Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Led no painel 2
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Faça você mesmo.
Páginas: 1, 2, 3
NeoNFIRE
.: Enviado pelo usuário deed
.: Autor deed

Material usado:

- Papel Celofane Vermelho Translucido
- Tesoura
- Chave Estrela
- Chave de Fenda
- Cuidado, Muito Cuidado

Como Proceder:

1) Retirar os 2 parafusos que fixam a moldura do painel com a chave estrela.

Setas Amarelas indicam o local dos parafusos, os quais sao presos por um tipo de presilhas, cuidado pra nao perde-las!

2) Retirar o unico parafuso que segura o painel no carro com uma chave estrela. Ele fica localizado entre o painel e o botao de sinaleira de emergencia.

Da para ver +- onde fica né?

3) Retirar o painel.
3.1) Apos retirar o parafuso o painel ficara solto.

3.2) Voce tera que gira-lo para um dos lados (esquerda) e no espaco que ficar do lado direito voce deve retirar o chicote (indicado por uma seta verde. E para retira-lo, primeiro voce tera que tirar a trava (indicada por amarelo) Para retirar a trava, sugiro uma chave de fenda fina (detalhe.. a trava nao sai toda! eh somente para destravar)
Depois disso, muita forca para retirar o chicote!

3.3) Retirando o painel
Gire ate ele ficar desta maneira... e puxe-o entre o volante.

4) Identificacao do painel

- Setas amarelas -> Luzes de advertencia do painel
- Seta Verde -> Provavelmente a luz que ilumina todo o painel ou intao eh a tomada de energia do circuito do painel
- Seta Vermelha -> Entrada do Chicote
- Seta Laranja -> Lacre
- Circulos Roxos -> Travas para abrir e ter acesso ao circuito do painel (nao vamos mexer nisso!)

5) Travas

- Circulos Amarelos -> Travas do acrilico do painel
- Setas Verdes -> Travas para retirar a moldura de plastico preta

6) Primeiro retirar o acrilico.
MUITO CUIDADO NESSA HORA
Procure retirar todas as travas ao mesmo tempo... e com calma e aos pouquinhos!!! Qualquer besteirinha pode trincar.. Aih... Ja era! soh um acrilico novo!!! Retire o acrilico simetricamente... Tirando um pouquinho de cada lado.

NeoNFIRE
7) Depois retire a moldura preta.
Para isso basta retirar desta forma como mostrado as travas brancas (sao meio chatinhas) voce tem que puxar a moldura para cima para sair das travas.. e depois puxar a moldura para frente.
Tambem tera que retirar o Lacre.

Saira e ficara assim:

8) Detalhes

Vista do LCD com o polarizador invertido.
Detalhe para o flat cable do lcd.. eh meio fragil.. Se quebrar... Ja era!!!
Para descolar o polarizador... Voce deve comecar descolando pelas beiradas com um estilete... e sair abrindo aos poucos! Depois que retirar tudo (cuidado pra nao cortar o polarizador ou riscar o lcd) limpar com alcool e algodao ou um pano a fim de retirar a cola que ficou.

Para retirar o painel plastico (da ate para substitui-lo)
Primeiro deves retirar o ponteiro(CUIDADO!!! NAO GIRE ELE!!!) Fixe bem os dedos e puxe-o com forca!
Depois.. para retirar o painel plastico comece puxando o lado esquerdo, depois o lado direito e em seguida puxe ele para cima.
Na foto mostra o papel celofane opaco que eu usava antes.

Detalhe das lampadas que iluminam os instrumentos do painel
Notem que nao sao leds.

Detalhe: Estou segurando o polarizador na mao! Para voces terem nocao do que eh! E colocando ele invertido, prendendo nas presilhas que seguram o lcd

Estou cortando o novo papel celofane translucido no formato do painel... Usei 4 camadas (deixar o maximo vermelho possivel) quanto mais camadas... mais escuro fica.. ou seja.. quem apenas quiser dar uma luz de leve... botar menos camadas.

