Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: [Faça você mesmo] LED Rítmico
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Faça você mesmo.
geocurado
Salve galera do Celta Clube...

Bom, é o seguinte a algum tempo eu pedi um esqueminha para fazer um led rítmico, mas ninguém conseguiu me ajudar (queria pra eu mesmo montar em casa).

Dei uma olhada no faça você mesmo e não tinha, depois de procurar muito na net encontrei um esquema para pc e fiz a adaptação.

Cheguei a esse sistema:

Simples: até eu consegui fazer happy.gif

Baratinho: o mais caro é o led (cerca de R$ 1,00) laugh.gif Cada resistor custa R$ 0,11 e o transistor ñ me lembro mas foi menos q R$ 1,00 thumbsup.gif

Vamos começando do começo dry.gif

Materiais

1- Transistor TIP31c
2- Som blink.gif
3- Bateria ohmy.gif
4- LED alto brilho
5- Resistor de 560 Ohms
6- Solda

Montando o esqueminha

1- Solde o fio positivo do som na perninha da esquerda do transistor (Base)

2- Solde um fio para servir de negativo para o som (preferência preto) na perninha da direita do transistor (Condutor)

3- Solde um fio para servir de negativo para os leds (preferência preto) na perninha do meio do transistor (Emissor)

4- Solde um fio para servir de negativo para a fonte (preferência preto) na perninha da direita do transistor (Condutor)

5- Deixe um fio positivo para ligar a fonte com os leds

obs: dei umas cortadinha no fio e ficou em uma caixa de fósforo mesmo thumbsup.gif

laugh.gif

O conselho que dou é que ligue em paralelo com o seu Sub ou Woffer, para que o Led só pisque com graves.

http://www.youtube.com/watch?v=G77DEGu6s4c
Fiz o vídeo mas a qualidade da cam num é tão boa assim, quando pegar uma cam melhor posto ele.

VLW!!!

CELTA CLUBE PE
massu1989
bom tutorial.. valeu.. tenta postar o video aí, fiquei curioso.. aehuaeha
geocurado
QUOTE(massu1989 @ Nov 4 2009, 08:30 PM) *

coloquei o vídeo, mas como eu falei,

ta muito ruim, o som ta baixo d+ e só tinha dois led

quando botar no carro faço outro (com mais leds)
Duu!!!
parabens ae mano..mujito util seu tuto daki a poko a moderacao move para o faca vc mesmo.. vo reportar aki
gssp_sarmento
Movido: Faça você mesmo
massu1989
QUOTE(geocurado @ Nov 4 2009, 09:42 PM) *
QUOTE(massu1989 @ Nov 4 2009, 08:30 PM) *

coloquei o vídeo, mas como eu falei,

ta muito ruim, o som ta baixo d+ e só tinha dois led

quando botar no carro faço outro (com mais leds)

thumbsup.gif
andersonrossatto
Só toma cuidado com esse transistor dentro da caixa de fósforo, além de não ter dissipador de calor ele ficara dentro de um ambiente fechado, pode esquentar e pegar fogo na caixa...
Na mesma loja onde vc comprou os led's e o transistor, provavelmente vai ter umas caixas plástica quase do tamanho da que vc usou, porém são de plástico e especificas para esse fim...

thumbsup.gif
geocurado
QUOTE(andersonrossatto @ Nov 4 2009, 11:32 PM) *
Só toma cuidado com esse transistor dentro da caixa de fósforo, além de não ter dissipador de calor ele ficara dentro de um ambiente fechado, pode esquentar e pegar fogo na caixa...
Na mesma loja onde vc comprou os led's e o transistor, provavelmente vai ter umas caixas plástica quase do tamanho da que vc usou, porém são de plástico e especificas para esse fim...

thumbsup.gif

thumbsup.gif
cassiosurfpro
Cara legal mas o video não fununcia.
geocurado
QUOTE(cassiosurfpro @ Nov 5 2009, 11:15 AM) *
Cara legal mas o video não fununcia.

Agora ta pegando malz biggrin.gif
brnlokoopko
Boaaa
eumemus
Otimo diy. Só não boto a mão na massa pra fazer porque sou desastrado demais.
ccbslevy
bom tutorial.. valeu.. fiquei curioso.. hehehe

vo fazer =D para testar xD

flow
hups
parabens pela iniciativa.... não curto mt esse lance de led's piscando, mas uma vez tinha feito isto em uma aula de física ( acho q era isso... hehe )

brinquei tanto com meu som que torrei os led's... fheufheuhf
jorgelost
Muito legal!!!
geocurado
QUOTE(hups @ Nov 6 2009, 02:01 AM) *
parabens pela iniciativa.... não curto mt esse lance de led's piscando, mas uma vez tinha feito isto em uma aula de física ( acho q era isso... hehe )

brinquei tanto com meu som que torrei os led's... fheufheuhf

hauhsuahsuashuas

aqui e sem querer querendo dei uma carga muito alta em um LED (9v, o LED guenta 3v) aí o LED partiu-se em dois, foi um pipoco da desgrama

não tinha dimensionado direito o resistor, mas agora ta blz, pod confiar thumbsup.gif
piriquito
qual é a tensão q o led usado suporta?

