Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Testador de Fusível Eletrônico - por R$ 7,00
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Faça você mesmo.
jacqueslira
Circuito para testar fusível de carro, esquema prático para encontrar fusível com defeito.
Às vezes para encontrar um fusível com defeito num carro, temos que conferir um por um até encontrar o defeituoso
A proposta desse circuito é ajudar a encontrar o fusível queimado com mais facilidade e rapidez.

Materiais:
- Placa Universal (Mesmo comprando a menor ainda sim vai ter que quebra-la pra ficar menor, para isso utilize uma serra de cano) - R$ 6,00
- 2 Led's 5mm - R$ 0,60
- 1 Resistor de 1 kohms - R$ 0,40
- Ferro de Solda e Solda
- Os pinos de encaixe são opcionais

Vejam como ficará ao final:

Como funciona o circuito de teste de fusível de carro?

Esse circuito está baseado em circuito de teste de fusível queimado na etapa de alimentação.
Com um fusível em bom estado a diferença de potencial entre um terminal e outro é nula (0).
Mas quando o fusível está queimado, existe uma diferença de potencial entre um terminal e outro, pois o circuito está aberto.

Esquema do circuito de testador de fusível
O circuito é composto de dois leds colocados em paralelo e sentido oposto, assim o circuito não tem polaridade. Os leds são protegidos pelo resistor de 1 kohms. Para usar o circuito monte-o numa mini placa de circuito impresso ou apenas solde os componentes de acordo com o esquema. Como ponta de prova você pode usar dois pedaço de fios de uns 10 cm, faça um chanfro na ponta deles deixando-os como a ponta de prova do seu multímetro. Como o circuito montado é só encostar as pontas nos terminais do fusível a ser testado sem retirar o fusível do porta fusível. De preferência com a chave ligada para que o circuito do automóvel seja energizado.
Se um dos leds led acender indica fusível aberto. Se não acender, possivelmente o fusível está ok.
Já que a área de manutenção de TVs e equipamentos domésticos está em baixa, a área de eletrônica automotiva é uma boa saída para técnicos em eletrônica.

Como funciona o circuito quando o fusível está queimado

Circuito do testador de fusivel de carro quando o fusível está queimado

Como podemos ver R é a resistência do circuito do automóvel (lâmpada, buzina, etc.) que está em série com o fusível, B é a bateria do automóvel e R1 é o resistor que protege os leds. Com o fusível aberto, é como se o fusível não existisse, a corrente vai passar pelo led.

Como funciona o circuito quando fusível está ok

Nessa situação a corrente vai passar pelo fusível que tem resistência igual a zero, ao invés de passa pelos leds.

Sugestão da placa para montagem do circuito

Amigos, quem tem dificuldade ao fazer placas de circuito, que realmente é chato, sugiro que comprem Placas Universais Furadas que vende em qualquer casa de peças como essa:
http://www.lasershape.com.br/produto.php?id=72

Fonte: http://www.te1.com.br
nightmare
Movido para: Técnica > Faça você mesmo.
MaNoLo
Bom tutorial, se eu tivesse paciencia e habilidade eu faria.
Sugestão:

como o mercado está em baixa, faz pra vender pra galera....
Rafiuski
Doidera hein! Parabens aew!
cassiosurfpro
Ou ficou loco manu vou tentar fazer esse final de semana se a santa ifigeina abrir pra eu compara as coisas
hups
esses dias um queimou... perdi um tempao tentando descobrir ql era... hehe

vlw pelo tuto wink.gif
leandrochendi
caraca q bagaça legal...assim que eu tiver tempo vou fazer isso....quebra um galhão!
ccbslevy
QUOTE(MaNoLo @ Nov 20 2009, 11:15 AM) *
Sugestão:

+1
jacqueslira
QUOTE(ccbslevy @ Nov 21 2009, 10:15 PM) *
QUOTE(MaNoLo @ Nov 20 2009, 11:15 AM) *
Sugestão:

+1

Ae galera. Se aparecer ao menos uns 10 parceiros aí, eu faço pra vcs.

Obs: Estou preparando umas coisas maneiras!
hjullio
QUOTE(jacqueslira @ Nov 20 2009, 12:42 AM) *
Circuito para testar fusível de carro, esquema prático para encontrar fusível com defeito.
Às vezes para encontrar um fusível com defeito num carro, temos que conferir um por um até encontrar o defeituoso
A proposta desse circuito é ajudar a encontrar o fusível queimado com mais facilidade e rapidez.

Materiais:
- Placa Universal (Mesmo comprando a menor ainda sim vai ter que quebra-la pra ficar menor, para isso utilize uma serra de cano) - R$ 6,00
- 2 Led's 5mm - R$ 0,60
- 1 Resistor de 1 kohms - R$ 0,40
- Ferro de Solda e Solda
- Os pinos de encaixe são opcionais

Vejam como ficará ao final:

Como funciona o circuito de teste de fusível de carro?

