc faça outra lata. Se ele falar que fica, ele garante o serviço. Se eu tivesse perguntado isso, talvez não teria feito o primeiro serviço com a lata errada. Mas serviu para aprender.

Aqui em Jundiaí quem fez o acabamento foi a Tapeçaria Mira-Mar: 4587-4833

(ah, esse tamanho é para o Celta 2P. Para o 4P deve ser diferente o tamanho)

Abraços, dzuq.

Esqueci: próximo FVM: passo-a-passo do bafo de dragão. ahahahahahh zuera.

EDIT: na lata que vc pedir, NÃO arredonde as bordas. No máximo só tire um pouquinho da quina. Esse foi outro erro da primeria vez, arredondei muito e não acompanhou o desenho. Não sei ao certo qto tirar, pois dei para o cara que fez o acabamento com as 4 quinas.

FAVOR MODERAÇÃO: MOVER ESSE TUTORIAL E O DA CAIXA DE FIBRA PARA O FVM !!!!!!!!
paulo brazil
PARABENS,FAZ TEMPO QUE TAVA AFIM D SABER COMO FAZER ISSO.FIKO LEGAL
rafitto
So esta no lugar errado o post mais meu super bom vou tentar fazer nas minhas férias isso pq agora ta meio corrido!
juniormt
Parabéns parceiro...!
Muito legal e completo esse Tutorial...!
Valew mesmo por ter postado...
Qlquer hora dessa vou tentar...!

Grande abraço...
Edu_vda
Movido para o Faça vc mesmo!!

mto bem explicado!! thumbsup.gif
vagner2112
parabens.gif

Show!!!
viniciush
Eu esperava esse faça voce mesmo a tempooos
vo tenta faze no g1 achu q vai da certo sim, segunda feira posto fotos aqui de como q fico!
mais ta show de bola mto bem explicado!
Duu!!!
muito bom eim mano msm nao tendo celta faria com ctz mtu bem feito... parabens
Xexeu
Muito legal véio, a hora que me sobrar umas horinhas vou fazer(ou tentar...hehe)
Abraço!
Th3bo
show tbm tava atras de fazer isso..
nossa mto bom mesmo esse tutorial....
Parabéns
bleh
Nossa! sempre achei que vendia na Gm esse negocio pronto, afinal o do prisma é assim. Sempre tive vontade de fzr pois a porta toda de plastico não fica um visual Super luxo haha

Ficou 10 o acabamento! Parabéns
Emer
Otimo tutorial, parabéns! thumbsup.gif
lucas.BJJ
parabens cara

ficou mtO bom!
tchelou
Parabens gostei muito!
Vou tomar coragem e fazer no meu celtinha G1.
GS GUILHERME
agora é so tomar coragem e botar em pratica...

smile.gif

brnlokoopko
treta eim..kk
abs zanda
CR'7
Muito bom !!!! parabens.gif
massu1989
Excelente faça você mesmo....

Parabéns....

Agora vou fazer, já tinha comprado mesmo o tecido.... Valeuuuu....

thumbsupsmiley.png worshippy.gif
Kyd
worshippy.gif
deixa só eu tomar coragem.....

dzuqui
Valeu galera. Acho que compensa muito colocar. Dá um outro look.

Ah, na segunda vez que fiz as bases de metal, como era um corte simples, pedi e ele fez por 5 conto as duas. Mais barato ainda. Fui dobrando-encaixando e onde achei necessário pedi para o cara cortar com a tesoura. Ele fez mais alguns cortes laterais, tirando uns mm.

Abraços.
Arlindo Neto
parabens ficou muito bom cara....

vo me arriscar mais pra frente!!!
wilsonjunior7979
que tipo de presilha são essas ?
dzuqui
QUOTE(wilsonjunior7979 @ Jun 5 2009, 11:45 AM) *
que tipo de presilha são essas ?

Se vc tentar desmontar seu Celta verá que todas as partes de plástico internas são presas por parafusos e presilhas como esta (ex. a parte de plástico da porta na lata da porta, as coluninhas de plástico do parabrisa, etc.). Ela prende bem, tanto que quando destacada faz um barulhão "plac" para quem não está acostumado (eu, por ex.). Depois é só encaixar a peça de novo (isso se a presilha não quebrar, o que tb acontece. Aí é só trocar.)

O cara que colocou disse que essas aí são presilhas do Gol. Vc deve achar em qq loja de peças para autos.

Acho tb que o nome dela é "presilha" mesmo. Tem q confirmar.

abs.
NiLO
AEEE ATEH QUE ENFIMMMMMMMMM

cara muito bom to atraz disso a meses parabens!!!!
Nerfando
rapaz, mandou super bem, todos a procura de como faze-lo!!

vo esperar criar coragem pra fazer

ficou sensacional...

abraçao
CÉSAR DO RS
biggrin.gif Muito bom: trabalho, dedicação, parabéns pelo tópico. Ficou ótimo. Pelo visto, pelo serviço, justifica os tapeceiros de não quererem fazer.

sad.gif Uma pena: entrei no tópico "quente" que também dava para fazer no Celta modelo velho.
Abraços.
Rafiuski
Bom topico! Parabens!
Solsi
Parabens pelo topico!!!!!

muito bom para nos ajudar.....
Toddy
parabens perfeitooooooooo happy.gif
gaiz
Bem bacaanna.. estava pensando isso neste dias.. as portas do celta de plastico assim são horriveis tongue.gif

estava querendo fazer isso... achei um pouco complicado a forma que você fez.. ainda mais a questão de furar aquilo!!

vou pensa em uma outra forma que posso 'tapetar' aquele lugar sem furar nada!
dzuqui
Com certeza seria ótimo. Depois posta aí para ver os resultados.