9) Resultados

Depois de remontar tudo seguindo a ordem inversa da desmontagem
Ai estou mostrando 3 resultados:

Com LCD invertido, sem celofane:

Com LCD invertido, com 1 camada de celofane:

Com LCD normal, com 1 camada de celofane:

Com celofane.. de dia... fica MUITO ESCURO o painel... Nao da para ver NADA!!!

Bem... Eh isso...
Qualquer duvida poste aqui!
Abracos

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Direitos de Reproducao Garantidos.
Proibida Reprodução sem Autorização.
Tutorial "Desmotando e Trocando iluminacao do painel do Celta"® by deed®
Sergio CeltaTuning
meu velho essa dica é loca.....
meu velho, é o seguinte o meu painel é igual a esse porem ele é preto (fundo) da certo tbm?????????

e queria fazer de azul...
minha intencao é apenas colocar um led azul para o painel oque vcs acham???????
eph2
QUOTE(Sergio CeltaTuning @ Dec 30 2004, 09:59 PM)
meu velho essa dica é loca.....
meu velho, é o seguinte o meu painel é igual a esse porem ele é preto (fundo) da certo tbm?????????

e queria fazer de azul...
minha intencao é apenas colocar um led azul para o painel oque vcs acham???????
*

Amigo eu fiz isso no meu! o meu é fundo preto e troquei os leds dentro... (coloquei dois) ficou showww!

Aí tá a foto do meu painel.. a qualidade tah meia ruim pq tirei com o celular a foto!
Daniel Leiros
isso ocorre do msm jeito em painel com RPM?
quero trocar o meu q é vermelho p azul
Sergio CeltaTuning
eph2

caramba velho, ficou loco mermo o seu painel,,,mas vc colocou 2 leds né....e vc tbm inverteu o LCD né....parabens, ficou muito show.

eu to com um led aki em casa vou experimentar colocar tbm, ontem eu ja coloquei no meu painel de ar, ficou show tbm......abraços meu velho.
eph2
QUOTE(Daniel Leiros @ Dec 31 2004, 05:01 AM)
isso ocorre do msm jeito em painel com RPM?
quero trocar o meu q é vermelho p azul
*

Cara é possivel.. mas tem alguns detalhes q vc deve obedecer.. no caso do painel com contagiros.. o led é "amarelo" como o outro (ele não é vermelho)...o q dá essa cor vermelha no painel é uma cobertura vermelha (alaranjada) atrás do acetato (fundo do painel).... vc teria q raspar essa camada vermelha e depois trocar os leds para conseguir este efeito. É mais trabalhoso, mas não é mais complicado.

QUOTE(Sergio CeltaTuning @ Dec 31 2004, 06:57 AM)
eph2

caramba velho, ficou loco mermo o seu painel,,,mas vc colocou 2 leds né....e vc tbm inverteu o LCD né....parabens, ficou muito show.

eu to com um led aki em casa vou experimentar colocar tbm, ontem eu ja coloquei no meu painel de ar, ficou show tbm......abraços meu velho.
*

Cara.. inverter o LCD é fácil.. faz junto q fica muito show. vale a pena... qt a vc colocar apenas 1 led.. eu fiz 1 teste (cheguei a fechar todo o painel, q saco.. abrir td denovo, já tava virando craque). e achei muito fraco.. dai eu coloquei 2... ficou com a mesma tonalidade dos painés dos golf, gol.
Sergio CeltaTuning
eph2

cara acabei de terminar o meu painel ficou muito bom e com apenas um led........mas nao inverti o LCD, muito trampo....agora to pintando minhas rodas de branco.....
eph2
QUOTE(Sergio CeltaTuning @ Dec 31 2004, 02:07 PM)
eph2

cara acabei de terminar o meu painel ficou muito bom e com apenas um led........mas nao inverti o LCD, muito trampo....agora to pintando minhas rodas de branco.....
*

Opa cara.. qd puder então posta umas fotos do teu painel. e aproveita e posta também das suas rodas! biggrin.gif
Raziel-BH
Seguindo o exemplo do deed, quem tem painel com conta-giros nao poderia trocar akele plástico amarelo horrível por um papel celofane azul nao? Acho seria mais fácil q colocar LEDS, e o ponteiro continuaria vermelho.

