Mais um quase-tutorial de como colocar o acabamento em tecido nas portas. Quase porque não fiz sozinho todas as etapas, mas acredito que conseguiria. Não é tão difícil.
Como fui a 3 tapeçarias para autos e nenhuma queria fazer o serviço vamos ao faça vc mesmo.
Isso é para tentar deixar o celtinha menos cinza, mais “confortável” e ficar mais bonito (e ficou mesmo!).
OBS: não está tão na sequência pq não fiz tudo, mas dá para ver bem.
Primeiramente, o resultado.

Antes

Depois. Ficou perfeito. Comparando com o Prisma completão do meu irmão ficou mto igual.
Como foi feito:
Quando trabalhei com a fibra, fiquei pensando em como encaixar um suporte na porta do Celta, que já tem o espaço próprio para isso. Pensei algumas horas em como fazer de uma maneira fácil e acessível e passei por esses materiais:
- Massa Plástica (até fiz a base de uma porta, mas ficou quebradiça. Iria lixar depois e tal. Tinha mais de 90% de chance de dar errado – “suspeitei desde o princípio!”...rs)
- Fibra de vidro: tentaria em último caso, caso não encontrasse um material mais fácil.
- plástico: iria fazer um molde em papel e colocar sobre uma placa de plástico e entortar com o secador. Mas não encontrei um plástico que atendesse. Nem procurei muito tb.
- acetato: acho que é um tipo de plástico, mas não encontrei.
- resina plástica: tb não fui atrás.
- alguma borracha dura: ???
- metais: aqui que o negócio foi para frente. Tem que ser um metal que não oxide e que seja fácil de moldar e, ao mesmo tempo, fique firme. Passei por esses:
- chapa de alumínio: o problema aqui foi encontrar alguém que tivesse retalhos, pois nas 3 lojas que fui só vendia a chapa toda, 2,00m x 1,00m, e, com uns 0,7mm de espessura custava uns R$67,00. Inviável. Mas deve funcionar bem, só não sei bem a espessura melhor.
- inox: também é caro e não encontrei do jeito que queria.
- aço galvanizado (calha): perfeito! Barato, moldável e firme. Só não é nada legal vc dizer que colocou calha no carro (ninguém precisa saber). Hhahahhahahah
MODO ERRADO DE SE FAZER (para vcs evitarem):
Com o molde de massa que fiz fui em busca dos materiais. Alguns litros de álcool depois cheguei na calha. A partir dele fiz o meu pedaço de calha:

Porta do motorista. Bordas da lata dobradas.
Adivinhem o valor??? 5 cada uma. 10 pilas no total.
Como para dar acabamento não quis fazer besteira, paguei 70 conto para o cara fazer o serviço. Meio carinho, mas em uma outra tapeçaria cobraram 40 conto apenas para colarem o material na lata. O de 70 ainda mexia com acabamento em aeronáutica, então....
Resultado: XUNNING TOTAL. Começou que, quando fui buscar o carro, falaram a pior coisa que alguém gostaria de ouvir. “É, fizemos o possível”. Pensei, putz, que mer**. Como queria uma coisa interna, queria que ficasse bem feita. Nada que aparentasse que eu mesmo tivesse feito. Não gostei nada do serviço, fui bem chato nessa parte. Não queria nada mal acabado. Não parece muito na foto.

