Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Faça Você Mesmo: Coluna para Tweeter
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Faça você mesmo.
noah
Bom pessoal eu estava muito interessado em colocar os tweeter nas colunas do celta mas não tinha encontrado nada a venda ou um faça você mesmo como esse que encontrei...
Não fui eu que fiz mas acho válido colocar aqui e acredito serve para qualquer carro... mas ele foi feito no Celta novo...

Espero que seja util para todos do forum....

Depois de comprar os Tw da Focal, o minimo que eles mereciam eh um bom direcionamento! Bom, vamos ao processo de construcao de colunas que é relativamente simples!

Material necessario:

-Lata de resina 900g-15 reais
-Fibra de vidro-15 reais
-Pincel- cerca de 1,50-2,0 reais a unidade
-Tinner para nao perder os pinceis-8 reais a lata grande
-MDF- gratis, precisa de apenas um pedaco pequeno!
-Tecido com elastano- 4 reais por meio metro.
-Curvim-8 reais por meio metro
-Massa plastica- 4 reais
-Espatula de plasticop/ aplicar massa- 1 real
-Cola de contato- 4 reais
Bom a construcao e explicacao se seguem junto as fotos!

Revestir a coluna com fita crepe para isola-la da fibra de vidro!

Passar resina e fibra de esperar secar, depois disso é so fazer um anel de MDF e direcionar os TW com pequenos pedacos de madeira e ir testando no carro!

Mais detalhes do direcionamento, foi usado cola quente nessa parte.

Depois deve-se usar o pano com elastano e estica-lo sobre a base. Eu colei ele com cola quente e depois passei resina por cima....

Parte de tras da coluna com o tecido jah resinado e colado antes com coma quente para fixar antes da resina!

Detalhe das imperfeicoes da fibra que devem ser lixadas. Eu usei primeiro um alicate de corte para retirar as partes mais duras e so depois fui lixando. a fibra eh muito dura e nao vale a pena lixar tudo, vai demorar muito e acabar com umas 10 folhas de lixa!

Passar uma fina camada de massa plastica que depois sera lixada para deixar a coluna bem lisa. Isso evitara ondulacoes no aspecto final!

Coluna jah lixada com massa, so falta o Curvim!

Coluna pronta! Colada com cola de contato. O curvim, nas partes tortas da coluna deve ser aquecido com um soprador termico. Como eu nao tenho um aqueci no fogao(cuidado para nao derreter o curvim!!!), dessa forma ele amolece um pouco e fica mais facil colar, principalmente na parte ao redor do TW!

Coluna pronta com o TW encaixado!

Aspecto final do carro! Um celta 2007!

Pude notar uma tremenda melhora no som e no palco sonoro. Vale muito a pena fazer, pelo baixo custo e retorno que se tem!

Créditos para Vitorchadud do autoforum.com.br
deed
Eu tinha certeza que ja tinha visto esse tutorial em algum lugar!

Pensava que o vitor tava cadastrado aqui... esse negocio de frequentar 3,5 foruns deixa a pessoa louca! tongue.gif

Valeu noah! Vou deixar o tópico por um dia aqui, para a galera ver, e amanha eu movo ele para Faca Voce Mesmo

PS: No topico da minha ultima instalacao tem lá mostrando fazer... mas nao é um passo-a-passo, nem tem lista de materiais nem nada. tongue.gif
noah
Eu pretendo fazer essa coluna mas ainda nem peguei meu carro... biggrin.gif

Mas assim que pegar e tiver um tempo para fazer a coluna eu atualizo esse Faça Você Mesmo mostrando desde o inicio... no caso tirar a coluna até colocar a nova com o tweeter...

eu pelo menos acho que faltou isso para o tuto ficar completo... mas mesmo assim está muito bom... e me motivou a fazer a coluna...
Cokee
bah bem legal o tuto do Victor.

