rodrigockamarante
Jun 14 2009, 10:26 PM
Fala galera,
Sei que já tem 2 tópicos sobre o assunto, mas ambos parecem complicados pra quem não entende de eletrônica (assim como eu). Por isso estou criando esse para ajudar e simplificar esse procedimento que não demora mais que 10 minutos e a peça custa R$ 13,00.
Material utilizado:
- Dimmer ("http://lista.mercadolivre.com.br/temporizador-cortesia-teto" - vendedor FRHYDHA)
- Chave Philips
Procedimentos:
1 - Puxar o compartimento onde fica a luz de cortesia, ficando a mostra um parafuso na lataria onde o fio preto do dimmer vai ser preso. (Se tiverem dúvidas de como abrir, podem acessar
http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=83880 onde esse procedimento é bem explicado)

2 - O fio verde deve ser colocado junto ao fio cinza, que é responsável pelo acionamento quando a porta é aberta. Eu não prendi nem soldei, apenas encaixei colocando dendro da peça de plástico.

3 - Depois do segundo passo, já podemos testar e ver se está funcionando. Estando OK, agora vamos esconder a peça e finalizar. Coloque a mesma dentro do espaço entre a lataria e o forro, deixando só os fios a mostra.

4 - Fechar novamente o compartimento e correr pro abraço.

Espero ter ajudado.
Valeu e até a próxima!!
Marcelinho
Jun 14 2009, 10:39 PM
vale pro faça vc msm
tbreda
Jun 15 2009, 02:31 PM
Que lâmpada é a sua? Ou é led?
Eu tentei usar led várias vezes mas eles queimam muito fácil.
eloirson
Jun 15 2009, 02:35 PM
QUOTE(tbreda @ Jun 15 2009, 03:31 PM)

Cara coloca um Resistor ( axo que e isso ) de 574 ohms
que da certo e a mesma que uso para fazer az barras de neon
rodrigockamarante
Jun 15 2009, 02:59 PM
QUOTE(tbreda @ Jun 15 2009, 03:31 PM)

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?sit...amp;id=97463482Abs
Dego
Jun 15 2009, 03:33 PM
bem explicado e simples...
lfmotta
Jun 17 2009, 12:26 PM
Só uma duvida... Deixando a peça entre o forro e a lataria, ela não fica batendo na lataria do carro não?
cjefersson
Jun 17 2009, 02:37 PM
muito bom
rodrigodager
Jun 17 2009, 10:54 PM
essa lampada é plug e play ou tem q adaptar???
rodrigockamarante
Jun 18 2009, 12:45 AM
QUOTE(lfmotta @ Jun 17 2009, 01:26 PM)

Só uma duvida... Deixando a peça entre o forro e a lataria, ela não fica batendo na lataria do carro não?
Fala Lfmotta,
Não bate pq o espaço é bem pequeno...fora que a peça é de plástico.....nem faz barulho.
Abs
QUOTE(rodrigodager @ Jun 17 2009, 11:54 PM)

essa lampada é plug e play ou tem q adaptar???
Fala Rodrigo,
Total plug and play....so tirar a antiga e colocar essa....muito facil.
Abs
lfmotta
Jun 18 2009, 10:07 AM
QUOTE(rodrigockamarante @ Jun 18 2009, 01:45 AM)

QUOTE(lfmotta @ Jun 17 2009, 01:26 PM)

Fala Lfmotta,
Não bate pq o espaço é bem pequeno...fora que a peça é de plástico.....nem faz barulho.
Abs
Valeu cara... Vou aproveitar as férias pra fazer isso
mosarjunior
Jun 18 2009, 10:51 AM
Olá Rodrigo, eu tenho este mesmo temporizador,porém quando coloquei leds no lugar da lampada, quando eu ligo o carro ela acende e depois apaga normalmente.
No seu acontece isso?
rodrigockamarante
Jun 18 2009, 10:54 AM
QUOTE(mosarjunior @ Jun 18 2009, 11:51 AM)