O tecido ficou um pouco frouxo em alguns lugares (enrugado); essas presilhas, na parte de trás, ficaram um pouco evidentes; ficou um vão entre o acabamento e a porta; a lata não ficou bem dobrada em cima, o que tb ocasionou o vão. Enfim, horrível.
ERROS:
- fazer a lata com o molde da massa. A massa não estava completando o espaço interno todo, então não cobriu todo o buraco. Mas foi de propósito, pq achei que o tecido + espuma completaria, entretanto, na dobra, do tecido nas laterais da lata fica muito baixo. Não dá um volume legal.
- não dobrar bem na parte de cima da lata para encaixar na porta. Abaixo mostrarei como dobrar. Tente encaixar o melhor possível.
- colocar essa presilha inteira. Essa presilha prende as partes de plástico do carro. Essas acho que são do Gol. Não coloque a lata entre as duas partes achatadas dela, senão aparecerá no acabamento. A parte achatada do lado de fora deve ser cortado com alguma coisa quente e passada a lixa, ou fazer tudo isso no esmeril. Vê onde eu seguro o pino, essa é a parte que prende. Mais para cima tem o primeiro chapeuzinho, depois um pedacinho de plástico, e depois outro chapeuzinho. A lata ficou presa entre esses dois chapeuzinhos. Na hora de tirar, o chapeuzinho de fora quebrou e ficou na lata, sobrando esse pininho, que também deve ser aparado. O que restará então para um bom acabamento é apenas o chapéu de baixo, que ficará como um prego, prendendo a lata na lateral da porta, onde serão feitos buracos.
- as bordas da lata foram dobradas. Vide fotos acima. NÃO FAÇAM ISSO, torna um ajuste mais difícil e as laterais ficam com um acabamento mais gordinho.
Depois do serviço, recomecei.
MANEIRA CERTA DE SE FAZER:
Materiais para o molde:
Cartolina, fita dupla-face e tesoura.
=> Faça com muita atenção e dedicação o molde. Ele é fundamental para dar certo, como viram.

Coloque a dupla-face onde achar melhor para fazer o molde, verificando que deve ser colocada em toda a parte irregular para depois ficar com essa forma. Eu coloquei como na foto.

Corte um retângulo de cartolina, verificando que toda a parte reta cubra essa parte de cima. Veja que para mim, no canto superior direito, não cobri totalmente. Na hora do corte da lata prestei atenção a isso.

Atenção: deixe bem rente ao plástico das bordas. Isso vale para todos os lados.

Corte pedaços menores da cartolina se verificar que não dá para trabalhar bem. Cortei para conseguir dobrar e alcançar a dupla-face. O encosto do braço impedia um pouco.

Prenda bem na dupla-face e faça um risco de lápis nas laterais que serão cortadas.

Depois recorte e encaixe novamente com a dupla-face que já está nela (no papel ou no plástico). Quando encaixar, force com as unhas as laterais e verá que ainda dobra um pouco o papel. Retire e corte mais alguns milímetros. Vá colocando e tirando até verificar que encaixa perfeitamente.
Dica: se guie pela parte reta de cima e pela parte de trás. Isso porque em cima não haverá erro, pois a cartolina já é reta.
Dica 2: esse desenho da porta, apenar de ter uma ondulação, é um trapézio. Ou seja, todas suas laterais são retas. Não há curvas. Então, quando for fazer um ajuste mais fino, utilize régua e um estilete.
Na verdade, as laterais no molde podem ser UM POUQUINHO menores que no encaixe exato. Isso para dar UMA PEQUENA FOLGA.
=> é necessário apenas UM molde. As portas são iguais, o que muda é o lado que serão torcidas as latas.
METAL:
Vá a uma loja que faz calhas e peça duas peças do tamanho do molde, e que as laterais fiquem BEM retas. Na tesoura o cara consegue deixar reta. Não peçam para dobrar as bordas.
PARA ENTORTAR:
Eu mesmo fiz. Tenho mais paciência e cuidado que o cara da loja, afinal o carro é meu. Fiz em cerca de 1 hora no local mesmo. Se quiser, peça para ele fazer BEM FEITO ou vc mesmo solicite para utilizar um cano de metal travado na própria oficina:

