Não fui eu que fiz mas acho válido colocar aqui e acredito serve para qualquer carro... mas ele foi feito no Celta novo...
Espero que seja util para todos do forum....
Depois de comprar os Tw da Focal, o minimo que eles mereciam eh um bom direcionamento! Bom, vamos ao processo de construcao de colunas que é relativamente simples!
Material necessario:
-Lata de resina 900g-15 reais
-Fibra de vidro-15 reais
-Pincel- cerca de 1,50-2,0 reais a unidade
-Tinner para nao perder os pinceis-8 reais a lata grande
-MDF- gratis, precisa de apenas um pedaco pequeno!
-Tecido com elastano- 4 reais por meio metro.
-Curvim-8 reais por meio metro
-Massa plastica- 4 reais
-Espatula de plasticop/ aplicar massa- 1 real
-Cola de contato- 4 reais
Bom a construcao e explicacao se seguem junto as fotos!

Revestir a coluna com fita crepe para isola-la da fibra de vidro!

Passar resina e fibra de esperar secar, depois disso é so fazer um anel de MDF e direcionar os TW com pequenos pedacos de madeira e ir testando no carro!

Mais detalhes do direcionamento, foi usado cola quente nessa parte.

Depois deve-se usar o pano com elastano e estica-lo sobre a base. Eu colei ele com cola quente e depois passei resina por cima....

Parte de tras da coluna com o tecido jah resinado e colado antes com coma quente para fixar antes da resina!

Detalhe das imperfeicoes da fibra que devem ser lixadas. Eu usei primeiro um alicate de corte para retirar as partes mais duras e so depois fui lixando. a fibra eh muito dura e nao vale a pena lixar tudo, vai demorar muito e acabar com umas 10 folhas de lixa!

Passar uma fina camada de massa plastica que depois sera lixada para deixar a coluna bem lisa. Isso evitara ondulacoes no aspecto final!

Coluna jah lixada com massa, so falta o Curvim!

Coluna pronta! Colada com cola de contato. O curvim, nas partes tortas da coluna deve ser aquecido com um soprador termico. Como eu nao tenho um aqueci no fogao(cuidado para nao derreter o curvim!!!), dessa forma ele amolece um pouco e fica mais facil colar, principalmente na parte ao redor do TW!

Coluna pronta com o TW encaixado!

Aspecto final do carro! Um celta 2007!
Pude notar uma tremenda melhora no som e no palco sonoro. Vale muito a pena fazer, pelo baixo custo e retorno que se tem!
Material necessario:
-Lata de resina 900g-15 reais
-Fibra de vidro-15 reais
-Pincel- cerca de 1,50-2,0 reais a unidade
-Tinner para nao perder os pinceis-8 reais a lata grande
-MDF- gratis, precisa de apenas um pedaco pequeno!
-Tecido com elastano- 4 reais por meio metro.
-Curvim-8 reais por meio metro
-Massa plastica- 4 reais
-Espatula de plasticop/ aplicar massa- 1 real
-Cola de contato- 4 reais
Bom a construcao e explicacao se seguem junto as fotos!

Revestir a coluna com fita crepe para isola-la da fibra de vidro!

Passar resina e fibra de esperar secar, depois disso é so fazer um anel de MDF e direcionar os TW com pequenos pedacos de madeira e ir testando no carro!

Mais detalhes do direcionamento, foi usado cola quente nessa parte.

Depois deve-se usar o pano com elastano e estica-lo sobre a base. Eu colei ele com cola quente e depois passei resina por cima....

Parte de tras da coluna com o tecido jah resinado e colado antes com coma quente para fixar antes da resina!

Detalhe das imperfeicoes da fibra que devem ser lixadas. Eu usei primeiro um alicate de corte para retirar as partes mais duras e so depois fui lixando. a fibra eh muito dura e nao vale a pena lixar tudo, vai demorar muito e acabar com umas 10 folhas de lixa!

Passar uma fina camada de massa plastica que depois sera lixada para deixar a coluna bem lisa. Isso evitara ondulacoes no aspecto final!

Coluna jah lixada com massa, so falta o Curvim!

Coluna pronta! Colada com cola de contato. O curvim, nas partes tortas da coluna deve ser aquecido com um soprador termico. Como eu nao tenho um aqueci no fogao(cuidado para nao derreter o curvim!!!), dessa forma ele amolece um pouco e fica mais facil colar, principalmente na parte ao redor do TW!

Coluna pronta com o TW encaixado!

Aspecto final do carro! Um celta 2007!
Pude notar uma tremenda melhora no som e no palco sonoro. Vale muito a pena fazer, pelo baixo custo e retorno que se tem!
Créditos para Vitorchadud do autoforum.com.br