Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: [Faça você mesmo] Isolante térmico
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Faça você mesmo.
Rod-rod
Pessoal

Meu celtinha eh preto e sempre q fica ao sol, vira um forno!!! kkk
Ha alguns dias tive a ideia de isolante termico. Ja fiz no meu e ficou bom.
Então resolvi compartilhar.

Vamos lá. O tutorial eh pro celta 2 portas, mas o teto deve ser igual, soh muda os plasticos das colunas.

Material necessario:
- 2m de isolante termico de 2mm de espessura (desses q usam sob telhados)(encontrei numa tapeçaria por R$ 5,30/m)
- 10m de fita dupla-face 3M (eu usei a de silicone transparente, R$36,00 o rolo de 20m)
- chaves de fenda, philips, fixa, torx
- alicate de bico fino
- 1 pessoa pra ajudar
- 3 horas (no minimo)
- muita paciencia e capricho.

Preparo do isolante:
- o isolante q comprei eh feito de um tipo de espuma com uma folha de aluminio colada de um lado, dando +-2mm de espessura
- eu cortei com 94cm de largura e deixei os 2m no comprimento (o comprimento eh menor q isso, mas maior eh mais garantido, corta no final)

Retirando o forro do teto:

- retire o retrovisor (guarde em local seguro tipo o porta-luvas), os para-sois e a luz de cortesia.

- desemcaixe uma parte da borracha da porta, a parte q segura o forro

- nas colunas da frente (coluna A) eh so tirar os parafusos (torx) e desencaixar da borracha da porta, nao precisa retirar (senão teria q tirar o painel tb hehe)

- nas colunas do meio (coluna cool.gif, retirar o parafuso (torx) e o suporte do cinto (parafuso hexagonal), tb nao presica retirar o plastico inteiro, somente desencaixe um pouco da borracha da porta.

- rebata o banco de tras e retire aquela tampa q fica em cima do porta-malas

- nas colunas de tras (coluna C), retire o suporte do cinto (parafuso hexagonal) e os 2 parafusos (torx) no porta-malas, esse plastico faz uma moldura no vidro e tem 4 presilhas internas, eh so puxar com cuidado q solta (as presilhas sao metalicas, mas o resto eh plastico e pode quebrar)

- algumas presilhas soltam do plastico e ficam presas na lataria do carro, eh sopegar com o alicate de bico fino q sai facinho e encaixar de volta no plastico

- puxe o forro pelo porta-malas, ele vai sair meio na diagonal (eh bom ter uma pessoa pra ir guiando por cima dos plasticos das colunas)

- fica tudo assim (uma boa disposição das coisas q nao atrapalha o resto trabalho)

Colando as fitas:
- muito cuidado a cola eh muuuuito forte, colou tah colado, não sai mais. kkk

- cole as fitas em cada seção do teto e ja faça uma "orelhinha" nas pontas do plastiquinho da segunda face da fita (facilita pra retirar esse plastico na hora da instalação do isolante)

- eu fiz assim

Colocando o isolante:
- comece pela frente do carro

- pegue no meio da largura do isolante e cole no meio da primeira fita, lááá na frente (vão sobrar as pontas conforme se aproxima da lateral)

- vá acertando e colando o isolante, empurrando com a mão mesmo

- terminado, faça os recortes necessários

- no final fica assim

Bom... Eh isso!
Dá muuuito trabalho, mas acho q vale a pena, principalmente pra quem tem carro de cor escura (q esquenta mais)

Qualquer duvida eh so perguntar.
NiLO
Achei legal a ideia, deu muita diferença depois que colocou esse isolante ai?

Parabens pelo tutorial wink.gif
shinpunk
será que manta adesiva sairia mto mais caro???
deve ser mais simples pra aplicar
jorgelost
Muito bom o tuto.....
Moderação poderia mover la para o faça vc mesmo......

A manta adesiva tb deve ser otimo e mais facil de aplicar mas porem pode ser mais caro um pouco....
Rod-rod
deu muita diferença depois que colocou esse isolante ai?

Olha... ainda continua bem quente, porém esfria muuuito mais rapido.
Depois de umas 4h de sol, de 5~10min ja tah freskinho, o q nao acontecia antes em menos de 2h

será que manta adesiva sairia mto mais caro???

A manta adesiva tb deve ser otimo e mais facil de aplicar mas porem pode ser mais caro um pouco....

Bem q procurei, mas nao consegui achar a manta asfaltica aki em Ribeirão Preto.
No mercado livre acha por uns R$ 150,00, mas ninguem diz se eh adesiva ou não, pq tem das duas.