Olá Rodrigo, eu tenho este mesmo temporizador,porém quando coloquei leds no lugar da lampada, quando eu ligo o carro ela acende e depois apaga normalmente.
No seu acontece isso?
Não, no meu está funcionando certinho. Da uma olhada se o fio não saiu do lugar e nao ta fazendo mais contato. Indiferente de ser led ou não, a função do dimmer é a mesma.
Abs
Hoje a noite vou tentar postar um vídeo do funcionamento.
Mülékë28
Jun 18 2009, 08:02 PM
Parabens... esse timer ficou show e o topico muito bem explicado!!
Mas fala ae, 12 segundos não é muito tempo? como a luz do celta fica na frente e não no centro do carro como na maioria que é temporizado não atrapanha a noite?
rodrigockamarante
Jun 18 2009, 08:20 PM
QUOTE(Mülékë28 @ Jun 18 2009, 09:02 PM)

Parabens... esse timer ficou show e o topico muito bem explicado!!
Mas fala ae, 12 segundos não é muito tempo? como a luz do celta fica na frente e não no centro do carro como na maioria que é temporizado não atrapanha a noite?
Obrigado Muleke28....
Quando instalei tb achei muito tempo, mas quando vc fecha a porta, é o tempo certo de guardar a carteira, celular, etc.....acabei achando o tempo ideal pra tudo isso.
Abs
bleh
Jun 18 2009, 09:46 PM
Hey! Eu tenho um desse no meu celta, 12 segundos é otimo.
"AO FECHAR A ÚLTIMA PORTA, A LAMPADA DO TETO APAGA GRADATIVAMENTE DURANTE 12 SEGUNDOS"
Na verdade não é um temporizador pois a luz não vai ficar acesa por 12 segundos após fechar a porta
após fechar a porta ela já começa a apagar, e no termino de 12 segundos, já não há mais luz, portanto não atrapalha em nada.
ah, e não esqueça na hora de comprar de informar que para CELTA o circuito é para sinal NEGATIVO!
rodrigockamarante
Jun 19 2009, 07:37 AM
QUOTE(bleh @ Jun 18 2009, 10:46 PM)

Hey! Eu tenho um desse no meu celta, 12 segundos é otimo.
"AO FECHAR A ÚLTIMA PORTA, A LAMPADA DO TETO APAGA GRADATIVAMENTE DURANTE 12 SEGUNDOS"
Na verdade não é um temporizador pois a luz não vai ficar acesa por 12 segundos após fechar a porta
após fechar a porta ela já começa a apagar, e no termino de 12 segundos, já não há mais luz, portanto não atrapalha em nada.
ah, e não esqueça na hora de comprar de informar que para CELTA o circuito é para sinal NEGATIVO!
Obrigado Bleh,
Sua observação foi de extrema importancia.
A luz realmente não ficam 12 segundos acesa, por isso não atrapalha. No meu, ela fica no máximo 7 segundos e depois vai diminuindo até apagar por completo.
Quanto ao sinal negativo, vou até colocar essa obs no post principal.
Abs
carlos renato
Jun 19 2009, 09:18 AM
Bom topico obrigado pela dica!!!
mosarjunior
Jun 19 2009, 11:01 AM
QUOTE(rodrigockamarante @ Jun 18 2009, 11:54 AM)

QUOTE(mosarjunior @ Jun 18 2009, 11:51 AM)

No seu acontece isso?
Não, no meu está funcionando certinho. Da uma olhada se o fio não saiu do lugar e nao ta fazendo mais contato. Indiferente de ser led ou não, a função do dimmer é a mesma.
Abs
Hoje a noite vou tentar postar um vídeo do funcionamento.
Pois é cara,já revisei tudo.A função dimmer está funfando numa boa.Estranho que com a lâmpada original não acontecia...
É tipo uma corrente que vem da ignição e como o led é super sensível ele acendo por qualquer coisa,porém quando acontece isto ele acende bem fraquinho...
rodrigodager
Jun 19 2009, 11:39 AM
valeu!
alissonlink
Jun 19 2009, 04:48 PM
Eu comprei um desse semana passada tbm, e instalei, só que o meu nao fica 12 segundos com luz nao, nem ate apagar por completa, o meu fica no maximo uns 7 segundos ate apagar por completa, pois quando fecha a porta ela ja começa a apagar... achei muito pouco o tempo... sera q o meu ta com defeito? como é o de vcs?
eu instalei nesse mesmo lugar, um outra dica pra galera, quem quiser ao inves de colocar o fio preto nakele furo (como meu caso nao tinha parafuso) pode emendar o fio preto no fio marrom que fica do lado do cinza que funciona tbm.
outra coisa, ele só tem o fader da luz quando fecha a porta, quando vc acende a luz e apaga vc mesmo com portas fechadas na tem fader... é normal? sera q se instalar o fio verde no polo do meio da chave (entre o porta, ligado e desligado) ele vai funcionar dos dois modos (porta e acendimento manual)?????
rodrigockamarante
Jun 19 2009, 06:06 PM
QUOTE(alissonlink @ Jun 19 2009, 05:48 PM)