o resistor de 560 Ohms abaixa a corrente da bateria ou a tensão???

se abaixa a tensão, os LEDs recebem qtos volts?

eu apoio a ideia do dissipador no transistor pq a linha TIP eskentam d+ pq são transistores de potência.

abraço a todos biggrin.gif
geocurado
QUOTE(piriquito @ Jan 25 2010, 05:44 PM) *
qual é a tensão q o led usado suporta?

o resistor de 560 Ohms abaixa a corrente da bateria ou a tensão???

se abaixa a tensão, os LEDs recebem qtos volts?

eu apoio a ideia do dissipador no transistor pq a linha TIP eskentam d+ pq são transistores de potência.

abraço a todos biggrin.gif

O led suporta em torno de 3V (varia de acordo com a cor, mas é pouca)

O resistor abaixa a tensão de 15V (já que quando o carro está acelerado o alternador pode gerar esta tensão) para pouco menos de 3V

Se tu baixar a tensão não muda muito, pq fiz essa mesma instalação no carro (12V) e numa fonte aqui em casa (9V) e não notei uma diferença grande na iluminação.

vlw
Eric Felipe
Ja que vcs tocaram no assunto..
arte minha..hehe
http://www.youtube.com/watch?v=kIunMqbFAhI
R0dr1go
Isso afeta a potencia ou a qualidade do som?
rafakent
maneiro cara..

vlw pelo fvm
piriquito
mes q vem vou comprar os componentes para fazer

alguem tem alguma sugestao de onde eu posso colcar esses LEDs piscantes no carro???

abraço a todos!!!
mneves
QUOTE(geocurado @ Feb 22 2010, 06:35 AM) *
O resistor abaixa a tensão de 15V (já que quando o carro está acelerado o alternador pode gerar esta tensão) para pouco menos de 3V

Bom projeto, apenas uma correção: resistor reduz a corrente (resistor = resistência) e não a tensão.
Para reduz a tensão usa-se um CI regulador de tensão (por exemplo).
gusthp
QUOTE(mneves @ Feb 27 2010, 10:32 PM) *
QUOTE(geocurado @ Feb 22 2010, 06:35 AM) *

Bom projeto, apenas uma correção: resistor reduz a corrente (resistor = resistência) e não a tensão.
Para reduz a tensão usa-se um CI regulador de tensão (por exemplo).

Cara sem querer ser chato..mas nao é ao contrario???? resistor nao da uma queda de tensao nao?pq veja bem,desde qdo se vc usa por exemplo (ja q tamos em forum de carro/som...) um amplificador que é alimentado na faixa dos 12-16V e usa uma corrente de 60A,entao,se agente utilizar uma bateria de 100A ira queimar o amplificador?''Tenso''...é a mesma coisa que a resistencia em paralelo,para fazer a queda te tensao e + bla bla bla.....Ja fiz aki,agr so to com medo de por na megacharge 400,pq a ultima vez que fiz isso,o modulo desligou sozinhu (ainda bem que megacharge tem proteçao contra curto e baixa impedancia e a impreza fica do lado da minha cidade =p),mas como é,o fiu vermelho ''positivo'' eu coloco ele ''junto com o mesmo cabin da caixa do borne do amplificador'' e o negativo junto com o negativo dentro do borne do amplificador? ou é mesmo em pararelo com o ''subwoofer'' os fios vao nos bornes do subwoofer....? apesar que eu axo q n tem diferença....mas como ´feito isso?um disipador e uma pasta termica vai bem =)
wladelin
Posso fazer com um CI de 42C ?
bleh
QUOTE(Eric Felipe @ Feb 22 2010, 04:32 PM) *
arte minha..hehe

[off]

Cara, que maneiro! to fzd um case mod tbm, tem esse esquema ae?

valeus!

tombo
QUOTE(bleh @ Apr 17 2010, 07:02 PM) *
arte minha..hehe

[off]

valeus!

+1
geocurado
QUOTE(tombo @ Apr 18 2010, 01:48 PM) *
arte minha..hehe

[off]

valeus!

+1

essa semana faço um desse estilo e posto aqui.

thumbsup.gif
Raphaeltakey
ENtão cara bem legal esse esquema dos led ritmicos porem fiquei meio com duvida na hora de ligar qual fio aonde ... tipo o som- (menos) eu ligo aonde ? o som vem do som mesmo ? desculpa me perdi pq no caso eu tenho um ampli no meio ae ainda nao consegui raciocinar... bad
bleh
QUOTE(Raphaeltakey @ Apr 20 2010, 09:42 PM) *
ENtão cara bem legal esse esquema dos led ritmicos porem fiquei meio com duvida na hora de ligar qual fio aonde ... tipo o som- (menos) eu ligo aonde ? o som vem do som mesmo ? desculpa me perdi pq no caso eu tenho um ampli no meio ae ainda nao consegui raciocinar... bad

melhorou?!

laugh.gif

QUOTE(geocurado @ Apr 18 2010, 07:37 PM) *
QUOTE(tombo @ Apr 18 2010, 01:48 PM) *
arte minha..hehe

[off]

valeus!

+1

essa semana faço um desse estilo e posto aqui.

thumbsup.gif

demorou hein! estamos no aguardo!
happy.gif
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.