Eu ja tinha invertido o polarizador do meu LCD e acabei amassando um pouco pra retirar... mas tah valendo! Qq dia q estiver com ânimo e tempo aki eu faço isso e posto umas fotos!

[]´s

Rodrigo
luiz.viper
NUM ENTENDI DIREITO COMO INVERTE O LCD....... SE VC PUDER DETALHAR MELHOR, SO MEIO RUIM PRA ESSAS COISAS!
eph2
QUOTE(luiz.viper @ Jan 5 2005, 01:36 PM)
NUM ENTENDI DIREITO COMO INVERTE O LCD....... SE VC PUDER DETALHAR MELHOR, SO MEIO RUIM PRA ESSAS COISAS!
*

Cara.. é bem simples.. tem 1 tutorial aqui no faça vc mesmo q explica passo a passo.. mas basicamente essa foto explica

É o seguinte... essa lamina q ele tah segurando é grudada originalmente no LCD.. é soh vc desgrudar essa lamina (com muito cuidado) e inverter ela.. (a parte de cima pra baixo e consequentemente a parte de baixo pra cima) pronto.. inverteu o LCD.. fecha o painel e adeus! thumbsup.gif
BulliTT
DUVIDAS!

1- Vc trocou a lampada por led, ou apenas colocou o celofane??

2- Vc inverteu o polarizador, mas essas marcas de "amassado" da primeira foto foi na hora de descolar?

3- Eu mexi no ponteiro, (meu cachorro pisou e ele foi la pra baixo, e eu fui arrumar e piorou) e agora ele nao marca nada. Sabe quem vende aquela peça branca, o motor do velocímetro?

Acho q por enquanto é só isso mesmo...
Valeu!!
Sipauba
coolio.gif Ai cara , achei showwww teu tutorial , talvez o mais explicado que já vi!! as fotos tiram todas as dúvidas!!
fica aqui meu obrigado e parabéns pelo trabalho!!!
Abraço!!
thumbsup.gif Sipauba thumbsup.gif
FabricioMarvila
Não se corre algum risco do celofane esquentar, derreter com o tempo, ficar maleável, algo parecido? Imagina isso daqui uns dois anos.
hendrix
QUOTE(FabricioMarvila @ Feb 9 2005, 11:05 AM)
Não se corre algum risco do celofane esquentar, derreter com o tempo, ficar maleável, algo parecido? Imagina isso daqui uns dois anos.
*

Acontece isso sim, por isso eu te aconselho se fosse fazer isso ae, colocar led pq eles não perdem a cor. O celefone perde a cor com o tempo sim sad.gif
DUB
O celofane vai fixado atrás da parte branca do relógio ???!!! ou seja fica no fundo do relógio....//!!! naum entendi bem ??!!
hendrix
QUOTE(DUB @ Mar 1 2005, 08:50 PM)
O celofane vai fixado atrás da parte branca do relógio ???!!! ou seja fica no fundo do relógio....//!!!  naum entendi bem ??!!
*

é, atraz mesmo, atraz do LCD e do Painel!
DUB
VALEU !!!
DUB
VALEU !!!
VCAR
Posso usar o mesmo esquema pro painel que vem com Conta-giros de fábrica? E não tem nenhum outro material que fique mais claro durante o dia?
hendrix
o negocio é colocar led!

andrada
QUOTE(hendrix @ Mar 6 2005, 01:21 PM)
o negocio é colocar led!

*

po cara

quero deixar meu painel assim como o seu....é muito difícil???

por sinal, tenho um mp3 player da boss...o 3080r igual o teu
mas meu painel tem conta giros....acho que vai ser meio tenso!
hendrix
tem um cara qui do forum que fez... Fico legal pra barai!
Guilherme_Floripa
Opa...