eu só trocaria o acabamento.. nao gostei dela em coourvin. smile.gif

abraço..
Show
paulopjj
Realmente olhando não parece ser dificil de fazer, agora fazendo creio que o negócio ja complica mais, ainda mais sem ter ao menos tentado fazer algo parecido antes, e quanto a habilidade manual só vou saber se tentar, e as vezes pensar em gastar pouco pode acabar saindo caro, as vezes acho que é melhor pagar alguem que ja tenha feito pra fazer!!! O pessoal aí poderia se especializar nisso pra vender p Brasil inteiro, acho que muita gente ia querer. Estou pensando em achar alguem que faça isso aqui na minha cidade, se eu não achar vou deixar no painel por enquanto....
Capone_R2audio
Po, tb ja tinha visto!! E não achei!! rsrs

Uma dica é q nao precisa fazer a coluna toda, fazer só a parte do tweeter é bem mais facil!
noah
QUOTE(paulopjj @ Sep 24 2009, 11:31 AM) *
Realmente olhando não parece ser dificil de fazer, agora fazendo creio que o negócio ja complica mais, ainda mais sem ter ao menos tentado fazer algo parecido antes, e quanto a habilidade manual só vou saber se tentar, e as vezes pensar em gastar pouco pode acabar saindo caro, as vezes acho que é melhor pagar alguem que ja tenha feito pra fazer!!! O pessoal aí poderia se especializar nisso pra vender p Brasil inteiro, acho que muita gente ia querer. Estou pensando em achar alguem que faça isso aqui na minha cidade, se eu não achar vou deixar no painel por enquanto....

Eu vou com a cara e com a coragem... claro que a minha idéia não é chegar, fazer e pronto... vou trabalhar com os materiais primeiro para me familiazar e depois fazer pra valer e ai vamos ver como vai ser... se eu der certo eu posso fazer as colunas pra você tambem e te mando...

QUOTE(Capone_R2audio @ Sep 24 2009, 11:41 AM) *
Po, tb ja tinha visto!! E não achei!! rsrs

Uma dica é q nao precisa fazer a coluna toda, fazer só a parte do tweeter é bem mais facil!

Mas se fizer só a parte do tweeter você vai ter que revestir toda a coluna original...
Seria bom deixar ela guardada para se precisar vender, vende com a original...

Sei lá... mas é uma boa idéia e fica mais facil realmente... ai depende de cada um...
]O_ThaW[
Mas se fizer só a parte do tweeter você vai ter que revestir toda a coluna original...

Sei lá... mas é uma boa idéia e fica mais facil realmente... ai depende de cada um...

faz o seguinte.. mas facil vc comprar uma coluna paralela ai em loja de auto peças e fazer em cima dela... ai nao perde a original.....
uma coluna paralela de gol por exemplo custa 10.. 12 reais....

ou entao compra uma na concessionaria... nao deve ser mto caro.. um console de prisma custa 25 reais... uma coluna nao deve custar mais q isso....
dinluca
Ui, aquele 7998 me deixou até de tico duro.
Capone_R2audio
QUOTE(]O_ThaW[ @ Sep 24 2009, 12:55 PM) *

faz o seguinte.. mas facil vc comprar uma coluna paralela ai em loja de auto peças e fazer em cima dela... ai nao perde a original.....
uma coluna paralela de gol por exemplo custa 10.. 12 reais....

ou entao compra uma na concessionaria... nao deve ser mto caro.. um console de prisma custa 25 reais... uma coluna nao deve custar mais q isso....

Olha, custa menos de R$40 "o par original". Nem vale a pena comprar paralela.
Fora que, quando for vender o carro, vende as colunas e pega as originais na base de troca, ja fiz isso com o celta q eu tinha o cara ta feliz ate hj.

QUOTE(dinluca @ Sep 24 2009, 01:47 PM) *

Uhhmmm olhando melhor essas fotos, acho que eu ouvi esse carro no campeonato...ou era muito parecido...