Mas como eu quis fazer uma coisa definitiva e bem fixa, não vi mtos problemas em furar a porta.
Eu não voltaria para o plástico da porta.

Qto a complicação vc passa para o tapeceiro da forma q eu falei lá. A lata vc msm faz, pois o carro é seu e vc terá mais cuidados q qq outro. wink.gif

Valeu.
sbrubles
mto boa a iniciativa ... mas sinceramente: por q isso ja nao vem de fabrica ... eh tao simples ja vir ... e fica outra coisa ...

a muito tempo celta (e variosssss outros) ja deixaram de ser popular ... pelo menos no preco ...
cadujardim
Kct véio..

Paguei um pau pra ti...

achei que EU era meio doido com isso, mas tu ganho com certeza....

vou tentar fazer.

abrax
MalVHC
Mto bom.. falta coragem preu fazer no meu celta G1!!! parabens thumbsup.gif
KingGarfieldRJ
Parabéns pelo tutorial, muito tempo mesmo que eu tinha pensado em como fazer isso, não sei se vou fazer no meu por enquanto, mas gostei muito do tutorial...abraços! thumbsup.gif
cElSoOo
Show de bola pra quem quer dar uma modificada no visual interno do carro.
Pedrogbottas
Bala de mais velho, parabens !
diegoo
cara tuto show de bola concerteza irei fazer no meu carro

forte abraço ai
Mktin
Cara, show de bola! Vou fazer na lateral traseira tb e coloco o resultado assim que possível!

Valew
DR Segredo
Boa Tarde Cara..

Velho depois q vc fez isso....

E como o Celta jah faz barulho Naturalmente, não ficou fazendo barulho...da Calha batendo no platico?

Abraço.

Fael
diegovhc
Eu fiz de uma forma mais simples:

Coreti na medida e utilizaei a cola Super 77 da 3M que é uma cola em Spray. Ficou massa!!!
zildinha
mutio bom... vou usar logo logo
hdzanutto
Cara, achei mto boa sua ideia ... ficou perfeito ... tah de parabens pela iniciativa e dedicação...
Confesso que qndo li o tópico a primeira vez fiquei confuso, mas vi a foto e me convenci de que fez um ótimo trabalho e li o tópico novamente, ae sim eu entendi rsrs (tbm fica lendo de qqur jeito num entende ehehe)

Mais uma vez tah de parabens e DiegoVHC posta fotos do seu pra gente ver como ficou tbm... essa cola em spray num vai soltar naum ???

abs
DR Segredo
Boa Tarde Velho! beleza??

Então cara tava pensando aqui..porque q vc fez esse molde com a calha??

Não dava para colar DIreto o carpete na porta..

Tipo o carpete direto no platico?

Abrasss
diegovhc
QUOTE(DR Segredo @ May 17 2010, 01:05 PM) *
Boa Tarde Velho! beleza??

Então cara tava pensando aqui..porque q vc fez esse molde com a calha??

Não dava para colar DIreto o carpete na porta..

Tipo o carpete direto no platico?

Abrasss

Eu fiz isso, cortei na medida e colei direto no Plástico. Não furei a porta, se quiser tirar depois é fácil e não gastei nada além do tecido e da cola.

Se quiser ver como ficou, vai no link da assinatura e veja as fotos do Chapolin.

Abração
jochan
Poxa véio...
Muito bom mesmo ... está de parabens ..
Ficou bem no capricho e bonito o serviço ....
Cristiano PE
a idéia é bem interessante, mas o q me deixa abismado é usar lata p fazer o acabamento, vou passar em um capoteiro hj e ver o procedimento dele e quanto ele vai cobrar pelo trampo.
diegovhc
QUOTE(Cristiano PE @ May 20 2010, 11:43 AM) *
a idéia é bem interessante, mas o q me deixa abismado é usar lata p fazer o acabamento, vou passar em um capoteiro hj e ver o procedimento dele e quanto ele vai cobrar pelo trampo.

Olha meu post anterior. Eu cortei do tamanho exato, trabalhei as bordas e colei na porta. Não estraga a forração original, fácik de remover e limpar depois alé de encaixar perfeitamente acompanhando as linhas do design original.
pedroprimavera
bom... vc gastou com tentativa e erro quantas horas da sua vida?
e quanto $$?

agora me diz:

PQ DIABOS NAO VEM DE FABRICA ASSIM? ¬¬

nao me parece tao complicado (alias, o criador do post esta de parabens! hehehe biggrin.gif). CUSTA fazer isso GM? ¬¬

abs!
Asteka
Mano que IRAADO... meu sonho era colocar um tecidinho nas portas!

Animal animal... Parabéns pelo trampo!
Inspiração é sempre muito bom!

Parabéns!
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.