Eu comprei um desse semana passada tbm, e instalei, só que o meu nao fica 12 segundos com luz nao, nem ate apagar por completa, o meu fica no maximo uns 7 segundos ate apagar por completa, pois quando fecha a porta ela ja começa a apagar... achei muito pouco o tempo... sera q o meu ta com defeito? como é o de vcs?
eu instalei nesse mesmo lugar, um outra dica pra galera, quem quiser ao inves de colocar o fio preto nakele furo (como meu caso nao tinha parafuso) pode emendar o fio preto no fio marrom que fica do lado do cinza que funciona tbm.
outra coisa, ele só tem o fader da luz quando fecha a porta, quando vc acende a luz e apaga vc mesmo com portas fechadas na tem fader... é normal? sera q se instalar o fio verde no polo do meio da chave (entre o porta, ligado e desligado) ele vai funcionar dos dois modos (porta e acendimento manual)?????
Isso mesmo....eu coloquei no cinza pq so queria na porta....mas se colocar no meio funciona pros dois casos.
Abs
Arlindo Neto
Jun 19 2009, 06:32 PM
parabens pelo tuto ai...
vou procurar esse temporizador de luz para comprar e fazer isso no meu@!!
rodrigockamarante
Jun 19 2009, 10:29 PM
QUOTE(Arlindo Neto @ Jun 19 2009, 07:32 PM)

parabens pelo tuto ai...
vou procurar esse temporizador de luz para comprar e fazer isso no meu@!!
Ja postei o link de onde comprei...e so ter conta no ML
Abs
jairomedeirosjr
Jun 20 2009, 09:29 AM
adorei o topico, muito bom, simples e facil de fazer, vou comprar e colocar no meu tambem

abraco
jairomedeirosjr
Jun 20 2009, 09:42 AM
essa luz que tu comprou ai no link do mercado livre tambem é facil instalar?
rodrigockamarante
Jun 20 2009, 11:48 PM
QUOTE(jairomedeirosjr @ Jun 20 2009, 10:42 AM)

Moleza.....o led (http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=97463495)
So acho que pro celta e de 36mm.....pergunta ao vendedor.
Abs
jairomedeirosjr
Jun 21 2009, 07:27 PM
QUOTE(rodrigockamarante @ Jun 21 2009, 12:48 AM)

QUOTE(jairomedeirosjr @ Jun 20 2009, 10:42 AM)

Moleza.....o led (http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=97463495)
So acho que pro celta e de 36mm.....pergunta ao vendedor.
Abs
valeu ai meu velho...
koxe11
Jun 23 2009, 08:53 PM
ol ink do Dimmer nã abre
rodrigockamarante
Jun 23 2009, 09:05 PM
QUOTE(koxe11 @ Jun 23 2009, 09:53 PM)

ol ink do Dimmer nã abre
Esta abrindo sim....mas o anuncio ja foi finalizado.
O novo e
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?sit...amp;id=98466255Abs
koxe11
Jun 23 2009, 09:12 PM
ah blz
rodrigockamarante
Jun 23 2009, 09:52 PM
Tirei o link direto e coloquei pra buscar o produto de acordo com o vendedor.....assim o topico não fica desatualizado.
dalves
Jun 24 2009, 05:39 PM
Valeu!!
Me Ajudou bastante para instalar no meu carro.
Mülékë28
Jun 24 2009, 06:41 PM
Hoje instalei o Dimmer que comprei no ML, ficou show de bola e a instalação ficou muito mais facil apos ver o tutorial aki no CeltaClube, no meu carro (lampada original) ao fechar a porta a itensidade da lampada começa a diminuir ate apagar totalmente apos 12 segundos (aproximadamente), iluninando bem em aproximadamente 6 segundos (apos isso a luz fica muito fraca, não atrapalha para dirigir mas tambem não se ve quase nada dentro do carro) proximo passo é adaptar uma chave para ter o mesmo efeito ao abrir a porta do passageiro... Valew!!!!
rodrigockamarante
Jun 24 2009, 09:52 PM
QUOTE(Mülékë28 @ Jun 24 2009, 07:41 PM)