Tambem quero por leds no painel e pretendo fazer isso no feriadao, ouvi dizer q pra ficar com uma luminosidade boa tem q por 2 leds pra cada lampada original. Alguem pode me dizer qtas lampadas terei q substituir pra deixar o painel com a iluminacao azul???
Valeu
odirleibernardi
Tá, também vou fazer isso em breve....

Minha dúvida é se dá para trocar as luzes que iluminam os símbolos (seta, óleo, etc), quero deixar tudo de uma cor só....

Favor quem já abriu o painel me dizer se tem como....
hendrix
dá sim odirlei, mas sinceramente?
vai fica podre, pq essas luzes as cores são padrões, por exemplo, em todo carro a luz de freio de mão é vermelha, imagina ela azul? Acho q vai ficar muito estranho...
Raphael Carvalho
ei ficou muito massa!!!!
quanto será q sai pra fazer isso????
eu naum tenho jeito pra fazer isso naum!!!!!
será q sai caro??????
deed
Meeeeeeeeeeeeeu
Esse tutorial ainda existe?
Foi antes do fórum ser remodelado!
Valeu por salvar Neon!!! biggrin.gif biggrin.gif

Galera, agora que vi que ele ainda existe, podem tirar suas dúvidas comigo!
Se bem que um tempo depois, após discutir inumeras vezes com meu pai, ja que não dá para enchergar nada no lcd invertido de manha... acabei me arretando e tirando tudo! hunf!

Sim, parece que tá amassado...
Mas nem tá! Voce nao percebe mesmo!
Vou colocar com celofane azul e mostrar pra ver como fica!
thumbsupsmiley.png
Nandu Jr
QUOTE(deed @ Mar 28 2005, 01:15 AM)
Meeeeeeeeeeeeeu
Esse tutorial ainda existe?
Foi antes do fórum ser remodelado!
Valeu por salvar Neon!!! biggrin.gif biggrin.gif

Galera, agora que vi que ele ainda existe, podem tirar suas dúvidas comigo!
Se bem que um tempo depois, após discutir inumeras vezes com meu pai, ja que não dá para enchergar nada no lcd invertido de manha... acabei me arretando e tirando tudo! hunf!

Sim, parece que tá amassado...
Mas nem tá! Voce nao percebe mesmo!
Vou colocar com celofane azul e mostrar pra ver como fica!
thumbsupsmiley.png
*

Bah cara... tudo bom, so novo no forum... comprei meu carro a uma semana e meia e queria mexe nu painel (com conta giros)... como ficou o teu painel com celofane azul?

Queria sabe, isso porque achei muita mão troca leds....

Abraço e se der, posta uma foto.
lfbslfbs
Uma dúvida: Não perde a quilometragem quando desconecta o chicote do painel???

Um abraço..

Leonardo
Nandu Jr
QUOTE(lfbslfbs @ May 16 2005, 05:04 PM)
Uma dúvida: Não perde a quilometragem quando desconecta o chicote do painel???

Um abraço..

Leonardo
*

Soh zera o hodometro parcial, o total continua normal. thumbsup.gif
prumarcelo
Galera, o meu painel é o original, fundo preto e com os escritos meio amarelado, alguem sabe com ofaço para deixar mais para o branco ou um azulado bem claro.

Valeu
leotpm
QUOTE(prumarcelo @ May 16 2005, 10:12 PM)
Galera, o meu painel é o original, fundo preto e com os escritos meio amarelado, alguem sabe com ofaço para deixar mais para o branco ou um azulado bem claro.

Valeu
*

um azulado meio claro vc concegue esse efeito utiliazando papel celofane. é só vc ir colacando camadas de papel a seu gosto
eph2
Galera... não esqueçam q celofane com o tempo e com o calor desbotam.. pra deixar branco soh trocando a luz original (amarela) por leds brancos de alto brilho. (isso no painel sem RPM), painel com RPM tem q raspar uma camada de "tinta" atrás do acetato (fundo onde tem os numeros e tals) e trocar os leds, ou fazer da forma q vc achar melhor!
maurosassaki
Qual é o tipo de lampada q ilumina o painel? Tem gente aqui q diz q é LED, tem gente q diz q nao é.