Não sei se deu pra perceber, mas tem um pedacinho de algum materia q parece manta asfaltica no teto, sei lá pra q, eh tao pequeno!
Enquanto eu fazia a desmontagem o rolo de isolante acabou ficando no sol, e logo q peguei ele não estava quente (ja as ferramentas q pegaram sol nem vo fala nada kkkk)
MaNoLo
Bacana o Tutorial... Parabééns...

Devo fazer isso com feutro betumado, pois só estou esperando chegar, ja comprei...
deed
movendo pro FVM!!!

Valeu!
Rafiuski
Parabens pelo tutorial!!!
claudiohmb
Excelente tuto.... bela idéia....
leandrochendi
parabens pelo trampo e pelo tuturial
HorNz
Bem bacana..

vlw pelo tuto.
rafakent
Legal pacass cara.

valew pelo FVM
GustavoFelipe
Legal , parabéns pelo trabalho e por disponibilizar aqui para nós...
Debora
Parabéns pelo tuto mesmo!!! Uma ótima dica... o meu celtinha não é preto mas fica o dia todo no sol.... fica insuportável entrar nele....... vou ver se consigo fazer no meu tbm!!!! thumbsup.gif
jairomedeirosjr
a ideia é massa, mais chega da uma canceira so de ler, to doido pra fazer, vou arrumar alguem pra me ajudar smile.gif

parabens pelo tutorial
Denis-AC
também fiz isso no meu, mas com um tecido grosso, e não com manta.

realmente ajudou muito, e o legal é que barulho de chuva é só nos vidros
Rod-rod
QUOTE(Debora @ Feb 18 2010, 09:17 PM) *
Parabéns pelo tuto mesmo!!! Uma ótima dica... o meu celtinha não é preto mas fica o dia todo no sol.... fica insuportável entrar nele....... vou ver se consigo fazer no meu tbm!!!! thumbsup.gif

Eh isso ae, faz sim, vc vai gostar do resultado!!!
Verá como ele vai esfriar bem mais rapido.

QUOTE(jairomedeirosjr @ Feb 20 2010, 01:36 PM) *
a ideia é massa, mais chega da uma canceira so de ler, to doido pra fazer, vou arrumar alguem pra me ajudar smile.gif

Cara... cansa mesmo (nao vou negar), mas vale a pena.

QUOTE(Denis-AC @ Feb 20 2010, 01:41 PM) *
também fiz isso no meu, mas com um tecido grosso, e não com manta.

realmente ajudou muito, e o legal é que barulho de chuva é só nos vidros

Bom vc ter comentado do barulho da chuva. Ainda nao peguei chuva depois q coloquei, mas eh bem possivel q diminua sim.

Eu tinha pensado em fazer com feltro betumado, mas encontrei esse isolante termico, entao foi nele mesmo
biggrin.gif
Q bom q to conseguindo agradar a galera.
Creio q esse problema de aquecimento seje muito comum.
Deco Boss
poxa que legal, pelo visto funciona mesmo... parabéns pela idéia! Abs
MaNoLo
PARA QUEM ESTIVER COM DÚVIDAS DE COMO DESMONTAR A COLUNA DO MEIO E DE TRAS, DÁ UMA OLHADA TO TÓPICO DA INSTALÇÃO DA ANTENA DE TETO... http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=88554

E se vc quiser pegar as fotos, ou linkar no seu tutorial fique a vontade... só servirá para ajudar...

Abração.
Rod-rod
QUOTE(MaNoLo @ Feb 21 2010, 05:17 PM) *
E se vc quiser pegar as fotos, ou linkar no seu tutorial fique a vontade... só servirá para ajudar...

Muito obrigado pelas fotos, ajudam mesmo, e eu tinha me esquecido de tirar desses pontos.

Valew MaNoLo!!!
MaNoLo
Agora ficou mais fácil a vizualização...

meus feutros chegarem, eu vou fazer isso tambem, aí eu coloco nas laterais e nas portas.. e tiro fotos pra acrescentar ao tópico.
LuizFabri
Bro, deixe-me perguntar:

Quanto troquei a luz de cortesia por um superled notei que pelo menos na frente tem alguma especie de manta, tem alguma coisa entre o forro e a lata?
Pensei em por esse material aluminizado e mais um feltro, será que tem espaço? outra coisa, o lado que vc colocou com a aluminio para baixo, vejo nas casas que é paca cima em contato com o telhado.. procede?

abraço
Rod-rod
Se reparar na foto q eu coloquei pra mostrar as fitas (a foto foi tirada pelo porta-malas) vai ver um retangulo preto no teto, eh justamente o q vc tah se referindo, uma manta asfaltica.
Mas so tem esse pedaço de manta no teto, tb nao sei pq puseram somente nesse lugar. rsrs

O isolante vc põe com o aluminio pra cima neh! Ele eh a primeira barreira pra energia q tenta entrar.
Ah! Tb eh mto mais facil de colar o aluminio na fita do q o a espuma.