Hoje instalei o Dimmer que comprei no ML, ficou show de bola e a instalação ficou muito mais facil apos ver o tutorial aki no CeltaClube, no meu carro (lampada original) ao fechar a porta a itensidade da lampada começa a diminuir ate apagar totalmente apos 12 segundos (aproximadamente), iluninando bem em aproximadamente 6 segundos (apos isso a luz fica muito fraca, não atrapalha para dirigir mas tambem não se ve quase nada dentro do carro) proximo passo é adaptar uma chave para ter o mesmo efeito ao abrir a porta do passageiro... Valew!!!!
Que bom Muleque28....fico feliz em saber que o post foi util.
Depois de tanto que me ajudarem.....faço com o maior prazer.
Em breve vem mais.
QUOTE(dalves @ Jun 24 2009, 06:39 PM)

Valeu!!
Me Ajudou bastante para instalar no meu carro.
Inkilino
Jun 25 2009, 01:22 AM
Isso ai é para funcionar com o temporizador certo, mas o meu interesse no caso eh soh a luzinha que vc tem ai(que eh diferente daqla amarela original, certo?) eh soh tirar a peça plastica e trocar? DA uma luz ai (desculpe o trocadilho) e me ajuda nessa hehe
rodrigockamarante
Jun 25 2009, 10:15 AM
QUOTE(Inkilino @ Jun 25 2009, 02:22 AM)

Isso ai é para funcionar com o temporizador certo, mas o meu interesse no caso eh soh a luzinha que vc tem ai(que eh diferente daqla amarela original, certo?) eh soh tirar a peça plastica e trocar? DA uma luz ai (desculpe o trocadilho) e me ajuda nessa hehe
Tem um post que passei o link nesse tópico. A lampada é "FISH LED"...procura no ML.
Abs
Inkilino
Jun 25 2009, 02:09 PM
QUOTE(rodrigockamarante @ Jun 25 2009, 11:15 AM)

Tem um post que passei o link nesse tópico. A lampada é "FISH LED"...procura no ML.
Abs
Aham parceiro, eu vi isso, mas a minha curiosidade (de quem não entende p*** nenhuma mesmo) se é só tirar a proteção plastica e trocar, ou qual o procedimento que tem para a troca das lâmpadas...
rodrigockamarante
Jun 25 2009, 05:01 PM
QUOTE(Inkilino @ Jun 25 2009, 03:09 PM)

QUOTE(rodrigockamarante @ Jun 25 2009, 11:15 AM)

Abs
Aham parceiro, eu vi isso, mas a minha curiosidade (de quem não entende p*** nenhuma mesmo) se é só tirar a proteção plastica e trocar, ou qual o procedimento que tem para a troca das lâmpadas...
è só retirar como eu fiz e trocar a lampada.....muito simples. Ela é presa por pressão.
Pode abrir sem medo que vc vai entender.
Qualquer coisa posto uma foto pra ti.
Abs
Jon3s
Jun 27 2009, 01:28 PM
Fiquei curioso pelo fish led também! Bota uma foto de como vc instalou, please!
celtaman
Jun 27 2009, 11:16 PM
Eu havia lido uma vez q poderia haver conflito em carros com alarme.... alguem sabe algo a respeito??
bleh
Jun 27 2009, 11:20 PM
QUOTE(celtaman @ Jun 28 2009, 12:16 AM)

Eu havia lido uma vez q poderia haver conflito em carros com alarme.... alguem sabe algo a respeito??
o meu tem alarme positron e, se vc fechar a porta e rapidamente apertar o botão do alarme, ele detecta que a porta do motorista ta aberta.
Isso se resolve se vc fechar a porta e aguardar uns 5 segundinhos pra acionar o alarme!
celtaman
Jun 28 2009, 10:02 PM
QUOTE(bleh @ Jun 28 2009, 12:20 AM)