Quero deixar ele com uma luz bem branca. Eu gostaria de so trocar por LEDs brancos. É possivel?

Valeu, Mauro Sassaki.
eph2
QUOTE(maurosassaki @ May 17 2005, 04:11 PM)
Qual é o tipo de lampada q ilumina o painel? Tem gente aqui q diz q é LED, tem gente q diz q nao é.

Quero deixar ele com uma luz bem branca. Eu gostaria de so trocar por LEDs brancos. É possivel?

Valeu, Mauro Sassaki.
*

Cara... a luz original do painel é uma lampada normal (tipo de farol, soh q de tamanho normal). Ela usa um filamente dentro, tipo luz de casa e tals. Já o led funciona mais ou menos como xenonio.. é um gás dentro dele q faz a luz... No caso o led tem voltagem diferente da luz original (por isso o uso de resistor). Pra deixar o seu painel BRANCO.. é soh tirar a luz original e colocar alguns leds brancos superbrilho. No caso eu usaria uns 2 ou 3, pq mais q isso eu acho q jah começa a ficar muito forte a luz! thumbsup.gif
prumarcelo
E para deixar somente os numeros em vermelho? É que o meu som os botõezinhos são vermelhos e queria deixar tudo igueal entendem? Será que um celofane vermelho ali no painel do ar deixa os numeros vermelhos?
leotpm
QUOTE(prumarcelo @ May 20 2005, 08:37 PM)
E para deixar somente os numeros em vermelho? É que o meu som os botõezinhos são vermelhos e queria deixar tudo igueal entendem? Será que um celofane vermelho ali no painel do ar deixa os numeros vermelhos?
*

concerteza veja o detalhe do km/h e rpm desse meu é papel celofane
leotuning
GALERA PRECISO DE AJUDA DE TODOS !!!!

REMOVI O PAINEL E TUDO MAIS COMO O TUTORIAL
MEU PAINEL TEM CONTA GIROS E VELOCIMENTRO

O CONTA GIROS TA FUNCIONANDO MAS O VELOCIMENTRO NAO O QUE PODE TA ACONTECENDO????????????? POR FAVOR ME AJUDEM
Sipauba
[B] coolio.gif

AI GALERA , JÁ FIZ E REFIZ DUAS VEZES.

PRIMEIRO COLOQUEI A VERMELHA - FICOU LOUUUUCO !!
DEPOIS A AZUL , FICA LEGAL SÓ NO ESCURO! MUUUITO LEGAL!

FICA AQUI UMA DICA QUE ACHO QUE NINGUÉM FALOU AINDA. PARA TIRAR O PONTEIRO DO VELOCÍMETRO AGENTE FAZ UMA FORÇA DO CARA*** , MAS PARA COLOCAR nono.gif NÃO PODE POR MUITA FORÇA QUE ELE FICA SEM GIRAR OU SIMPLESMENTE FICA COM IMPRESSÃO DE PONTEIRO DE RELÓGIO ( VAI - PARA - VAI ).
DEVIDO AO ATRITO COM O FUNDO!!

BASTA APRETAR UM POUQUINHO SÓ !

O MAIS É MUITO FÁCIL !!

ABRAÇO !!!

biggrin.gif
eph2
QUOTE(Sipauba @ Jul 8 2005, 08:08 AM)
[B] coolio.gif

AI GALERA , JÁ FIZ E REFIZ DUAS VEZES.

PRIMEIRO COLOQUEI A VERMELHA - FICOU LOUUUUCO !!
DEPOIS A AZUL , FICA LEGAL SÓ NO ESCURO! MUUUITO LEGAL!