PS: em q tipo de lugar vc comprou a lampada de LED? Tb to querendo por no meu, mas nao tenho nem ideia de onde procurar.
LuizFabri
Bro,

Essa manta que tem aih em cima deve ser a mesma coisa medonha que tem na lateral traseira! ou seja, não serve para nada!
Por isso queria saber se alem do isolante dá pra por mais um feltro ou algo assim...

Eu to ligado que deve ficar para cima, mas é que pelas fotos ficou parecendo que o aluminio ficou para baixo

a lampada que uso é bem parecida com essa, se eu não me engano ou meu velho comprou no mercadolivre ou em uma loja especializada em lampadas daqui de curita!

http://www.generallux.com.br/Led%2003W%20MR16%2012V.jpg

Porta aberta.

Porta fechada

Imagem Lampada acesa

Exemplo de como fica

Sequiser dar uma olhada,
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-138...h-power-38w-_JM , não é igual a minha, mas deve ser bem parecida

Ah.. a normal tem 10w e não ilumina nada a minha tem 3w....

abraço!

Rod-rod
Oh cara, acho q não vai precisa de por feltro não, soh o isolante mesmo ja tah de bom tamanho.
Se vc quiser existe desses isolantes mais espessos, de 4 ou 6 mm, o q eu coloquei foi o de 2 mm.

Esses dias peguei chuva e achei muito legal, não tem mais akela barulheira da chuva no teto.

Em relação a manta... dexa ela quietinha la q não vai atrapalhar em nada, ela eh fininha (pouco mais de 1mm de espessura) e tb acho q vc nao vai conseguir arranca ela sem muito trampo, ela eh bem rigida e tah bem colada.

Qq coisa eh soh pergunta! thumbsup.gif
Pedrogbottas
caraca velho, nao teria coragem de fazer isso nunca, mais sera que resolve mesmo ? ;S

ta de parabens
Rod-rod
QUOTE(Pedrogbottas @ Mar 26 2010, 10:38 PM) *
caraca velho, nao teria coragem de fazer isso nunca, mais sera que resolve mesmo ? ;S

ta de parabens

Podes crer q resolve mesmo
Assim como eu ja disse: qdo meu carro ficava 4h no sol infernal ficava extremamente quente e não esfriava em menos de 2h na sombra, mas agora continua ficando quente, porem esfria em 5 minutos.

Tambem percebi uma deferença na chuva, não tem mais tanto barulho no teto, nem parece q tah num carro popular.
thumbsup.gif
jairomedeirosjr
poxa queria fazer no meu mais da uma trabalheira da peste....é lasca
LuizFabri
Rod, achei uma manda com 9mm de espessura.. será que rola ela ou é muito grossa?
Rod-rod
QUOTE(LuizFabri @ Mar 31 2010, 10:36 AM) *
Rod, achei uma manda com 9mm de espessura.. será que rola ela ou é muito grossa?

Vc quis dizer "manta"?
Caramba 9mm eh extremamente exagerado! Além da manta ser muito pesada (no total vai dar uns 10kg) blink.gif
Não aconselho não, vai fica pesado pra ...... nono.gif
Se for colocar manta põe de no maximo 2mm, e tenha certeza q o adesivo dela não vai ceder, pq se ela desgrudar e ficar caida em cima do forro acho q vai entortá-lo.

Esse isolante termico q usei (de espuma com folha de aluminio) não tinha nem 200g. Levíssimooo!
Se bobiar acho q rola ateh o de 6mm, pq eh bem leve.
thumbsup.gif

Já ouvi dizer q o feltro betumado tb dá certo, mas deve dar mto mais trampo pra colocar pq ele não tem adesivo. dry.gif
LuizFabri
comprei o betumado... mas vou ter que colar com cola amazonas...
vou fazer o mesmo no carpete do porta malas... mas sem ser o betumado.
jairomedeirosjr
QUOTE(LuizFabri @ Apr 1 2010, 10:00 AM) *

quanto tu gastou??? to querendo colocar no capo tambem, pra diminuir o baralho um pouco e melhorar do calor....
LuizFabri
QUOTE(jairomedeirosjr @ Apr 1 2010, 10:07 AM) *
QUOTE(LuizFabri @ Apr 1 2010, 10:00 AM) *

quanto tu gastou??? to querendo colocar no capo tambem, pra diminuir o baralho um pouco e melhorar do calor....

