Ajuda - Busca - Membros - Calendário
Versão Completa: Rotação alta x volante do motor
Celta Clube - O Clube Oficial do Chevrolet Celta > Técnica*****Aniversário CeltaClube,08 anos com voce!***** > Mecânica e Preparação.
P&P
bom, é o seguinte....não sou mecanico, nem bom conhecedor das peças de um carro, entaum lá vai minha dúvida:

quando transformamos um celta em ASPRO, normalmente fazemos um remap, e elevamos o corte de rotação do motor p/ até uns 7200........ no meu caso, e acho que no de todos, quando ando bastante tempo com a rotação elevada, perto do corte, meu carro fica com um cheirinho de queimado....a questão é:

- se o motor está com um volante mais leve, é necessário menos pressão no motor para mover aquela parte(todo o conjunto que faz andar - pistão, volante, etc....) entaum o carro poderia elevar a rotação sem almentar a pressão e o esforço do motor....

- o esforço e a pressão do motor original com volante original em uma rotação proximo do corte é a mesma de um motor de volante aliviado uns 3 kg com uma rotação de 7000 rpm???

wacko.gif ....
dane_stanga
AO MEU VER, quero deixa claro isso.....

no aspirado vc tm um limite de aliviamento de peso, mas sempre vai ocorre de vc perde motor
em alta rotações, pq o vira perde a inercia, então em alta falta um pouco, fato que comprovamos nos autinho aspirado da oficina,
todos empurram ateh a terceira, mas dai começa alonga apartir da 4, um com volante original manda mais em alta rotações....

nenhum carro da oficina preparado tem volante aliviado,

abraços....
Parro
QUOTE(dane_stanga @ Jul 28 2010, 10:02 AM) *

no aspirado vc tm um limite de aliviamento de peso, mas sempre vai ocorre de vc perde motor
em alta rotações, pq o vira perde a inercia, então em alta falta um pouco, fato que comprovamos nos autinho aspirado da oficina,
todos empurram ateh a terceira, mas dai começa alonga apartir da 4, um com volante original manda mais em alta rotações....

abraços....

Se aliviar demais um volante acontece isso sim cara .

Mas se aliviar em medidas certas não acontece nada , pelo contrário, o carro chega em velocidade final mais rápido de que um original .
P&P
QUOTE(Parro @ Jul 28 2010, 10:20 AM) *

abraços....

Mas se aliviar em medidas certas não acontece nada , pelo contrário, o carro chega em velocidade final mais rápido de que um original .

então , ele vai chegar mais rápido à velocidade final exercendo o mesmo esforço que antes chegaraia bem menos, certo? então podemos elevar a rotação pois o limite que o carro suportaria seria maior...correto?

abraços....

axo que faltou você regular a polia, não? talvez seja por isso que ele não tem torque em alta...
PeP
quanto custa em média para aliviar?
brunobranco
http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=75150

+ mão de obra (+- igual a da troca da embreagem, pode aproveitar a mesma se quiser)
dane_stanga
QUOTE(P&P @ Jul 28 2010, 01:24 PM) *
QUOTE(Parro @ Jul 28 2010, 10:20 AM) *

abraços....

então , ele vai chegar mais rápido à velocidade final exercendo o mesmo esforço que antes chegaraia bem menos, certo? então podemos elevar a rotação pois o limite que o carro suportaria seria maior...correto?

abraços....

axo que faltou você regular a polia, não? talvez seja por isso que ele não tem torque em alta...

pois eh, deve ser mesmo...

acho q se regula os autinho 1.6 da oficina, devem passa dos 150 cv neh??????
q é mto provavel q eles tenham...
nem no meu carro qndo era mil aliviamos volante e eu dava benga em carros q outros mil nem se
arriscariam.........

abraços.....
Deco Boss
eu acho q o meu 1.0 foi pro saco pq exagerei andando sempre em giro alto e indo ateh o corte sempre(7200rpm), se torna quase um vício... pois eh muito legal.
P&P
QUOTE(PeP @ Jul 28 2010, 01:43 PM) *

entra no forum do MAX aqui do CC que ele faz isso.....ele cobra uns 200,00 e você guarda o seu volante usado.... a instalação fica em torno de uns 150,00... feito em locais que mexem em embreagem.....blz?segue abaixo o link do volante....

http://www.celtaclube.com.br/forum/index.p...75150&st=80
Parro
Então podemos elevar a rotação pois o limite que o carro suportaria seria maior...correto?