Tava bãozinho viu. Mas essa porta ai precisava render mais.
]O_ThaW[

cara.. 6 tao falando do som do vitor????
tongue.gif aki no trampo num abre as imagens....
noah
QUOTE(]O_ThaW[ @ Sep 24 2009, 02:53 PM) *

O cara que fez o tutorial chama vitor agora se estamos falando do mesmo vitor ai eu num sei... será ? eyebrow.gif
]O_ThaW[
QUOTE(noah @ Sep 24 2009, 03:00 PM) *
QUOTE(]O_ThaW[ @ Sep 24 2009, 02:53 PM) *

O cara que fez o tutorial chama vitor agora se estamos falando do mesmo vitor ai eu num sei... será ? eyebrow.gif

sim... vitorchadud

.. esse eu escutei pessoalmente... coolio.gif

gostei mto do som dele... achei mto bom... bem feito e talz... um outro nivel do q agente ta acostumado a ver no dia-a-dia...

e me surpreendi com o focal 130kp de 5... da um grave legal!!!! tbm.. empurrado pelo pyramid sakata... rolleyes.gif
palco, tudo bacana....

faz toda diferença um som bem construido.. direcionado...
pena q ele nao ficou bem colocado no campeonato...
ccbslevy
Otimo post, vo fazer fazer pro meu celtinha logo logo.

vlw obrigado
jorgelost
Show!!!!!
beto_bh
Era tudo que precisava....
cassiosurfpro
Bo mesmo o foda é tempo pra fazer hahhaha
Fabio Hideki
bom, to com o material pra fazer a minha...se ficar bom, vou vender....
portella
galera.. eu fiz mais o menos isso na minha..

mas nao fui eu q fiz.. mandei fazer num cara daki da cidade q trabalha fazendo caixas, tampao personalizado, porta-malas, etc.. eu acompanhei o trampo (pq eu so meio chato pra essas coisa e gosto de fica junto pra i dando as coordenadas). a parte mais xata mesmo é acertar o direcionamento.. a gente colava o anel na coluna e encaixava no carro pra testar..

agora, como alguem falou ai, a gente só fez na parte do tweeter, e nao na coluna toda.. comprei uma coluna original na concessionaria por 17,50 e deixei guardada pra qnd vender o carro usar akela.. ja q a coluna q veio ja tinha um risquinho ou outro, furei ela mesmo. isso do lado direito, pq do lado esquerdo eu comprei uma coluna pra 3 instrumentos, e puis o tweeter embaixo do ultimo instrumento (ficou entao com 4 furos.. 3 instrumentos de 52mm e o furo mais baixo do tweeter, q tem 2,5 pol). o cara fez um acabamento com massa plastica pra fica mais redondinho.

mandei essa semana pra pintar (nao keria courvin, mandei pintar de preto bem brilhante) e espero passar la segunda e ja ver a coluna pronta.. dai eu tiro umas fotos e posto aqui pra vcs verem..

teve muito instalador de som aqui de americana q falou pra eu NAO direcionar o tweeter, pra colocar ele no cantinho virado pro parabrisa.. sei la viu.. com o tweeter solto eu ficava testando ele virado pro parabrisa, virado pra mim, virado pro parabrisa, virado pra mim... e axava MUITO melhor o som qnd ele tava virado pra mim..
trappy_trash
MUITO DOIDO
deeco
Alguem fez a coluna ae galera? happy.gif
deeco
Up!!! rolleyes.gif
Danilo.Bardelli
Acho que vou imprimir o tuto e levar para alguém que trabalhe com fibra. Ou comprar um par de colunas e mandar bala nelas =D
deeco
Up. coolio.gif
Asteka
Puuta mano iraado mesmo!

Meu pai te um Agile e o carro ja vem com TW nas colunas de fabrica!
Deu moo vontade de fazer!

Vaalew pela dica!
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.