Esse circuito está baseado em circuito de teste de fusível queimado na etapa de alimentação.
Com um fusível em bom estado a diferença de potencial entre um terminal e outro é nula (0).
Mas quando o fusível está queimado, existe uma diferença de potencial entre um terminal e outro, pois o circuito está aberto.

Esquema do circuito de testador de fusível
O circuito é composto de dois leds colocados em paralelo e sentido oposto, assim o circuito não tem polaridade. Os leds são protegidos pelo resistor de 1 kohms. Para usar o circuito monte-o numa mini placa de circuito impresso ou apenas solde os componentes de acordo com o esquema. Como ponta de prova você pode usar dois pedaço de fios de uns 10 cm, faça um chanfro na ponta deles deixando-os como a ponta de prova do seu multímetro. Como o circuito montado é só encostar as pontas nos terminais do fusível a ser testado sem retirar o fusível do porta fusível. De preferência com a chave ligada para que o circuito do automóvel seja energizado.
Se um dos leds led acender indica fusível aberto. Se não acender, possivelmente o fusível está ok.
Já que a área de manutenção de TVs e equipamentos domésticos está em baixa, a área de eletrônica automotiva é uma boa saída para técnicos em eletrônica.

Como funciona o circuito quando o fusível está queimado

Circuito do testador de fusivel de carro quando o fusível está queimado

Como podemos ver R é a resistência do circuito do automóvel (lâmpada, buzina, etc.) que está em série com o fusível, B é a bateria do automóvel e R1 é o resistor que protege os leds. Com o fusível aberto, é como se o fusível não existisse, a corrente vai passar pelo led.

Como funciona o circuito quando fusível está ok

Nessa situação a corrente vai passar pelo fusível que tem resistência igual a zero, ao invés de passa pelos leds.

Sugestão da placa para montagem do circuito

Amigos, quem tem dificuldade ao fazer placas de circuito, que realmente é chato, sugiro que comprem Placas Universais Furadas que vende em qualquer casa de peças como essa:
http://www.lasershape.com.br/produto.php?id=72

Fonte: http://www.te1.com.br

Falaê Jacques!!

Eu me amarro nessas coisas de eletrônica e eu estava pensando...

Como você parece entender pra kct de eletrônica, me corrija se eu estiver errado:

Com esse sistema que você mostrou, dá pra fazer uma espécie de computador de bordo simplificado não? Por exemplo, se for feita uma placa com vários desse sistema, cada sisteminha desses ligado a uma lâmpada externa do carro, dá pra ter um controle de luzes queimadas sem precisar sair do carro pra olhar, sem precisar por o tênis no pedal de freio pra ver se tem alguma delas queimada (acredite, já fiz isso).

Sempre que uma lâmpada (ou pólo dela) queimar vai haver aquela "diferença de potencial" que você falou e um led vai acender. Acendeu, têm luz queimada. E de acordo com o led que acender (na placa vai haver vários, um par pra cada lâmpada) dá pra saber qual lâmpada está queimada.

Eu imagino que aquele computador de bordo que aquele falecido Tempra SW tinha funcionava mais ou menos com essa lógica.

Faz sentido?

Abraços
jacqueslira
Falaê Jacques!!
Eu me amarro nessas coisas de eletrônica e eu estava pensando...
Como você parece entender pra kct de eletrônica, me corrija se eu estiver errado:
Com esse sistema que você mostrou, dá pra fazer uma espécie de computador de bordo simplificado não? Por exemplo, se for feita uma placa com vários desse sistema, cada sisteminha desses ligado a uma lâmpada externa do carro, dá pra ter um controle de luzes queimadas sem precisar sair do carro pra olhar, sem precisar por o tênis no pedal de freio pra ver se tem alguma delas queimada (acredite, já fiz isso).
Sempre que uma lâmpada (ou pólo dela) queimar vai haver aquela "diferença de potencial" que você falou e um led vai acender. Acendeu, têm luz queimada. E de acordo com o led que acender (na placa vai haver vários, um par pra cada lâmpada) dá pra saber qual lâmpada está queimada.
Eu imagino que aquele computador de bordo que aquele falecido Tempra SW tinha funcionava mais ou menos com essa lógica.
Faz sentido?
Abraços

Prezado amigo, infelizmente pela lei do CUSTO-BENEFÍCIO não compensa. Mas é pensando como você pensou que surgem os gênios, sabia? A sugestão é maravilhosa, mas existem formas mais aprimoradas de trabalhar a eletrônica, em especial a veicular. Antecipo que a priori sou profissional da Saúde Mental, mas estudo com afinco eletrônica de forma prática, para produzir algo fiel às minhas necessidades (geralmente na saúde) e paixões como automóveis. Mas caso queira, coloco sua ideia em papel e te mostre como pode ser feito isso de maneira melhorada. Valeu ae, abraço!!!
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.