7.100 RPM dá pra rodar sussegado .
brunobranco
QUOTE(brunobranco @ Jul 28 2010, 02:21 PM) *
http://www.celtaclube.com.br/forum/index.php?showtopic=75150

+ mão de obra (+- igual a da troca da embreagem, pode aproveitar a mesma se quiser)

QUOTE(P&P @ Jul 28 2010, 10:39 PM) *
QUOTE(PeP @ Jul 28 2010, 01:43 PM) *

entra no forum do MAX aqui do CC que ele faz isso.....ele cobra uns 200,00 e você guarda o seu volante usado.... a instalação fica em torno de uns 150,00... feito em locais que mexem em embreagem.....blz?segue abaixo o link do volante....

http://www.celtaclube.com.br/forum/index.p...75150&st=80

thumbsup.gif
MaxCWB
Já comentei isso várias vezes que precisa ter bom senso no que se refere a volante aliviado.

Seria ótimo se nos celtas 1.0 tivesse o volante do AP 2.0, que é menor e mais leve, além de usar uma embreagem muito maior. Também leva-se em conta que o curso do celta é curtíssimo, o pistão é pesado e ainda temos contra-pesos no vira, tudo isso para - repito: um curso curto.

Ou seja, o pessoal ainda tá muito preso aos volantes de AP e Opala, o volante do AP eu mesmo digo: praticamente nem precisa aliviar, se der pra tirar 1kg tá no lucro e ainda assim a diferença nem vai ser tão grande. Levando em conta que tem muito volante de AP bem antigo tudo cheio de trinca, não é de se duvidar que saiam voando quando são muito aliviados. Tudo isso fica muito mais agravado com a porrada que a embreagem cerâmica dá... O mesmo vale para os Opalão 6 caneco antigo. Cursos longos, motores que vibram horrores, normalmente com tolerancias grandes, volantes já bem pequenos... etc etc etc.

Agora no celta a coisa muda. O celta tem o maior volante de todos os 1.0 fabricados. Por outro lado, tem o menor curso dos 1.0 já fabricados. Só pra se ter idéia, o focus com o 2.0 16V de ~150CV tem volante praticamente igual ao do celta. Talvez o volante do celta seja bom lá na meriva pesadona, com motor 1.4 de 105CV, mas no celtinha é um horror, desconfortável, mórbido e denecessário as custas da economia de escala.

Semana passada rodei num VHC-E original, na estrada, pé em baixo... não passou de 160, mesmo com os 77CV no álcool ele remou remou remou e estancava em 160. Fiz o mesmo percurso com o meu velho celta vhc original a gasolina de 70CVs, eu coloquei quase 170, no mesmo dia, na mesma estrada, no mesmo percurso, nas mesmas condições e se tivesse mais estabilidade talvez tivesse arriscado continuar pisando um pouco mais, porque o giro ia subindo lentamente. O volante original tem ~7,3kg, o meu tá com 4kg.

Não vou afirmar categoricamente que o volante foi a causa disso, mas sem sombra de dúvidas "mau ele não fez". Também não vou dizer que com um volante de 1kg seria melhor, a partir de um limite talvez comece haver mais prejuízo do que ganho. Também não vou dizer que isso é uma verdade absoluta, pode fazer um de 4kg lá no opalão 6 cilindros que não tem erro - no no, cada caso é um caso.

E no caso do celta, julguei nos últimos anos e nos trocentos mil km rodados que há mais benefício do que prejuízo, fato que inclusive me incentivou a aliviar ainda mais o volante.