QUOTE(celtaman @ Jun 28 2009, 12:16 AM)

o meu tem alarme positron e, se vc fechar a porta e rapidamente apertar o botão do alarme, ele detecta que a porta do motorista ta aberta.
Isso se resolve se vc fechar a porta e aguardar uns 5 segundinhos pra acionar o alarme!
Ah ta, blz!
Valeu!
CeltaVermelhoRio -Leco-
Jun 29 2009, 01:21 PM
Na minha terra nova nada custa só R$13,00 ...
jairomedeirosjr
Jun 30 2009, 02:16 PM
rapaz fiz a compra e estou esperando a mercadoria chegar, minha proxima aquisicao vai ser essa lampada ai de led, ficou show....assim que tiver instalada volto aqui pra dizer como ficou..
lfmotta
Jul 2 2009, 06:48 PM
Pessoal, o meu temporizador chegou hj. Na ânsia de instalar, fiz uma mer**: qdo fui tentar parafusar o fio preto na carroceria (no meu caso não tinha parafuso, mas arrumei um que cabe), acabei fechando um curto no terminal da lâmpada. Aparentemente, só o fusível abriu.
Mas aí, aconteceu um outro fato que me deixou intrigado:
O hodômetro/relógio, só apaga agora qdo eu deixo a lâmpada na posição de ligada sempre. Deixando na de desligada ou na de ligada somente com a porta aberta, o mesmo não apaga (nem com o carro todo desligado e com as portas fechadas).
Acabei deixando sem o temporizador e também sem o fusível (ainda não comprei, apenas testei trocando com o do farol alto - de mesma amperagem.)
Fico então com a dúvida: porque o hodômetro/relógio não apaga quando deveria? Será que eu era tão desligado a ponto de não perceber que ele ficava aceso?
Alguém me dá uma luz? (sem trocadilhos, rs)
EDIT: Descobri a causa: a ausência do fusível 2 (luz de cortesia/rádio) faz com que o funcionamento do hodômetro fique assim. Só não entendi o pq disso. Agora fiquei curioso pra entender... Se alguém souber o pq.
EDIT 2: Aparentemente, no meu caso ele não ta apagando a luz por completo... ele vai enfraquecendo a luminosidade mas não apaga totalmente... alguém teve esse problema?
Abs
jairomedeirosjr
Jul 9 2009, 07:43 AM
pessoal, comprei o meu e quando abri la nao consegui achar o parafuso, axo que no meu nao veio, como devo fazer agora????? tenho que colocar um parafuso? ou tem algum fio daqueles que posso aproveitar????? me ajudem que to querendo botar logo esse treco

hehehehehe
jairomedeirosjr
Jul 9 2009, 12:13 PM
Pessoal, seguinte, eu levei um multimetro aqui no carro e dei uma olhada, o mesmo esquema de energia esta tambem funciona com o cabo, no lugar de entrar no parafuso ou carcaca do carro, ligar ele no outro polo, o que fica ao lado do cinza la.....pode ser?????????
jairomedeirosjr
Jul 11 2009, 11:19 AM
pronto pessoal, consegui colocar tambem, fiz o que eu estava querendo dizer ai acima, coloquei o cinza com o verde e o outro com o que fica ao lado dele que se nao me engano é marrom sei la, funcionou muito bem, agora juntar uma graninha pra comprar o led....
Inkilino
Jul 13 2009, 02:23 AM
Eu não tenho vontade de colocar esse temporizador, mas deu vontade soh de trocar a lâmpada do teto por uma mais clara, já até comprei a lampada mas na hora de colocar eu me deparei com uma coisa (que pelo jeito é simples, mas não custa perguntar).
no primeiro passo:
1 - Puxar o compartimento onde fica a luz de cortesia...
essa parte não é colada no forro? aqui no carro pareceu e eu não quis tirar por isso, pensei q era só desencaixar... e então, pra quem fez, vcs descolaram essa parte? e depois como fizeram para colocar no lugar denovo?
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor
clique aqui.