FICA AQUI UMA DICA QUE ACHO QUE NINGUÉM FALOU AINDA. PARA TIRAR O PONTEIRO DO VELOCÍMETRO AGENTE FAZ UMA FORÇA DO CARA*** , MAS PARA COLOCAR  nono.gif NÃO PODE POR MUITA FORÇA QUE ELE FICA SEM GIRAR OU SIMPLESMENTE FICA COM IMPRESSÃO DE PONTEIRO DE RELÓGIO ( VAI - PARA - VAI ).
DEVIDO AO ATRITO COM O FUNDO!!

BASTA APRETAR UM POUQUINHO SÓ !

O MAIS É MUITO FÁCIL !!

ABRAÇO !!!

biggrin.gif
*

Bem lembrado cara.. é um detalhe q tem q ser levado em consideração! thumbsup.gif
André OUTLAW
Olá... pessoal... esse é meu 1• contato... biggrin.gif

Então... é fácil colocar os led´s... qual material necessário? E outra... tô afim de inverter o LCD mais eu tava lendo que fica foda de visualizar os números durante o dia? é isso?

Abraço galera!!!
eph2
QUOTE(André OUTLAW @ Jul 23 2005, 06:11 PM)
Olá... pessoal... esse é meu 1• contato...  biggrin.gif

Então... é fácil colocar os led´s... qual material necessário? E outra... tô afim de inverter o LCD mais eu tava lendo que fica foda de visualizar os números durante o dia? é isso?

Abraço galera!!!
*

Basicamente você vai precisar dos leds, resistores, solda de componentes eletronicos (estanho), estanhodor (aparelho pra soldar) e MUITA paciência. Eu acho fácil colocar os leds, o dificil é paciência pra acertar o lugar certo pra eles focarem e ficar uniforme.

Quanto ao LCD, qd eu tinha meu finado celtinha eu tinha invertido e eu gostei do resultado e de dia dava pra se ver blz... não ficava ruim não... mas... o visual muda bastante, pode ser q no inicio fique 1 pouco confuso a visualização, mas te digo o visual a noite fica MUITO LOCO! thumbsup.gif
André OUTLAW
Legal... valeu pela dica... thumbsup.gif acho que vou deixar essa história de led e vou apenas inverter o LCD... o corsa modelo novo é invertido e dá pra visualizar na boa durante o dia... só acho a luz do LCD do Celta um bouco fraca...

Abraço...
Ritter
Galera, alguem pode me dar uma ajuda ?
Eu simplesmente troquei o meu led original por um AZUL, inclusive pedi o mais forte que tinha pra vender, porém na minha opinião, ficou escuro ... existe alguma forma de adaptar um segundo led ???

Caso contrário, devop voltar com a luz original sad.gif
eph2
QUOTE(Ritter @ Oct 14 2005, 10:54 AM) *
Eu simplesmente troquei o meu led original por um AZUL, inclusive pedi o mais forte que tinha pra vender, porém na minha opinião, ficou escuro ... existe alguma forma de adaptar um segundo led ???

Cara.. o ideal na minha opinião é colocar 2 leds no minimo... é soh fazer uma "extensão" q funciona, ainda existe a possibilidade de vc lixar a cabeça do led, q dai a luz espalha mais, derrepente fazendo isso já ajuda. thumbsup.gif
|Augusto|
Por favor me ajudem... tirei o painel, o acrilico , mas to enroscado nas travinhas brancas a moldura simplesmente nao sai as travas de cima(as duas)saem tranquilo a debaixo enrosca... sera q eu eskeci de algo???? o meu painel eh com conta giros isso muda alguma coisa.....?????
santiN
ai se tivesse coragem .... unsure.gif
Ritter
QUOTE(eph2 @ Oct 14 2005, 12:05 PM) *
QUOTE(Ritter @ Oct 14 2005, 10:54 AM) *

Cara.. o ideal na minha opinião é colocar 2 leds no minimo... é soh fazer uma "extensão" q funciona, ainda existe a possibilidade de vc lixar a cabeça do led, q dai a luz espalha mais, derrepente fazendo isso já ajuda. thumbsup.gif

Você pode me dar uma sugestão de como fazer essa extensão ? smile.gif
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.