Guri, no metro do feltro, 1,40x1m gastei 7,50 o metro, no betumado, 1x1 saiu 14 o metro!, mas 12,5 na cola DunDun e 18 na Amazonas
LuizFabri
Pessoal,

Coloquei a manta no teto, como o feltro ficaria extremamente grosso e pesado, dei uma passada na cassol aqui de curita, a comprei a tal manta aluminizada.

Bom, não tenho mais fotos pois fiz fazem quase 2 semanas.
O que eu fiz, comprei 3 metros da de 5mm com aluminio dos 2 lados e coloquei no teto, e 2 metros da de 2mm com aluminio de um lado só, no qual coloquei em todas as colunas, já que tinha desmontado elas.
O serviço até que ficou muito bom, mas levei um dia inteiro quase.

Percebi que o calor que antes ficava diminuiu um pouco, e ele esfria bem mais rapido, sem falar no ruido interno que tambem diminuiu.. não sei porque!
Vou ainda por nas portas, e no chão junto com o feltro betumado...
Mas antes verei se troco o tomate por um prisma!

abraços
Rod-rod
Parabens pela iniciativa LuizFabri

Agora tenho mais uma confirmação do q percebi com o isolamento térmico
E vc ainda fez bem mais q eu, deve ter ficado otimo mesmo.

thumbsup.gif
LuizFabri
Rod, falta a terceira e quarta etapa do que eu quero fazer com relação a termo-ruído, colocar dentro das portas e no chão(parede corta fogo), mas não faço a minima ideia de como soltar os bancos sem quebrar a chave torx, ela chega a entortar.

E tambem não sei se depois que eu colocar o feltro no chão a "dureza" dele será comparada ao piso do carro ou a um colchão...

Basicamente o que eu fiz com a manta aluminizada:
Cortei em 3 tiras que cobriram todo o teto principal, até a primeira curvinha que tem a solda.
Colei da frente até o final essas 3 tiras, cobrindo todo o teto, inclusive aqueles prototipos de barras de proteção.
Depois de tudo colado, fiz mais 4 tiras de uns 10~20cm de largura, e com o forro já posto coloquei nas laterais, na frente e atras, na parte quase de dentro já

Nas setas, dá pra ver que as partes onde já entram os pinos dos plasticos.

Deu muito trabalho furar e prender os plasticos, pois foram quase 10mm nas laterais a mais, mas depois de preso ficou filé!
Aproveitei e reorganizei alguns cabos que passavam por cima, ali proximo do conector da antena, e tambem na frente, passei tudo por dentro da carroceria... mais higienico...
Só que eu queimei aquela minha dicroica e meu plafonier está bem danificado, ou seja, vou ter que comprar novos, e também mais 2 alças de teto para por atras, quero só ver como farei isso sem despencar o teto todo... até porque está tudo muito bem encaixado.

Tive dificuldade em prender depois os para-sois, a alça do carona, e tambem as colunas traseiras (devido a espessura da manta), coloquei tambem nas colunas ABC, tirei elas, os cintos e coloquei em tudo a de 2mm, ficou muito bom, agora quero por na parte de baixo...
Ficará para um futuro uns 2 meses distantes... to sem dupla face, tenho que tirar o revestimento acustico, e minha namorada quer minha atenção tambem....

Na parte de baixo pedirei para ela tirar fotos...!

Abraçao!
Rod-rod
Caraca véio, tu tah bem empenhado em forrar o carro todo hein!!!
Adimiro seu empenho!
thumbsup.gif
LuizFabri
QUOTE(Rod-rod @ May 29 2010, 10:32 AM) *
Adimiro seu empenho!
thumbsup.gif

quando for por o chao, vou desmontar a lateral e pedir pra minha namorada tirar fotos, aih posto aqui.... vou forrar pois escuto demais, e isso me irrita por causa dos ruidos de fora!!!
Rod-rod
QUOTE(LuizFabri @ May 29 2010, 11:32 AM) *
QUOTE(Rod-rod @ May 29 2010, 10:32 AM) *
Adimiro seu empenho!
thumbsup.gif

quando for por o chao, vou desmontar a lateral e pedir pra minha namorada tirar fotos, aih posto aqui.... vou forrar pois escuto demais, e isso me irrita por causa dos ruidos de fora!!!

KKKKKKKKK
Tambem sou de escutar demais, e ainda mais q não tenho som no carro. Imagina como eu escuto tudo!
Ainda bem que não me incomodo.
Mas vc percebeu como diminui bastante o barulho da chuva no teto? sem isolamento parecia q o teto tava despedaçando, de tanto barulho!

Parabens pelo trabalho e dedicação!
Vou esperar pelas fotos!
thumbsup.gif
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.