Vá entortando na forma da porta. Entorte um pouco com as duas mãos e vá ao carro experimentar. A parte que eu acho mais crucial que fique bem é a parte reta de cima, que onde está evidenciado nessa foto. Entorte bem e tenha bastante cuidado, afinal será necessário para um bom acabamento.
Dica: como as bordas ficarão sem a dobra e um pouco cortante (não cortei a mão; não fica muito cortante) proteja o encosto do braço e um pouco da lateral de plástico do carro com fita crepe, pois a lata encostará nela e riscará no encaixa-desencaixa.
Obs: dobrei o que consegui. Não consegui dobrar perfeitamente até encaixar certinho. Acho que nem dê. Não bati mais fotos, desculpem. Na dobra, ficou muito parecido com as latas do início, que deram errado. Então dá para ter uma noção. Só me detive mais para a parte de cima, onde o acabamento mais aparece. Ela ficará bem presa com as presilhas.
TECIDO
Faça uma busca em sua cidade. Encontrei facilmente aqui (graças a Deus). Caso não encontre, a tapeçaria aí deve encomendar para vc. Ela me disse que a GM, diferentemente de outras, libera os tecidos utilizados, mesmo de carros mais recentes (meu é 08/09). Valor de 28 o metro. Comprei 1/2 metro (o mínimo) e deu para encobrir duas vezes facilmente. 14 reais.

Já vem com espuma. Parece grosso mas não é muito. Deve ter 0,5 cm????
COMO PRENDER
Como disse é um quase-tutorial, pq essa parte o cara que fez.
É assim. Foram colocadas 8 presilhas de cada lado. Ficou bem firme, pois com certeza não tirarei.
1) Fure a lata em 6 ou 8 buracos por onde passarão as presilhas. Não sei o tamanho da broca nem nada, pois não fui eu quem fiz e tb varia conforme a presilha.
2) Fure a porta do carro nos mesmos lugares, respeitando o tamanho do buraco que fixará bem.
3) Coloque as presilhas, sem aquela cabecinha de fora. Tire bem tirado, pois quanto mais liso ficar melhor. Influenciará no acabamento.
4) Passe cola spray e cole o tecido por cima das presilhas. Faça um bom acabamento.
5) Fixe na porta e pronto!

Porta com os 8 furos.

Primeira lata que deu errado, com as 8 presilhas. Depois de presa a lata na porta, não a retire, pois essas travas travam muito bem, e, ao retirar, com certeza entortará.
Finalizando:
Não sei se deixo as coisa mais complicadas, mas procuro explicar bem. Não é nada complicado. Vc mesmo pode fazer gastando pouco mais de 30 reais.
Eu faria (fiz):
- faça o molde em cartolina e peça para o cara cortar as latas.
- dobre vc mesmo as latas, ou peça para o cara achar que ele tem paciência.
- pesquise um tapeceiro e veja os valores. Passe a bucha para ele: dobrar mais um pouco, fazer um bom acabamento, prender bem. DEIXE BEM CLARO QUE ELE FARÁ TUDO, SE PRECISAR DOBRAR MAIS É ELE QUEM O FARÁ, ETC. VC QUER BEM ACABADO. Afinal é o trabalho dele, ele que tem as manha. E pergunte: com essa base dará certo? Certeza? Então faça. Se falar que não, vc faça outra lata. Se ele falar que fica, ele garante o serviço. Se eu tivesse perguntado isso, talvez não teria feito o primeiro serviço com a lata errada. Mas serviu para aprender.
Aqui em Jundiaí quem fez o acabamento foi a Tapeçaria Mira-Mar: 4587-4833
(ah, esse tamanho é para o Celta 2P. Para o 4P deve ser diferente o tamanho)
Abraços, dzuq.
Esqueci: próximo FVM: passo-a-passo do bafo de dragão. ahahahahahh zuera.
EDIT: na lata que vc pedir, NÃO arredonde as bordas. No máximo só tire um pouquinho da quina. Esse foi outro erro da primeria vez, arredondei muito e não acompanhou o desenho. Não sei ao certo qto tirar, pois dei para o cara que fez o acabamento com as 4 quinas.
FAVOR MODERAÇÃO: MOVER ESSE TUTORIAL E O DA CAIXA DE FIBRA PARA O FVM !!!!!!!!