.: Autor SAMUCA (Samuel Merli)
Painel com Leds
Material utilizado:
- Chave Philips
- Led de alto brilho
- Resistor de 470 ohms
- Super Bonder
- Fios
- Soldador
Clique na imagem para ampliá-la
Preço:
Eu gastei 2,50 em cada led, usei 3, e mais o resistor que custou 0,05 centavos
Total: R$ 7,55
Parte 1 - Removendo o painel do celtinha
Até uma criança consegue tirar ele. Olhando de frente para o volante, você vai ver 2 parafusos na parte de cima do painel. Com a chave philips remova eles.
Essa parte vai ficar solta, mas para tirar ela dali é preciso jeito, pois na parte que fica um pouco atrás do volante tem 2 travinhas, com a mão você consegue sentir elas, mas para tirar e só mexer a peça. Puxe empurre, até que ira sair para cima isso. Não é difícil, mas precisa um pouco de jeito para não danificar nada ali (arranhar)
Agora sem essa peça, o próximo passo é remover o único parafuso que segura o painel, os caras da gm economizam em tudo... Esse parafuso fica bem no centro embaixo.
Agora vire no lugar onde esta, o painel, para remover um cabo azul que tem atras dele. Esse cabo parece com esses de computadores, basta puxar ele com um pouco de força que ele sai.
Pronto, retire o painel e leve ele para um lugar que de para trabalhar.
Parte 2 - Abrindo o painel
Se alguém aqui já brincou de lego vai rir para abrir esse painel, ele é fechado apenas por travinhas de pressão, então va soltando elas até ficar assim:
Essa aqui é a luz original dele:
Agora vai depender do que você vai querer, dentro do painel do celta tem vários espacinhos que da pra colocar esses leds, no meu eu utilizei 3 leds dessa forma
Ficou com um brilho bem forte, mas nada que atrapalhe a vista ou algo assim. Acho que com um led ja fica bem iluminado.
Parte 3 - Os leds
Solde fios nos leds, diferenciando o positivo do negativo. Então ligue em serie os fios dos leds ou seja, o positivo de um no negativo do outro e assim por diante, e em algum lugar desses no meio coloque o resistor. No final ligue o fio que esta ligando todos os leds no positivo e no negativo na plaquinha aonde estava ligada a lâmpada original
Ah retire a lâmpada original, girando ela.
Para fixar os leds no painel use super bonder, ou cola quente, ou dupla face, ou outra coisa que deixe eles bem presos.
Prontinho
Agora é só fechar tudo colocar o painel novamente, e ligar !
Da um efeito muito bom !!