Sobre a pergunta do tópico, o RL do celta permite o motor girar até 11.000RPM. Óbvio que somente alguns poucos malucos no mundo giraram um família 1 até 10.000rpm. São vários os motivos que impedem o motor do celta girar alto, dentre eles a bomba de óleo e o cabeçote são os principais. Por isso e por outros motivos, cortar em 7100~7200 já está de bom tamanho pela diversão proporcionada aos que gostam de girar alto.

Todo motor vibra. Motores que giram alto precisam ter massas rigorosamente equilibradas e peças muito bem balanceadas. A vibração faz perder energia e então em alta rotação o motor perde força. O volante serve também para amenizar essa vibração, em especial quando o motor é mal feito, desequilibrado e desbalanceado. Obviamente, se você tira muito "contra-peso" ou muita massa girante, vai vibrar mais e com isso... vai render menos em alta também, por elevar as vibrações.

Logo, um alívio muito forte no volante e no virabrequim, podem ser prejudiciais para um motor original que gira alto. A questão é que existem motores que vibram mais e outros que vibram menos. O motor AP 2.0 é um motor que vibra bastante pelo seu alto RL e pode até ser desequilibrado dependendo dos fatores e época de montagem. Já o motor do celta atual tem baixo RL, vibra menos, as tolerancias variam pouco com o tempo de uso. Um bom honda que original gira a 9000rpm, certamente é muito mais equilibrado e balanceado que os exemplos anteriores.

Ou seja, cada motor vai ter o seu limite pra tirar massa girante (seja do volante ou do virabrequim) até que seja afetada a alta rotação pelo excesso de vibração. O meu motor com mais de 120mil km e volante de 4kg já deveria ter severas perdas por vibração em alta rotação (especialmente quando eu giro acima de 7000rpm), porém, a final foi mais alta que o celta VHC-E novo, com pouco mais de 15mil km e volante de 7,3kg.

Então qual é o limite de alívio do volante do motor do celta? Minha sugestão => com algo em torno de 5kg já está ótimo e dentro de uma boa segurança em diversos aspectos. Deixa o carro mais ágil, não compromete a final e não interfere prejudicialmente na durabilidade do motor ou no consumo, também deixa o carro confortável para distintas senhoras (esposa, namorada, mãe, irmã, sogra, avó, tia, vizinha...) dirigirem sem problemas.

Isso é o caso do celta. Já num AP 2.0 a conversa é outra. Por isso a generalização de que "o volante aliviado perde final" mais atrapalha do que ajuda qualquer um que esteja buscando informações sobre o assunto. Cada caso é um caso, os motores e os carros não são todos iguais.

O que eu acho interessante - voltando ao honda - é que lá fora vendem volantes de 2,7kg pra esses motores. Para aqueles que gostam de ver o RPM na F1, imagina o honda a 10mil rpm com um volantinho desses? kkkk, pena que os GM não chegam a tanto =(.

Em síntese, quanto mais leve o volante, mais vibração produz em alta rotação, então vai ficando mais ruim. O lance é que o volante do celta é excessivamente pesado e mesmo reduzindo sua massa praticamente pela metade, ele continua rendendo bem na casa de 7000rpm. Existem hoje 2 volantes superleves (na casa de 3kg) que irão rodar agora no final de semana, ambos girando acima de 7000rpm. Eu acredito que ainda assim eles não terão prejuízo acima de 7000rpm ou na velocidade final. Se houver, os donos serão os primeiros a postarem aqui e saberemos se tem margem pra reduzir ainda mais para a casa de 2kg - ou não.

Abs pra turma!

brunobranco
nossa, sem palavras depois dessa aula! Obrigado!

mas, ow, qdo eu pedir o meu vc não vai segurar em 5 kg, neh!? 4,250, 4,5 tá bom, vai!

ahuauhauhuhau abraço...
Esta é uma versão simplificada de nosso conteúdo principal. Para ver a versão completa com maiores informações, formatação e imagens, por favor clique aqui.
Invision Power Board © 2001-2010 Invision Power Services, Inc.